Séries

Episódio de série da Netflix é retirado do ar após queixa da Arábia Saudita

A Netflix removeu o segundo episódio da série “Patriot Act with Hasan Minhaj”, programa de comédia crítico sobre a Arábia Saudita, depois de aquele país ter apresentado uma reclamação contra o mesmo.

A queixa apresentada pela Arábia Saudita deve-se ao facto de, naquele episódio, o protagonista Minhaj ter tecido várias críticas contra o país liderado por Mohamed bin Salman sobre questões relacionadas com o homicídio do jornalista Jamal Khashoggi, do jornal “Washington Post”, a 2 de outubro de 2018, no consulado saudita em Istambul, na Turquia, e também à campanha militar levada a cabo pelo regime saudita no Iémen, país árabe que ocupa a extremidade sudoeste da Península da Arábia.

No início do episódio, Minhaj explica que esta “é uma boa altura” para os Estados Unidos suspenderem as relações com a Arábia Saudita, depois de em dezembro o Senado norte-americano ter atribuído a Mohamed bin Salman as culpas pelo assassinato de Khashoggi.

A remoção do episódio aconteceu na semana passada e não foi vista com bons olhos por parte de Karen Attiah, editora de Khashoggi no “Washington Post”, que através da sua conta na rede social Twitter considerou a decisão da plataforma de streaming como “bastante revoltante”.

Por outro lado, a própria Netflix justificou a decisão referindo que apoia “firmemente a liberdade artística em todo o mundo”, mas que tomou a decisão de retirar o episódio apenas da Arábia Saudita depois de ter recebido “uma solicitação legal válida” por parte da Comissão de Comunicação, Informação e Tecnologia daquele país e de modo a “poder cumprir a lei local”.

Embora já não seja possível assistir ao episódio através da Netflix na Arábia Saudita, ainda é possível assistir através da plataforma de partilha de vídeos do Youtube.

Tags

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of