fbpx
SIC

‘Amor Amor’. Conheça a história e personagens da nova novela da SIC

Amor Amor Novela Sic

Está prestes a estrear a nova novela da SIC ‘Amor Amor’. A trama é escrita por Ana Casaca e conta com Joana Santos e Ricardo Pereira como protagonistas.

Maria João Bastos, Paulo Rocha, Rita Blanco e Luísa Cruz, são outros nomes presentes no elenco. ‘Amor Amor‘ está prevista estrear no início do próximo ano, na SIC.

Conheça a história de ‘Amor Amor’

Em terra de emigrantes é no verão que tudo ganha vida. A música popular é a cadência que invade as ruas e a banda sonora para muitas histórias de amor. Mas, tal como nas baladas, nem todas têm um final feliz…

Esta é a história de uma mulher que se apaixonou e foi traída. Viu o homem que amava fazer sucesso à custa de uma música que lhe roubou, enquanto ela foi obrigada a lutar para sobreviver, longe da terra que a viu nascer.

É também a história de uma rapariga que se faz mulher antes de tempo, para criar a filha, longe de saber que, afinal, não era a sua filha que estava a criar…

Durante todo o Verão, festas e romarias dominam Portugal de norte a sul. LINDA e ROMEU cantam em bandas rivais, mas desde pequenos que são os melhores amigos.

No dia em que ele faz 18 anos, LINDA declara-lhe o seu amor e mostra-lhe uma canção que escreveu, inspirada neles. Os dois envolvem-se, mas ROMEU parte em digressão com a banda do pai, durante a qual se deixa seduzir pela sensual VANESSA, uma das cantoras da banda. Quando ROMEU deixa de dar notícias, LINDA procura-o e essa noite é fatal para os dois amigos.

Para salvar ROMEU da ira do pai, LINDA é responsável pela suposta morte do pai do amigo junto ao rio, onde o corpo desaparece. LINDA e ROMEU fazem um pacto de silêncio e combinam fugir no dia seguinte.

Mas VANESSA, que está grávida do pai de ROMEU com quem também andava metida e devidamente instruída pela sua maquiavélica irmã, ÂNGELA, denuncia LINDA à polícia. Julgando ter sido traída por ROMEU, LINDA foge para o Luxemburgo, onde é acolhida pelos pais de BRUNO, que, apesar de longe, sempre teve o seu coração perto de LINDA.

Destroçado com a partida desta e tendo que seguir com a vida em frente, ROMEU aceita a proposta que ÂNGELA lhe faz de o transformar num grande cantor, se ele casar com VANESSA e assumir o bebé, que ROMEU julga ser seu.

Meses depois e já como Romeu Santiago, ele dá um concerto no Luxemburgo, ao qual LINDA assiste e onde vê ROMEU pedir VANESSA em casamento em pleno espetáculo.

Para maior choque, LINDA vê ROMEU dedicar à futura mulher a música que escreveu para ele como se ele a tivesse escrito para VANESSA. Nesse momento, LINDA, que até então escondeu de toda a gente que estava grávida de ROMEU, entra em trabalho de parto. BRUNO é a única pessoa que sabe de tudo e o seu amor por ela fá-lo ser seu cúmplice em tudo.

VANESSA também entra em trabalho de parto nessa noite e as duas dão à luz duas meninas no mesmo hospital. Uma terrível tempestade que se abate sobre a cidade do Luxemburgo faz com que o sistema elétrico do hospital falhe e, no meio da confusão, as enfermeiras trocam as identificações das meninas. E assim, sem saber de nada, LINDA cria a filha da mulher que lhe roubou o grande amor da sua vida.

Vinte anos depois, os caminhos de LINDA e ROMEU voltam a cruzar-se. Ele agora é o rei da música popular portuguesa. Juntamente com ÂNGELA, sua cunhada, ROMEU comanda os destinos da editora Lua-de-Mel, que tem lançado vários cantores no mercado português.

Desses cantores, fazem parte a dupla SANDY e LEANDRO. Ela é a filha que ROMEU e VANESSA criaram. Como queria ser cantora e não tinha grande voz, ROMEU contratou o talentoso LEANDRO para fazer dupla com ela.

