fbpx
SIC

Aborto da personagem de Cláudia Vieira em «Sol de Inverno» causa polémica

Cláudia Vieira Sol De Inverno Aborto Da Personagem De Cláudia Vieira Em «Sol De Inverno» Causa Polémica

Cláudia Vieira Sol De InvernoCláudia Vieira dá vida a Andreia na nova novela portuguesa da SIC, Sol de Inverno. Na produção, a manequim toma a decisão de abortar, recorrendo a comprimidos, para poder participar numa campanha publicitária de perfumes, cena que gerou polémica. Toda esta situação fez o diretor-geral da Saúde dizer que o argumento não tem em conta a realidade, enquanto a atriz se defende das críticas.

Para Cláudia Vieira, a decisão que a sua personagem tomou foi «horrível». «A personagem quer alertar para estas situações, embora não de uma forma positiva. As prioridades, os princípios e os objetivos dela são errados. Ela quer abortar por causa de uma campanha publicitária, não há nada mais horrível que isso», disse a atriz ao Jornal de Notícias. «Não é pelas características da minha personagem, mas este tema, a ser abordado numa novela, acho que é uma mais-valia», considerou.

Por seu lado, o diretor-geral da Saúde dirige críticas à cena de Sol de Inverno, considerando que há falta de contacto com a realidade. «Na minha opinião, aquela situação de aborto indicia um retrocesso, a menos que a cena se passe no ano de 2005, antes da despenalização do aborto (a 11 de fevereiro de 2007)», disse Francisco George à mesma publicação. «A cena do aborto ajudou a induzir o público em erro. Nos dias de hoje não é “toma lá um comprimido”. Existe a rede oficial de interrupção voluntária, basta ir à net, e tem-se acesso a consultas e aconselhamento social, sendo que várias mulheres acabam por desistir da decisão. O que se passa na história da novela não representa uma prática.», disse o diretor-geral da Saúde, aconselhando que «teria sido mais útil, em termos de promoção da saúde e da mulher, mostrar na novela que há uma rede que funciona».

«Não acho que as críticas tenham sido fundamentadas. Nos hospitais fala-se sobre isso, sobre a possibilidade de as pessoas abortarem através de comprimidos. Isto foi um alerta e as novelas vivem de falar de temas reais.», defendeu Cláudia Vieira face às críticas de Francisco George. Apesar da polémica, a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) revelou não ter recebido qualquer queixa relativamente à novela Sol de Inverno.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

4 Comentários

Clique aqui para comentar

ATV News