fbpx

Rumo a Oslo 15.02.2010

A Televisão
5 min leitura

Esta semana, publico à Segunda-feira para que lhe possa dar a conhecer as representações da Arménia e da Polónia.

PAÍSES BAIXOS

Decorreu no último Domingo, dia 7, o National Songfestival 2010, o primeiro sob a alçada da TROS, que substitui a NOS nas lides eurovisivas, este ano, foi escolhido um compositor, Pierre Kartner, que compôs tema, “Ik ben verliefd, Shalalie”, que na final foi interpretado em 5 estilos diferentes e por intérpretes diferentes, a votação fez-se através de tele-voto popular e júri, no final destas votações, o compositor do tema teve que desempatar o primeiro lugar, já que Sieneke e a Girlsband Loekz estavam empatadas a 22 pontos, Kartner escolheu Sieneke, que interpretou o tema num registo próprio da cultura holandesa. Em relação a esta escolha, eu devo dizer que todas as que já temos conhecimento, esta é a pior, não vejo grande futuro no festival, e ao contrário do que se pensava, a vitória dos Países Baixos no ano passado no Festival Eurovisão da Canção Júnior não fez com que os holandeses voltassem a ganhar gosto pelo festival sénior, o que é mau para o ESC, já que são um dos países que o fundaram.

O vídeo da versão vencedora:

{youtube}qKl668K3mfc{/youtube}

ARMÉNIA

A Arménia escolheu ontem a sua representação, a escolhida foi Eva Rivas com “Apricot Stone”. Eu não vejo nada de especial nesta canção que a faça sobressair no festival, mas quase de certeza que voltará a figurar entre os 25 finalistas, porque com ou sem voto de amigos de leste, a Arménia nunca ficou fora da final desde que começou a sua participação em 2006.

{youtube}77E-mvwHgTw{/youtube}

POLÓNIA

A Polónia também já escolheu a representação para o próximo ESC, Marcin Mroziński com o tema “Legenda” foram os escolhidos:

{youtube}Sj89CkNdHpI{/youtube}

PORTUGAL

A RTP anunciou para os dias 21 e 28 de Fevereiro um programa especial, que fará a retrospectiva das 43 participações portuguesas no Festival da Eurovisão, este programa será apresentado por, Isabel Figueiras e Francisco Mendes, neste programa poderá contar ainda com algumas curiosidades e factos da história do festival. Sem dúvida nenhuma, a RTP este ano está a fazer um trabalho notável no Festival da Canção, desde o alargamento do festival a 3 galas, a escolha do Campo Pequeno, este ano temos um grande festival!

IRLANDA

A RTÉ anunciou esta semana os 5 finalistas da sua pré-selecção, entre eles está a vencedora do ESC de 1993, Niamh Kavanagh, que 17 anos depois volta com o tema “It’s for you”, aos finalistas são:

  • Leanne Moore – “Does heaven need much more?” (Tommy Moran e John Waters)
  • Monika Ivkic – “Fashion queen” (Marc Paelinck e Mathias Strasser)
  • Lee Bradshaw – “River of silence” (R. Siegel, José J. Santana e J. O’Flynn)
  • Mikey Graham – “Baby nothing is wrong” (M. Graham, Scott Newman e Yann O’Brien)
  • Niamh Kavanagh – “It’s for you (Niall Mooney, Marten Eriksson e Jonas Gladnikoff)

Para recordar deixo aqui “In Your Eyes” de Niamh Kavanagh, tema vencedor em 1993 do Festival Eurovisão da Canção:

{youtube}jHE8a-D9Zb4{/youtube}

OUTRAS NOTÍCIAS

SUÉCIA: No último Sábado decorreu em Sandviken a segunda semifinal do Melodifestivalen, os apurados foram Eric Saade com “Manboy” e Andreas Johnson com “We Can Work It Out”, que assim se juntam aos apurados da semana anterior Salem Al Fakir e Ola Svensson.

ISRAEL: Harel Skaat afirmou num encontro com os fãs e com a imprensa que preferia cantar uma balada em Oslo.

A partir desta semana, irei disponibilizar uma ligação com todos os intérpretes e temas assim como uma hiperligação para o vídeo da canção, este ficheiro será actualizado à medida que se vão conhecendo os intérpretes e os temas que interpretarão no Eurofestival. Para viualizar a página web clique aqui.

Estarei de volta na próxima semana com mais novidades do mundo dos festivais!

David Ferreira

Relacionado:
Siga-me:
Redactor.