E é LEANDRO quem, num dos jardins do Luxemburgo, descobre MELANIE, um diamante musical em bruto. Quando a ouve, ROMEU fica encantado e convida-a para fazer uma audição na sua editora em Portugal.

Acontece que MELANIE é a filha criada por LINDA e BRUNO. LINDA proíbe a filha de vir à audição, mas MELANIE foge e LINDA acaba por vir atrás da filha. E em Portugal, LINDA reencontra ROMEU na inauguração da Feira dos Bigodes, um espaço que ele reabilitou. Ao ouvi-lo cantar a canção que ela escreveu, LINDA desmascara-o publicamente. E este apenas é o começo duma guerra movida a amor e música…

LINDA e a família regressarão a Portugal e abrirão um bar de Karaoke, que disputará clientes com a Hamburgueria de Romeu.

Tendo como ambiente uma cidade nortenha, “dominada” pela influência do rei da música popular portuguesa, a trama atravessa vários núcleos, onde se juntam pessoas que amam e odeiam o estilo de música de Romeu Santiago.

REBECA SOFIA, mulher de VÍTOR, comandante da corporação de Bombeiros e presidente da Junta de Freguesia, é fã incondicional das músicas do “rei”, trabalha na recém inaugurada hamburgueria Burguer Maroto, uma catedral de homenagem a Romeu, no recinto da feira e o seu grande desejo é transformar o filho, o pequeno MÁRCIO, num cantor de sucesso, que siga as pisadas do seu ídolo ROMEU.

Acontece que o pequeno MÁRCIO quer ser bailarino clássico, mas tem pavor de o confessar a uma mãe que o quer cantor popular.

Mas há quem não suporte o estilo musical do “rei”. É o caso de ADELAIDE, viúva de três maridos e defensora de um outro tipo de cultura, que se encontra falida e que tenta manter viva a Associação Cultural, que funciona na sede dos bombeiros e onde ela tenta manter viva a chama do marido.

ADELAIDE vive com a sobrinha JÉSSICA ISABEL, uma bombeira disposta a provar que é tão ou mais válida do que qualquer colega, num ambiente predominantemente dominado por homens, como é uma corporação deste género.

Aliás, um desses homens tem grande domínio sobre o mulherio da cidade: RÚBEN, não deve muito à inteligência, mas é dono de um corpo escultural, que deixa as mulheres a suspirar quando o veem, mas RÚBEN só tem olhos para a professora EMÍLIA, com quem está de casamento marcado, sem se aperceber que o amor deles já conheceu melhores dias e que o fosso intelectual entre os dois se adensa.

No que toca a cultura popular, nos bombeiros, TÓ QUIM é o rei da piada machista e SERAFIM o suposto garanhão, que se gaba de ter todas as mulheres que quer, quando, afinal, nenhuma lhe toca.

No decurso da trama, SERAFIM ficará encantado com CÁTIA, a solteirona irmã de LINDA, profundamente dominada pela mãe das duas, a fiteira LURDES, que inventa o que for preciso para manter a filha mais nova perto de si. Para conquistar CÁTIA, SERAFIM contará com a ajuda de ADELAIDE, que quer transformar “o sapo em príncipe”.

LUÍS é filho do primeiro casamento de ADELAIDE e é casado com RUTE, a melhor amiga de infância de LINDA, que esta reencontra quando a família se muda de vez para Portugal. LUÍS é um camionista que passa a vida na estrada. RUTE vive conformada com isso e é ela quem cuida dos filhos, ROGÉRIO e DORA. O que RUTE não desconfia é que LUÍS tem uma segunda família em Espanha e o seu mundo desmoronará quando descobrir a verdade.

O grande desejo de RUTE é ver os filhos orientados. ROGÉRIO acabou de tirar um curso de barbeiro e vai trabalhar na barbearia de AMADEU, um velho casmurro que resiste à mudança que ROGÉRIO quer trazer para o espaço.

Já DORA parece um caso perdido. Vive agarrada às redes sociais e quer ser uma digital influencer. Quando conhece LUCAS, o filho de LINDA, encontra o comparsa perfeito para fazer bullying a SANDY, criando uma página na Internet de ataques à filha cantora de Romeu Santiago.

