fbpx

Afinal, é mentira! Chef Kiko não venceu qualquer concurso promovido pela Nasa

Duarte Costa
2 min leitura
Instagram

O chef de cozinha Kiko Martins, de 40 anos, conseguiu enganar toda a imprensa nacional durante várias semanas, após ter declarado que tinha vencido um prémio da Nasa. Segundo ele, a distinção permitia-lhe tornar-se, por isso, no responsável pela elaboração da primeira receita que iria ser cozinhada em Marte. No entanto, nem tudo é bem assim…

Depois de no dia 12 de fevereiro até ter marcado presença em ‘O Programa da Cristina’, na SIC, onde explicou a participação no concurso, Kiko Martins enviou também um ‘press release’ para vários órgãos de comunicação social, no dia 26 desse mesmo mês. No texto, podia ler-se que “é portuguesa a primeira receita que irá ser cozinhada em Marte” e que a autoria pertence ao chef Kiko.

Através das redes sociais, a mesma história. “Ontem ganhei o primeiro concurso mundial de cozinha espacial promovido pela NASA. Trazer para Portugal este prémio é uma alegria e um orgulho enorme”, escreveu o suposto vencedor de tão importante evento.

Porém, tudo não passou de uma extrapolação. O chef Kiko venceu, de facto, um prémio, mas que não faz parte da estação espacial. De acordo com a revista Sábado, o concurso que realmente venceu chama-se ‘La Patata Marciana’, organizado pelo Centro de Astrobiologia de Madrid, em Espanha, e cujo objetivo era o de “reunir uma série de receitas” nas quais “o ingrediente principal” fosse “uma das variedades de batata selecionadas pelos cientistas para ser cultivada em Marte e inspiradas nas características do planeta vermelho”.

Relacionado: