fbpx
Séries

«Rua Sésamo» comemora 25 anos em Portugal

Sesame Street «Rua Sésamo» Comemora 25 Anos Em Portugal

Sesame Street

Rua Sésamo estreou em 1969 nos EUA, mas a Portugal apenas chegou vinte anos depois, pela mão da Children Television Workshop. Contudo, a RTP já havia adquirido um compacto da série em 1976, intitulado de Abre-te Sésamo e que havia contado com as vozes de João Perry, Manuel Cavaco, Irene Cruz e José Gomes.

A chegada de Rua Sésamo ao nosso país não foi fácil, já que as negociações e debates sobre os objetivos e utilidades do formato para as crianças foram debatidos durante cerca de três anos, desde 1987. Apesar disso, a verdade é que numa altura em que «não havia escolaridade pública pré-escolar. Antigamente, as crianças só podiam ir para a escola pública a partir dos seis anos, e agora já podem a partir dos três», o formato foi particularmente importante na formação das crianças daquela geração, conforme refere ao Expresso Teresa Paixão, responsável pela programação infantil da RTP.

Foram sete anos, com quatro séries que Rua Sésamo esteve em antena diariamente, pelas 19h30. No nosso país eram produzidos 12 minutos de cada episódio, com a duração de 30 minutos. As cenas que incluíam apenas bonecos manipulados eram oriundos integralmente dos EUA, com exceção do Ferrão e do Popas.

Teresa Paixão define o segredo do sucesso de Rua Sésamo em três vertentes: «O primeiro, o programa ser muito bom e os pais perceberem que as crianças aprendiam com ele. O segundo, por ser muito colorido e com pequenos segmentos, estando a atenção da criança a ser sempre estimulada. E, por último, é importante perceber que na altura não havia mais nenhuma televisão. Só a RTP é que existia».

Assinala-se, assim, os 25 anos desde que Rua Sésamo chegou ao nosso país, numa altura em que com um único canal disponível, a sua importância não apenas para uma geração, foi reforçada e, ainda hoje, é recordada com saudade por pessoas de várias idades.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

ATV News