Na editora de ROMEU, trabalham RITA e GABRIEL, que criam as canções de sucesso, mas não veem o seu talento reconhecido. Os dois acabam por ter de sair da casa onde vivem e hospedam-se num quarto em casa de ADELAIDE, fazendo-se passar por irmãos e escondendo-lhe que trabalham para Romeu Santiago, que ADELAIDE considera ser um grande detrator da cultura portuguesa.

Pela editora Lua-de-Mel, circula a diva PALOMA, cuja carreira já conheceu dias melhores. PALOMA tem vindo a perder a voz por causa do esforço que ÂNGELA, a sua melhor amiga, lhe exige. E um dia, o pior acontece. PALOMA perde a voz de vez, além de descobrir que a sua amiga ÂNGELA é amante do seu marido, CAJÓ, velho amigo de ROMEU, dos tempos da banda do pai deste. Cega de raiva, PALOMA alia-se a LINDA para destruir ROMEU, ÂNGELA e a editora e lançar a carreira daquela.

Quando o velho Anselmo reaparece para infernizar a vida dos que fizeram sucesso às custas dele, Linda e Romeu terão de unir-se contra um mal comum.

LINDA e ROMEU têm uma relação que caminha entre o amor e o ódio. E nesta “batalha musical”, onde tem grande destaque o espaço cheio de brilho, luz e cor que é a Feira dos Bigodes, LINDA e ROMEU vão perceber que,  podem ter estado separados por um equivoco, mas que o amor, na maior parte das vezes, é como a música, canta mais alto.

Conheça as personagens de ‘Amor Amor’

NOME: Adelaide Eça de Lima

IDADE: 70

Nasci e cresci na cidade onde vivo, mas o meu primeiro marido, pai do meu filho, era do Porto, por isso vivi lá durante uns anos. Tenho um filho, o meu Luís, uma nora, a Rute e dois netos, o Rogério e a Dora. E vivo com a minha sobrinha Jéssica. Sou eu que dinamizo a associação recreativa e familiar os Eças, que fica nas instalações dos Bombeiros. Estou reformada.

NOME: Amadeu Paiva

IDADE: 70 

Nasci e cresci na minha cidade, na barbearia do meu pai, Amadeu sénior. Fiquei com a barbearia do meu pai, a Amadeus, e hei de trabalhar até morrer. Mas já não consigo manter a barbearia sozinho, vou ter de aceitar a ajuda do Rogério com aquelas manias de barbeiro moderno.

NOME: Ângela Pinto

IDADE: 51 

Nasci e cresci no campo. Sou filha de agricultores, mas fiquei órfã muito cedo, por isso, passei por cima da minha infância com a rapidez dos que têm de trabalhar para sobreviver, até porque a minha irmã mais nova, a Vanessa, ficou comigo e tive de lutar sempre a dobrar, pela nossa sobrevivência. A minha família agora é a minha irmã, Vanessa, a minha sobrinha e afilhada, Sandra, e o meu cunhado, Romeu. Por eles sou capaz de tudo.

NOME: Anselmo Pereira

IDADE: 62

Não tive infância. Filho de pai alcoólico, lembro-me, desde sempre, de acordar ao som da gritaria do velho e de me deitar com medo que ele me fosse buscar à cama e descarregasse em mim. Ele obrigava-me a tocar acordeão nas aldeias vizinhas, com a minha mãe nas cantorias e depois até em Espanha tocávamos e era assim que fazíamos dinheiro. Pai e filho no acordeão, mãe a cantar. A minha família é o meu filho Romeu.

NOME: Bruno Ribeiro

IDADE: 41

Nasci em Portugal, mas, aos 10 anos, emigrei com os meus pais para o Luxemburgo. De infância tive muito pouco, pois desde pequeno que ajudo no negócio dos meus pais. Um pequeno café, na comunidade emigrante, na cidade do Luxemburgo. Atualmente, vivo na Cidade do Luxemburgo com a família da Linda, a minha mulher, e os nossos filhos.

