fbpx

12 anos e meio depois, SIC volta a ser o canal mais visto

Gabriel Guerra
2 min leitura
© Divulgação SIC - Rui Valido

Teremos de recuar até aos meses quentes de 2006 para encontrarmos o cenário que hoje podemos verificar no cômpito de fevereiro passado: a assunção da SIC ao primeiro lugar da tabela mensal de audiências. Em Julho de 2006 a SIC, impulsionada pelas transmissões do Mundial de Futebol 2006, conseguiu quebrar as sucessivas vitórias da TVI. Desde Agosto desse ano que a estação de Queluz assumiu, mês após mês e de forma ininterrupta a liderança das audiências, um feito histórico que se manteve até Janeiro passado.

Ironias à parte, foi no mês do 26º aniversário da TVI que a sua longa e histórica hegemonia vitoriosa saiu quebrada. A diferença é muito pouco expressiva, mas a décima a mais registada pela SIC valeu-lhe o título de estação mais vista em Portugal no ido mês de Fevereiro.

Em Agosto de 2006, o mês que marcou um ciclo agora quebrado, ditava a primeira posição para a TVI com uma média de 28.0% de quota de mercado, o segundo lugar para a SIC, que perdia a liderança por 0.5%, com um total de 27.5% de share, e um terceiro posto para a RTP 1, que à época facilmente se mantinha na ordem dos valores registados: 23.3% de share.

Hoje os resultados são diferentes. Os dados da CAEM/GFK determinam uma primeira posição para a SIC, com uma média de 18.6% de quota de mercado, um segundo lugar para a TVI, com 18.5% de share e um terceiro posto para a RTP1, que se fixou nos 12.1% de share.