fbpx

Rumo a Oslo 23.02.2010

A Televisão
5 min leitura

Antes de mais, tenho que pedir desculpa pelas constantes alterações do dia da publicação desta crónica, isto deve-se em grande parte às finais nacionais de cada país, que se realizam maioritariamente ao fim-de-semana e também à vida estudantil; mas a partir desta semana o Rumo a Oslo irá passar a ser publicado sempre à Terça-Feira, agradeço a vossa compreensão.

Esta semana o destaque vai para Malta, Espanha, Eslovénia e a Macedónia, que já escolheram intérpretes, também há novidades e incógnitas quanto ao nosso Festival da Canção, tudo isto em mais uma viagem rumo a Oslo.

PORTUGAL

Num web-site de fãs da Catarina Pereira surgiu a confirmação de que não haverá orquestra no Festival da Canção deste ano, esta informação vem em resposta aos crescentes rumores que desde a semana passada circulavam nos sites dedicados ao festival, onde algumas bandas semifinalistas falavam deste regresso. A produção tem nestes últimos dias aguçado a curiosidade em relação a muitos aspectos do festival deste ano, desde logo, como será o palco ou quais serão as 3 surpresas que foram faladas pela produção através da sua página oficial na rede social Facebook, apenas resta esperar pelas novidades que virão no decorrer desta semana. Por último, Vânia Fernandes, natural da ilha da Madeira, disse que irá actuar num concerto para ajudar a região a recuperar da catástrofe do Sábado passado, este espectáculo irá decorrer numa data ainda não divulgada.

FRANÇA

Já foi divulgado o representante francês para o próximo Eurofestival, o escolhido foi Jessy Matador, um cantor nascido na RD Congo, musicalmente teve o seu primeiro êxito em 2008 com “Décalé Gwada”, a sua música é uma mistura de vários estilos, desde a música africana, até à música da Jamaica, passando pelo Zouk estilo oriundo das Antilhas Francesas. A música que irá interpretar será revelada no dia 5 de Março.

{youtube}snXDVYjOBJw{/youtube}

MALTA

Conheceu-se no passado Sábado a canção que irá representar Malta no próximo Festival da Eurovisão, a escolhida é Thea Garrett que irá a Oslo com “My Dream”, ainda antes da final, houve uma série de ensaios conturbados pela falta de organização da equipa de produção da TVM.

{youtube}kMYwwbnzfs4{/youtube}

MACEDÓNIA

Gjoko Taneski com “Jas ja imam silata” irá representar a Macedónia no próximo Festival Eurovisão da Canção.

{youtube}_mvT3I5cUMQ{/youtube}

ESLOVÉNIA

A Eslovénia vai ser representada por Anzambel Roka Žlindere & Kalamari que em Oslo interpretarão o tema “Narodno zabavni rock”, uma música com muito da cultura eslovena e que por mostrar a cultura eslovena pode conseguir chegar à final, algo que não acontece desde 2007.

{youtube}BLw22RT5uxw{/youtube}

ESPANHA

Daniel Diges é o representante de Espanha no próximo ESC, numa final marcada pela polémica presença em palco de John Cobra, que entre os muitos insultos que dirigiu ao público e ao júri acabou por ter uma posição merecida, o último lugar com apenas e já muitos 15 pontos. Polémicas à parte, a Espanha aposta este ano numa música diferente, num estilo não muito visto no Festival da Eurovisão, mas essa diferença pode beneficiar o tema, basta recordar que em 1991, a França levou pela voz de Amina um tema que mostrava as suas raízes tunisinas e que conquistou o segundo lugar em igualdade pontual com a vencedora desse ano, a Suécia, mas nem tudo são rosas, também houve músicas diferentes no ESC que não conseguiram boa classificação, desde logo destaco pela negativa a música de estilo flamenco “Quién Maneja Mi Barca”que em 1984 representou a Espanha e que acabou no último posto da classificação sem ter recebido qualquer ponto.

Aqui fica o tema espanhol para este Festival Eurovisão da Canção:

{youtube}58yeJtMFtgM{/youtube}

Aqui fica o link com todas a tabela dos rerpesentantes: http://spreadsheets.google.com/pub?key=tgZPclkrnXa8f2NCpAkM3PA&single=true&gid=1&output=html

Na próxima semana haverá Festival da Canção e como tal, não deixarei de dar especial atenção a este evento, irei na minha habitual crónica de terça-feira, dar-vos as mais recentes novidades dos festivais, onde também irei fazer uma antevisão das semifinais de dia 2 (Terça-Feira) e de dia 4 (Quinta-feira), na sexta publicarei uma crónica especial, com o balanço das semifinais e uma antevisão da Grande Final de Sábado. Até lá desejo a todos uma boa semana, especialmente para o arquipélago da Madeira, eu na próxima Terça cá estarei de novo para mais novidades!

David Ferreira

Relacionado:
Siga-me:
Redactor.