NOME: Carlos Jorge Antunes, Cajó

IDADE: 50 anos

Nasci na terra onde sempre vivi, mas habituei-me de novo a andar na estrada. Em pequenos concertos, trocando de bandas, mas sempre com a melhor amiga ao ombro: A minha guitarra. Os meus pais já entregaram a alma ao criador e, depois de muitos anos em vida de solteiro convicto, caí de amores pela Paloma e casei-me com ela. Nunca tivemos filhos. Continuo a acompanhar o Romeu, como guitarrista e, além disso faço um pouco de tudo na editora Lua-de-Mel

NOME: Cátia Sousa

IDADE: 34

Nasci e cresci até à adolescência na minha terra, ao som da música do meu pai. Eu e a minha irmã integrámos desde cedo a banda dele, por isso a minha infância e adolescência foi ao som das músicas que cantávamos nas Fruta Fresca.

Vivo com a minha irmã, os meus sobrinhos Lucas e Melanie, a minha mãe e o meu cunhado Bruno.

NOME: Dora Silva Fernandes

IDADE: 18

Nasci e cresci na terrinha onde vivo com a minha família. Tive uma infância e adolescência felizes.

Tirei o 12º ano e não quis continuar, pois sempre detestei estudar. As minhas ambições profissionais passam basicamente por fazer dinheiro. Não sou esquisita. Mas quero vencer como influencer.

Vivo com os meus pais e o Rogério, o meu irmão mais velho.

NOME: Emília Carneiro

IDADE: 27  

Nasci e cresci no Porto e tive uma infância feliz. Agora, vivo na terra onde fui colocada para dar aulas de EVT. Já lá estou há uns anos, onde conheci o Rúben, com quem vivo.

NOME: Gabriel Torres

IDADE: 28

Nasci e cresci em Lisboa, mas estudei no Porto. Tirei Marketing e Comunicação. Os meus pais vivem em lisboa, mas eu fiquei a viver no Porto, mas em breve vou ter de mudar-me para a cidade onde trabalho, pois não vou conseguir suportar o aumento da renda.

NOME: Jéssica Isabel Dinis

IDADE: 25

Nasci e cresci em Marco de Canavezes. Tive uma infância solitária e sem muitos amigos. Isolava-me, pois era gozada e perseguida na escola. Sim, era a típica miúda desajeitada e com as roupas fora de moda. Deixei os meus pais em Marco de Canavezes e vim para casa da minha tia Adelaide.

NOME: Leandro Vieira

IDADE: 24

Nasci e cresci em Castelo Branco. Os meus pais trabalhavam numa fábrica e queriam que eu tivesse um futuro diferente, que tirasse um curso superior, mas nem pensar. Sempre quis ser cantor, ficar famoso e ter dinheiro. Assim que fiz 18 anos, saí de casa para viver da música e já cantei em todo o lado, desde casamentos, a aniversários, arraiais.

NOME: Linda Sousa Ribeiro

IDADE: 39 

Nasci e cresci naquela cidade em Portugal, e conheço cada rua de cor. Quando me sinto pior, fecho os olhos e ainda consigo viajar até lá. Aos concertos de verão, à banda do meu pai, às conversas com a minha amiga Rute e ao momento em que percebi que gostava dele. Sim, falo do Romeu: O meu melhor amigo, até se transformar no rapaz de quem gostava…

A minha família é o meu marido, Bruno, os meus filhos, Melanie e Lucas, a minha mãe e a minha irmã.

NOME: Lucas Sousa Ribeiro

IDADE: 18

Nasci e cresci no Luxemburgo e tive uma infância e adolescência felizes. Tenho uma boa relação com todos, mas sou muito chegado ao meu pai e à minha irmã. Vivo com os meus pais, a minha irmã Melanie, a minha avó e a minha tia Cátia.

NOME: Luís Fernandes

IDADE: 47

Nasci e cresci na cidade onde vive toda a minha família. Tive uma infância feliz e sou muito apegado à minha mãe, apesar de ela ter casado mais duas vezes depois da morte do meu pai. A minha família é a minha mãe, a minha mulher Rute e os meus filhos, o Rogério e a Dora.

NOME: Lurdes Ribeiro Sousa

IDADE: 67

 

Nasci e cresci na cidade onde vivi até emigrar. A minha mãe fazia trabalhos de costura para fora e eu ajudava-a noite dentro, sempre que era preciso.

