fbpx

Aborto da personagem de Cláudia Vieira em «Sol de Inverno» causa polémica

A Televisão
3 min leitura

Cláudia Vieira Sol De InvernoCláudia Vieira dá vida a Andreia na nova novela portuguesa da SIC, Sol de Inverno. Na produção, a manequim toma a decisão de abortar, recorrendo a comprimidos, para poder participar numa campanha publicitária de perfumes, cena que gerou polémica. Toda esta situação fez o diretor-geral da Saúde dizer que o argumento não tem em conta a realidade, enquanto a atriz se defende das críticas.

Para Cláudia Vieira, a decisão que a sua personagem tomou foi «horrível». «A personagem quer alertar para estas situações, embora não de uma forma positiva. As prioridades, os princípios e os objetivos dela são errados. Ela quer abortar por causa de uma campanha publicitária, não há nada mais horrível que isso», disse a atriz ao Jornal de Notícias. «Não é pelas características da minha personagem, mas este tema, a ser abordado numa novela, acho que é uma mais-valia», considerou.

Por seu lado, o diretor-geral da Saúde dirige críticas à cena de Sol de Inverno, considerando que há falta de contacto com a realidade. «Na minha opinião, aquela situação de aborto indicia um retrocesso, a menos que a cena se passe no ano de 2005, antes da despenalização do aborto (a 11 de fevereiro de 2007)», disse Francisco George à mesma publicação. «A cena do aborto ajudou a induzir o público em erro. Nos dias de hoje não é “toma lá um comprimido”. Existe a rede oficial de interrupção voluntária, basta ir à net, e tem-se acesso a consultas e aconselhamento social, sendo que várias mulheres acabam por desistir da decisão. O que se passa na história da novela não representa uma prática.», disse o diretor-geral da Saúde, aconselhando que «teria sido mais útil, em termos de promoção da saúde e da mulher, mostrar na novela que há uma rede que funciona».

«Não acho que as críticas tenham sido fundamentadas. Nos hospitais fala-se sobre isso, sobre a possibilidade de as pessoas abortarem através de comprimidos. Isto foi um alerta e as novelas vivem de falar de temas reais.», defendeu Cláudia Vieira face às críticas de Francisco George. Apesar da polémica, a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) revelou não ter recebido qualquer queixa relativamente à novela Sol de Inverno.

Siga-me:
Redactor.