fbpx
SIC Audiências TVI

Audiências em janeiro: TVI mais perto da liderança? SIC aumenta vantagem?

Logo Sic Tvi Audiências
Reprodução

O mês de janeiro terminou e a SIC e TVI fazem o balanço das audiências conquistadas no primeiro mês de 2021.

SIC e TVI fazem o balanço das audiências conquistados no mês de janeiro. O canal de Queluz de Baixo afirma que está mais perto da liderança, enquanto que a estação de Paço de Arcos diz que aumentou a distância para a rival.

Audiências TVI em janeiro

Aposta no entretenimento e na informação contribuem para o crescimento da audiência da TVI

De acordo com os dados da CAEM/GfK, a TVI alcança 16,8% de share no allday, o que representa um valor sólido pelo décimo mês consecutivo. Representa um crescimento de +50% em relação ao mês de janeiro de 2020.

No principal target comercial ABCD 15/54, a TVI regista um crescimento de quase 80% face ao período homólogo do ano passado.

Num período tão difícil para todos os portugueses, a TVI, através de uma oferta de informação reforçada, onde o esclarecimento é muito relevante, e com importantes e diversificadas apostas de entretenimento e ficção, consolidou um crescimento gradual, constante e sustentado nas suas audiências.

Os principais destaques são:

Entretenimento

Janeiro foi mês de estreias no período do day time. A TVI retomou a liderança da faixa da manhã entre as 10H e as 13H com o novo “Dois às 10”, que se impôs perante os programas concorrentes com 397 mil espetadores. À tarde, com “Goucha” a TVI recupera terreno com uma audiência média de 454 mil indivíduos e iguala a concorrência.

De salientar também os bons resultados dos programas emitidos nas tardes de sábado.

“Conta-me” registou um substancial crescimento para a estação nesse horário, com mais de 764 mil espetadores, todas as semanas. “VivaVida” foi líder ao longo do mês com 665 mil espetadores e “Em Família” tem obtido excelentes resultados sendo também líder de mercado com uma audiência média de 669 mil espetadores e criando uma nova dinâmica na antena da TVI.

Ao domingo “Somos Portugal” obteve bons resultados nas tardes de domingo, tendo liderado no seu horário perante os produtos concorrentes.

Big Brother – Duplo Impacto” cativou, em média, 1 milhão e 53 mil espetadores e conseguiu um share de 24%, reafirmando o lugar de programa favorito dos portugueses nos serões de domingo. Durante a semana o programa mantém a liderança no importante horário do late nightcom uma quota de mercado de 18,1%.

Ficção

No prime time “Bem Me Quer”, atingiu a melhor performance desde a estreia. Regista uma audiência média superior a 1 milhão e 80 mil espetadores, tendo liderado alguns dias do mês que agora terminou.

Informação

Os resultados alcançados pela Informação TVI revelam uma clara tendência de crescimento de perto dos 10%, para o qual muito contribuíram para o desfecho do mês de janeiro, tanto o J1 como o J8, dois espaços noticiosos que têm vindo a gerar uma nova dinâmica na informação.

Globalmente, em janeiro os principais destaques e resultados foram para as segundas-feiras com Miguel Sousa Tavares, o espaço de comentário “Global” ao domingo com Paulo Portas, os debates das Presidenciais 2021 e a entrevista ao Primeiro-Ministro António Costa.

Na noite eleitoral, muitos dos portugueses acompanharam a evolução dos resultados na TVI, numa emissão especial, inovadora e dinâmica, pautada pela análise e comentário político, com atualização dos resultados ao minuto. Foi uma grande operação de informação, com as equipas TVI no terreno, com rigor e qualidade na cobertura das Eleições Presidenciais.

Desporto

A TVI transmitiu em janeiro quatro jogos da Taça de Portugal Placard, com 1 milhão e 211 mil espetadores.

Janeiro foi um mês de mudanças, em que a TVI lançou os novos programas de day time e introduziu uma nova dinâmica na informação. Os portugueses reagiram às mudanças, o que significa que a TVI se está a reaproximar dos seus públicos naturais.

Audiências SIC em janeiro

SIC lidera em 2021 e é o canal que mais cresce em janeiro

– SIC completa dois anos consecutivos de liderança;

– A estação liderou as audiências em janeiro, com 19,0% de share contra os 16,8% da TVI e os 11,4% da RTP1;

– Face a dezembro 2020, a SIC é o canal que mais sobe no total dia e o único a subir em prime time. No total dia, a SIC sobe 0,7 p.p., a TVI desce 0,1 p.p. e a RTP1 desce 1,1 p.p.. Já no prime time a SIC sobe 2,0 p.p., a TVI desce 0,3 p.p. e a RTP1 desce 1,1 p.p.;

– A SIC conseguiu ainda aumentar a liderança para a TVI de 1,4 p.p. para 2,2 p.p.;

– Amor Amor é a novela mais vista;

– Primeiro Jornal e Jornal da Noite aumentam liderança;

– No mês em que assinalou 20 anos de existência e de liderança, a SIC Notícias continuou a ser a escolha dos portugueses.

A estação da IMPRESA terminou janeiro a liderar com 19,0% de share contra 16,8% de share da TVI e 11,4% da RTP1. E foi o único destes 3 canais generalistas a crescer nas audiências em janeiro, além de ter aumentado a distância face ao segundo lugar para 2,2 p.p.. Com este resultado, a SIC soma 24 meses consecutivos de liderança.

Além disso, a SIC dominou todos os programas na lista dos 10 mais vistos em janeiro. Taça da Liga, Debates das Presidenciais 2021, A Máscara, Isto é Gozar Com Quem Trabalha 3a Dose, Amor, Amor e Jornal da Noite estão em destaque.

Em janeiro, o Jornal da Noite foi mais uma vez o programa de informação mais visto, de segunda a domingo, terminando a liderar, no universo dos canais generalistas. Para a boa performance do Jornal da Noite contribuíram de forma muito positiva os bons resultados das rubricas existentes ao longo da semana, como a Opinião de Luís Marques Mendes, a Grande Reportagem ou o Polígrafo SIC, líderes no horário, no universo dos canais generalistas.

Nos debates Presidenciais, a preferência foi para a SIC e os portugueses também escolheram a Informação da SIC para conhecer os resultados da eleição Presidencial.
O Primeiro Jornal, além de terminar o mês de janeiro a liderar, no universo dos canais generalistas, de segunda a domingo, conseguiu aumentar as audiências para 25,7% de share.

Na ficção, destaque para Amor, Amor, a novela mais vista em Portugal em 2021 e que substituiu com sucesso Nazaré. As novelas Terra Brava, Golpe de Sorte, Totalmente Demais e Viver a Vida também lideraram e Etá Mundo Bom tem conquistado audiências em janeiro.

No primeiro dia do ano a SIC estreou o novo programa do prime time de sábado e domingo – A Máscara – que terminou o mês a liderar, no universo dos canais generalistas.
No prime time de sábado, o programa Patrões Fora também terminou o mês de janeiro a liderar no universo dos canais generalistas e no prime time de domingo, o programa apresentado por Ricardo Araújo Pereira – Isto é Gozar Com Quem Trabalha 3a dose recolheu a preferência dos Portugueses.

Júlia imbatível

O período horário da manhã (entre as 08h e as 14h) a SIC mantém a liderança em janeiro. No período horário da tarde (entre as 14h e as 20h), a SIC manteve a liderança. De destacar a performance do programa de Júlia Pinheiro que manteve a liderança aos dias úteis.

 

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

ATV News