fbpx

Rumo a Oslo 13.04.2010

David Ferreira
7 min leitura

Olá, seja muito bem-vindo à 16ª edição de “Rumo a Oslo”, a crónica dos festivais, esta semana dar-lhe-ei o resultado da sondagem feita com os concorrentes da primeira semi-final, e fique ainda a conhecer as versões finais do tema português, azeri, grego e romeno.

Para os mais atentos ao ESC, de certo que saberão que todos os anos o site Oikotimes pede a uma estrela do mundo da Eurovisão para analisar todos os concorrentes, este ano o escolhido foi Andreas Lundstedt, participante em inúmeras edições do Melodifestivalen sueco. O cantor na sua análise que faz da música portuguesa diz que adora o português enquanto idioma, e que é uma das melhores línguas para se cantar, afirma ainda gosta da forma como a Filipa Azevedo canta e que gosta muito da música portuguesa deste ano. Pessoalmente fiquei muito contente com estas declarações, primeiro porque sou português e gosto que elogiem a nossa música e segundo, isto serve em grande parte para calar os críticos mais descontrolados da música apenas por não ter ganho a concorrente que desejavam.

Enquanto se ultimam os detalhes na preparação do ESC deste ano, os países continuam a fazer melhoramentos nas suas canções, esta semana ficámos a conhecer mais algumas versões finais, a primeira é de Portugal, na nossa música foi adicionado o coro gospel, foram acrescentados mais alguns instrumentos para dar mais força à música. Estas alterações trouxeram uma música mais forte é certo, mas o coro gospel não me convence, a ideia é boa sim, mas não gostei da execução, pode ser apenas impressão dada pela versão estúdio, porque decerto que a actuação em Oslo será melhor. Também como novidade portuguesa, foi anunciado que “Há Dias Assim” irá ter um videoclip oficial, esse vídeo vai ser gravado esta semana, este anúncio contraria o que foi feito o ano passado, onde não houve lugar para videoclip nem digressão como houve em 2008 com a Vânia. Eu deixo a pergunta, porque não fazer um videoclip todos os anos?

{youtube}H1MJBnMsRDE{/youtube}

O Azerbaijão também fez melhoramentos no seu “Drip Drop”, nesta nova versão foi introduzido um novo instrumento, o nei, com este instrumento Sagura e a sua equipa querem dar um ar moderno, mas ao mesmo tempo injectar-lhe um pouco da cultura azeri. Também foi anunciado que a coreografia será da autoria de JaQuel Knight, um dos coreógrafos da cantora norte-americana Beyoncé

Esta nova versão pode ser descarregada gratuitamente aqui.

A Grécia tal como tem feito nos últimos anos, adaptou a sua canção à coreografia que Giorgios Alkaios e os seus bailarinos irão apresentar em Oslo. Das alterações feitas cabem destaco o instrumental que está melhor que o anterior, embora eu continue a não ser fã desta música e das músicas gregas dos últimos anos.

Aqui fica o videoclip, apresentado hoje pela Grécia:

{youtube}s5lns1JmEN4{/youtube}

Enquanto se trabalha nas versões finais, os fãs vão fazendo apostas e sondagens online, o Retro Bar de Londres foi palco mais uma vez da sondagem do douzepoints, a sondagem à primeira semifinal onde participa Portugal decorreu no passado dia 8 de Abril e segundo esta sondagem, a Islândia vence e o nosso país passa ficando em 6º lugar. A classificação geral é esta:

01. Islândia – 142 Pts
02. Albânia – 109 Pts
03. Finlândia – 88 Pts
04. Eslováquia – 85 Pts
05. Grécia – 83 Pts
06. Portugal – 80 Pts
07. Moldávia – 78 Pts
08. Bélgica – 73 Pts
09. Bielorrússia – 52 Pts
10. Malta – 48 Pts
11. Estónia – 39 Pts
12. Letónia – 26 Pts
13. Macedónia – 26 Pts
14. Polónia – 21 Pts
15. Bósnia & Herzegovina – 16 Pts
16. Sérvia 12 – Pts
17. Rússia – 8 Pts

A sondagem à segunda semi-final irá ter lugar no dia 9 de Abril no mesmo local.

Tenho que recordar que tal como a sondagem a decorrer aqui nesta crónica, esta é apenas uma sondagem e estas não influenciam em nada a votação oficial do ESC, servindo apenas para descobrir os favoritos dos utilizadores.

Também na passada Quinta-feira morreu aos 83 anos, Teddy Scholten, cantora que em 1959 venceu o ESC para a Holanda com o tema “Een Beetje”, recorde-se que esta foi uma das 5 vitórias deste país no festival e que apesar de eu não ser grande fã desta época do ESC, tenho grande nostalgia por ter sido das primeiras a participar no festival que naquela altura era feito com muito poucos meios mas com popularidade crescendo ao longo dos anos.

SONDAGEM TVU

Decorreu nesta última semana a votação para a primeira semi-final, segundo os leitores desta crónica, o favorito a vencer a primeira semi-final é Portugal, a classificação geral ficou assim:

Podem ver esta votação ao estilo eurovisivo aqui.

Esta semana arranca a votação para a segunda semi-final, para recordar as canções desta semi-final deixo aqui este vídeo que foi feito por mim e tem o resumo de todas as 17 canções participantes na segunda semifinal.
{youtube}tv_Hn0m_yi4&hd=1{/youtube}

Para votar basta clicar na imagem.

Na próxima semana irei anunciar os 10 finalistas da segunda semi-final.

Estarei de volta na próxima semana com mais novidades sobre o mundo dos festivais, até lá tenha uma boa semana!

David Ferreira

Relacionado:
Moderador do fórum e designer