Conheci o Quim, um jovem bem parecido da terra, que me pediu em casamento. Tivemos duas meninas, a Cátia e a Linda e eu fiz questão que estudassem, mas a vida trocou-nos as voltas. Eu perdi o meu marido e tivemos de deixar a nossa casa.

A minha família é a Cátia, a Linda, os meus netos, a Melanie e o Lucas, e o meu genro, Bruno. Mas confesso que o Lucas é o menino dos meus olhos.

NOME: Márcio Filipe Falcato Mendes

IDADE: 12

 

Nasci e cresci na cidade onde vivo e, infelizmente, sou filho único. Gostava muito de ter um irmão, para não me sentir tão pressionado. É tipo como se tivesse de dar sempre tudo e nunca fosse suficiente.

NOME: Melanie Sousa Ribeiro

IDADE: 20

Nasci e cresci na Cidade do Luxemburgo e tive uma infância feliz. Fui muito protegida pela minha família: Os meus pais, a tia Cátia, a avó Lurdes e o meu pai. Adoro o meu irmão Lucas.

A minha mãe nunca deixou que me faltasse nada, por isso chegou a ter três trabalhos para conseguir fazer face às despesas. A minha mãe quis que eu estudasse, por isso tirei um curso de contabilidade, mas detesto.

NOME: PALOMA (Maria Paula Antunes)

IDADE: 50 anos

 

Nasci em Lisboa, mas, desde muito nova, que sempre fiz o que bem entendi. Os meus pais queriam que eu estudasse, eu queria cantar e, como achei que era impossível conciliar as duas coisas, chateei-me com eles, saí de casa e dediquei-me à música. Hoje, só tenho o meu marido, o Cajó.

NOME: Rebeca Sofia Falcato Mendes

IDADE: 43

 

Nasci e cresci em Lagares e tive uma infância cheia de sonhos por realizar. Queria muito ser artista, mas os meus pais nunca me apoiaram. Cheguei a cantar num concurso para pequenos artistas, mas nunca vinguei, pois não havia dinheiro para nada lá em casa e comecei a trabalhar numa fábrica muito cedo. É por isso que me recuso a fazer o mesmo com o meu Márcio Filipe. Ele há de ser famoso, custe o que custar.

NOME: Rita Gomes

IDADE: 27

 

Nasci e cresci no Porto e tive uma infância, aparentemente idílica, mas só por fora, porque lá em casa era um martírio. Os meus pais discutiam diariamente, até decidirem divorciar-se e a minha mãe sempre me fez sentir gorda, com pequenas insinuações, ou melhor, alfinetadas. Cedo comecei a compensar tudo com comida.

NOME: Rogério Silva Fernandes

IDADE: 20

 

Nasci e cresci na cidade onde vivem os meus pais. Tive uma infância e adolescência felizes. O dinheiro nunca sobrou para os nossos caprichos, por isso, deixei os estudos no 12ºano e fiz um curso profissional, que me ensinou a ser barbeiro.

NOME: Romeu Pereira/ Romeu Santiago

IDADE: 39

 

Nasci e cresci na cidade onde vivo e tive uma infância muito dura. A minha mãe morreu quando eu era pequeno e fiquei entregue ao meu pai. Um homem abusivo, que bebia muito e descarregava todas as suas frustrações em mim. Obrigou-me a trabalhar na sua banda desde pequeno, pois ele percebeu que eu sabia cantar e que atraía público e pôs-me como vocalista dos Bigodes Marotos. Sou casado com a Vanessa e tenho uma filha: a Sandra. Abri uma editora, a Lua-de-Mel, que lança e agência cantores portugueses e tenho uma carreira de sucesso como cantor a solo.

NOME: Rúben Moreira

IDADE: 30

 

Nasci e cresci na cidade onde vido e tive uma infância muito feliz. Os meus pais sempre me habituaram à natureza, fazíamos passeios, férias, tudo ao ar livre, acho que foi por isso que, desde cedo, soube que queria proteger a natureza.

Tenho o 12º ano e sou bombeiro.

NOME: Rute Silva Fernandes

IDADE: 40

 

Nasci e cresci onde vido, mal conheço o mundo fora daqui da cidade. Comecei a trabalhar muito nova, mas sempre consegui tempo para as fugas noturnas com a minha melhor amiga, Linda.

