fbpx

Bárbara Guimarães fala sobre a doença: “Nunca mais estarei a 100 por cento”

Duarte Costa
2 min leitura
Instagram

Bárbara Guimarães foi diagnosticada com cancro de mama em 2018.

Mais de três anos após ter sido diagnosticada com cancro de mama, Bárbara Guimarães está recuperada da doença. Ainda assim, há algumas mazelas que ficam para sempre.

O depois é o melhor de tudo, já estamos prontos a seguir em frente, com a consciência de que a quimioterapia e a radioterapia têm efeitos secundários e nunca mais estarei a 100 por cento“, contou a apresentadora de televisão numa entrevista recente que deu à revista Caras.

O nosso sistema imunitário fica fraco, não se volta a ser o mesmo depois do cancro e dos tratamentos. E assim acabamos por reforçar a imunidade com as coisas que são verdadeiramente importantes“, acrescentou.

“Às vezes, nem o tempo ajuda, cura ou apaga”

Só quem passa por isto pode avaliar o sofrimento, físico e psicológico. Às vezes nem o tempo ajuda, cura ou apaga. Mas, mais do que rapar o cabelo, perder as pestanas e sobrancelhas e sentir as articulações debilitadas, combater o cansaço torna-se um lema de vida“, disse Bárbara Guimarães ao mesmo órgão de comunicação.

O apoio dos que lhe são mais próximos foi fundamental: “Aprendi que temos de cuidar da doença e também proteger os que cuidaram de nós durante o longo processo de tratamentos. Tive um grande apoio da minha família, do Carlos [o namorado] e dos meus amigos, que sofreram e andaram sempre com o coração nas mãos“.

Leia também: Bárbara Guimarães feliz com regresso de especialidade romana: “Não dá para acreditar…”

Relacionado: