fbpx

Rumo a Oslo 23.03.2010

David Ferreira
4 min leitura

Hallo! (Olá em alemão)

Antes de mais tenho que pedir desculpa pelo atraso da publicação desta semana, mas devido a problemas pessoais não me foi possível publicar mais cedo.

Esta semana ficou marcada pelas trocas e baldrocas da Ucrânia e da Bielorrússia, pois nestes dois países decidiu-se trocar a música e no caso da Ucrânia trocou-se tudo, até as regras do festival, porquê? Quer saber porquê? Acompanhe esta viagem ao mundo da Eurovisão em mais um “Rumo a Oslo”!

Na semana passada a polémica instalou-se na UCRÂNIA, por um alegado “favorzinho”. A nova final realizou-se no passado Sábado e a vencedora foi uma música que não é inédita a 1 de Outubro de 2009, pois já tinha sido colocada na página do Myspace da cantora em 2008, com isto a Ucrânia teve de enviar nova canção até hoje quarta-feira, mas com uma multa que pode ascender aos 28.000 euros. A música que Alyosha irá apresentar em Oslo será “Sweet People”, isto depois de a cantora ter recusado “White Nights”, música escrita para Dima Bilan, vencedor de 2008 que planeava apresentar-se à pré-selecção russa deste ano.

Quem também trocou a música foi a BIELORRÚSSIA, a nova canção é “Butterflies” que é do mesmo compositor da música russa de 2007, esta nova música é mais uma balada, que predomina no festival deste ano. Recorde-se que não é a primeira vez que a Bielorrússia troca de música no último instante, já o havia feito em 2005 com Angelica Agurbash, que ainda assim não conseguiu passar à final naquela polémica semifinal cheia de problemas técnicos.

{youtube}H_d-kXurlO8{/youtube}

Na passada segunda-feira, 22 de Março os chefes de delegação de cada país encontraram-se em Oslo com o fim de determinar a ordem de actuação de cada país nas semifinais e na final, também ficamos a conhecer o tema dos vídeos introdutórios de cada país, que este ano seguirão o mesmo estilo de 1996 (também em Oslo), melhor que dizer é melhor ver um dos vídeos de 1996, neste caso o nosso e da apresentação de Lúcia Moniz, a única diferença 1996 para hoje é que este ano não haverá mensagem do primeiro-ministro ou de qualquer entidade do país.

{youtube}xq-ca8T0cTg{/youtube}


Quanto ao palco vai ser mais pequeno que o do ano passado tal como já havia dito a produção. Pela imagem não dá para perceber bem o tamanho cenário, apenas dá para ter noção do palco.

Portugal vai actuar na 14ª posição da primeira semifinal, a ordem completa é a seguinte:

1ª Semifinal:

2ª Semifinal

E na final, a ordem é esta:

NOTA: Os espaços vazios serão completados com os finalistas provenientes de ambas as semifinais num sorteio que se irá realizar na sexta-feira antes da final.

Esta semana ficamos também a conhecer as canções que faltavam, começo pela FRANÇA que apresentou “Allez, Ola Olé” a canção que Jessy Matador vai interpretar em Oslo, esta canção marcada por sons marcadamente africanos.

{youtube}4acm3gcWhAE{/youtube}

Muitos países apresentaram também as suas versões finais, devido ao elevado número de vídeos que teria de colocar, o leitor poderá ver todos os vídeos na seguinte página: http://spreadsheets.google.com/ccc?key=0AuhLofLH0ojgdGdaUGNsa3JuWGE4ZjJOQ3BBa00zUEE&hl=en

Até à próxima semana par amais uma visita pelas últimas informações sobre o Festival da Eurovisão, e auf wiedersehen!

David Ferreira

Relacionado:
Moderador do fórum e designer