fbpx

«Avenida Brasil» é sucesso no Brasil e em Portugal

A Televisão
3 min leitura

Avenida Brasil Logo «Avenida Brasil» É Sucesso No Brasil E Em PortugalFoi na sexta-feira da semana passada, dia 19 de outubro, que «Avenida Brasil» chegou ao fim na TV Globo. Por cá, a novela está há pouco mais de um mês no ar, na SIC (onde estreou a 24 de setembro), e na quarta-feira bateu um novo recorde de share, com 38,2%.

No dia em que «Avenida Brasil» tem o maior share de uma novela em exibição em Portugal, no Brasil ainda se comemoram os efeitos da produção assinada por João Emanuel Carneiro: ela está prestes a entrar para a história do género como a primeira a centrar a sua trama na chamada nova classe média brasileira (classe C). «Avenida Brasil» trouxe para o ecrã os rostos, as personalidades e o modo de vida dos milhões de brasileiros que saíram da pobreza. Na sua reta final, artistas atrasaram o início de seus espetáculos, compromissos foram marcados para depois da exibição do capítulo final e até os taxistas acompanham os episódios no próprio carro. A própria presidente Dilma Rousseff, tal como A Televisão noticiou, mudou a sua agenda, tendo alterado a data de um comício de apoio ao candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, para que não coincidisse com o último capítulo da telenovela.

«Avenida Brasil», segudo avança o portal Sapo Fama, é a telenovela mais comentada dos últimos anos, tanto que a população incorporou as expressões e trejeitos das personagens da história. Nos estádios, quando uma equipa joga mal, os adeptos costumam gritar o nome do Divino Futebol Clube, a equipa fictícia de terceira divisão da novela. Para criar a trama, João Emanuel Carneiro inspirou-se na chamada «classe C», que representa quase 55% dos 195 milhões de habitantes do país, a sexta economia do mundo. A nova classe C teve origem com as políticas sociais do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010), que tirou mais de 40 milhões de pessoas da pobreza.

A vingança de «Nina» contra a vilã «Carminha» constitui o fio condutor da trama, mas são os novos ricos, com os seus exageros e a sua espontaneidade, que são a base e a atração maior de «Avenida Brasil». A novela também reflete a vida do pequeno empresário, como «Monalisa», a batalhadora dona de uma rede de salões de beleza, e do trabalhador comum. O fenómeno «Avenida Brasil» também é comprovado pela feedback que tem nas redes sociais, onde cada capítulo domina os trend topics.

Siga-me:
Redactor.