A minha família é o meu marido, Luís, os meus filhos, Rogério e Dora, a minha sogra, Adelaide.

NOME: Sandra Pinto Pereira

IDADE: 20

Nasci no Luxemburgo, quando o meu pai estava dar um concerto, mas cresci na cidade onde a minha família vive. Mas queria viver no Porto, ou em Lisboa. Só que o meu pai insiste nesta treta de “não nos esquecermos das nossas raízes” e todos temos de alinhar nisto, como se esta terra fosse espetacular. Vivo com os meus pais e a minha tia e madrinha.

NOME: Serafim Amorim

IDADE: 38

 

Nasci e cresci cá na cidade, a minha infância foi normal e a minha adolescência meio avariada. Saía muito à noite, bebia, voltava para casa de mota e escapei à morte mais do que uma vez. Depois juntei-me aos bombeiros e atinei.

NOME: António Joaquim Rato (Tó Quim)

IDADE: 45

 

Nasci e cresci na minha cidade. Tive uma infância do caraças, fiz tudo a que tinha direito e mais alguma coisa. Não me posso queixar de nada. Tenho a minha avó num lar, já sem dar acordo de si e o meu primo Vítor. Sou bombeiro, mas na verdade as minhas ambições profissionais passam por não fazer nada.

NOME: Vanessa Pinto Pereira

IDADE: 39

 

Nasci e cresci numa aldeia, perto da cidade onde vivemos. Os meus pais morreram quando era praticamente uma criança e fui criada pela minha irmã mais velha, Ângela. Desde cedo que comecei a trabalhar na feira com a minha irmã. Vendíamos produtos da nossa horta e, mais tarde, roupas. Sempre fui muito bonita e sabia tirar partido disso, principalmente nas festas de verão, quando me oferecia para ajudar nos preparativos e para cantar, fazendo coro para muitas bandas. Foi assim que consegui entrar na Bigodes Marotos, pois percebi a forma como o Anselmo me olhava e tirei partido disso. Estava cansada de ajudar a minha irmã, queria uma vida diferente para mim. Vivo com o meu marido, Romeu, filha e irmã.

NOME: Vítor Mendes

IDADE: 45

 

Nasci e cresci onde moro, filho único e habituado a ser o centro das atenções. Sou casado com a Rebeca Sofia e pai do Márcio.

Sou um homem muito ocupado, pois acumulo as funções de comandante dos bombeiros e Presidente da Junta de freguesia.

NOME: Shakira Fernandes Hernández

IDADE: 12

 

Nasci e cresci na Galiza. Do que me lembro, tive uma infância feliz e continuo a ser feliz.

Estou no 1º ano da ESO (Educación Secundaria Obligatoria) e sou a melhor aluna não só da minha turma, mas de todo o meu ano. Quando crescer, gostava de ser várias coisas: cientista, programadora, bailarina… Ainda não decidi.

Elenco e personagens de Amor Amor

  • Joana Santos – Linda
  • Ricardo Pereira – Romeu Santiago
  • Maria João Bastos – Vanessa
  • Rita Blanco – Paloma
  • Paulo Rocha – Bruno
  • Pedro Carvalho – Serafim Amorim
  • Fernando Rocha – Tó Quim
  • Luciana Abreu – Rebeca Sofia
  • Melânia Gomes – Rute
  • Débora Monteiro – Jéssica Isabel
  • Mariana Venâncio – Shakirita
  • João Catarré – Luís. Camionista
  • Joana Aguiar – Sandra
  • Ivo Lucas – Leandro
  • Joana Santos – Linda
  • Bárbara Norton de Matos – Emília
  • Joana Pais de Brito – Rita
  • Guilherme Moura – Rogério
  • José Fidalgo – Rúben
  • Rogério Samora – Cajó
  • Filipa Nascimento – Mélanie
  • Inês Pires Tavares  – Dora
  • Simone de Oliveira – Adelaide
  • Rui Unas – Gabriel
  • Luísa Cruz – Ângela Pinto
  • Mariana Pacheco – Cátia
  • Renato Godinho – Vítor
  • Manuel Cavaco – Amadeu
Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

ATV News