fbpx

Rumo a Oslo 09.03.2010

David Ferreira
9 min leitura


Hei alle sammen, olá a todos em norueguês!

Esta semana que passou foi a mais eurovisiva de todas a seguir à semana do Festival Eurovisão da Canção(ESC), porquê? Simples, na semana que passou ficámos a conhecer mais oito escolhas! Além de nós Turquia, Moldávia, Roménia, Ucrânia, Irlanda, Bélgica, Croácia e Rússia escolheram os seus representantes.

Vou começar por falar de nós, Portugal, Filipa Azevedo é a nossa representante que em Oslo vai cantar e espero que também encante com “Há Dias Assim”, com letra de Augusto Madureira jornalista da SIC/SIC Notícias, antes de falar da polémica pós vitória da Filipa, vou falar do trabalho FENOMENAL que a RTP fez este ano, o cenário estava magnífico, a realização estupenda, e a aposta no Festival da Canção(FC) foi enorme, é certo que as audiências não foram as melhores, 19% na primeira semifinal e 20% na segunda semifinal, não é bom dada aposta que fez a RTP, mas também todo o apoio dado pelo Facebook foi notável, ajudando a RTP no seu trabalho e interagindo com os fãs do festival de forma muito próxima, este ano o FC fica a par da final sueca, dinamarquesa norueguesa como as melhores finais nacionais da Europa. Agora em relação ao que se anda a passar desde Sábado à noite, tenho a dizer que é uma falta de respeito em grande escala pela vencedora, andar a pedir que desista só para que seja feita a sua vontade é uma vergonha, pior é mesmo andar pelos sites internacionais a fazer campanha negra contra a Filipa Azevedo, eu compreendo a desilusão e a revolta de muitos eurofãs, mas também têm que compreender que a culpa não é da Filipa, ela é a que menos tem culpa nesta história, quem tem culpa e esta é a única coisa a apontar de negativo é a RTP que escolheu para jurados pessoas sem a mínima noção do que é o ESC e que muito menos tem acompanhado esta caminhada rumo a Oslo, pois se tivessem com atenção, veriam que com tanta balada junto este ano, é muito difícil que a Filipa sobressaia na semifinal. Agora o que está feito, está feito e a Filipa é a nossa representante, temos de a apoiar e não tentar boicotarmo-nos a nós próprios como tem sido feito em vários sites sobre o ESC .

Agora vamos às finais europeias, a BÉLGICA escolheu no Domingo o tema que Tom Dice irá levar a Oslo, o tema “Me And My Guitar” é algo parecido com o estilo do cantor inglês James Morrison, o tema é bom sim, mas é mais uma música calma que dado ao excesso de baladas cada vez mais notório pode sair prejudicada.
{youtube}Wyg96hGaHSg{/youtube}

Na ROMÉNIA, escolheu-se um duo, o segundo nos últimos 3 anos, a canção que irão levar para o Eurofestival é “Playing With Fire”, “Brincando com o fogo” em português, a música não é nada má, mas cada vez tenho mais a certeza que este ano não vai haver Eurovision Song Contest, mas em seu lugar vai haver um spin-off deste, o Eurovision Ballad Contest.
{youtube}M4MBav5O-q8{/youtube}

A MOLDÁVIA contraria a tendência «baladeira» do festival deste ano, este país de leste irá ser representado por Sunstroke Project & Olia Tira que defenderão as cores moldavas com uma música pop dance muito comum nas propostas para o ESC dos países de leste e que fica no ouvido.

{youtube}pAgMDthIoog{/youtube}

A TURQUIA anunciou a música que o grupo MaNga irá apresentar em Oslo, “We could be the same” é o tema escolhido.

[youtube]hzXwngvN8rs[/youtube]

Este ano a UCRÂNIA, país que todos os anos nos tem brindado com temas mexidos e festivaleiros, este ano deixou-se levar pelo vento das baladas, Vasyl Lazarovych irá interpretar “I love You” no próximo festival da Eurovisão.
{youtube}h0gPrm7Bi14{/youtube}

A organizadora do ESC do ano passado e país das Matrioshkas, RÚSSIA também já escolheu representante, o eleito é Peter Nalitch que irá cantar “Lost & Forgotten”, na minha opinião esta canção é muito má e só com a ajudinha das comadres de leste é que passa da semifinal.
{youtube}9lYA7xhDDEY{/youtube}

A CROÁCIA escolheu o grupo

Feminnem

que em 2005 representou a Bósnia & Herzegovina , este grupo irá a Oslo com uma música pop intitulada “Lako Je Sve”, “Tudo é fácil” em português.

{youtube}BgAgCdVm2yE{/youtube}

O país que mais vezes venceu o ESC, a IRLANDA este ano vem com uma das minhas vencedoras preferidas, Niamh Kavanagh, que em 1993 venceu com “In Your Eyes” vai representar representar novamente o seu país com “It’s For You”, uma balada, a juntar às já muitas deste ano, a Irlanda tem muito boas hipóteses de vingar os maus resultados dos últimos anos, já que Niamh é uma diva no seu país e no ESC, e só pela sua voz e pela sua participação a Irlanda já ganhou um bom resultado.
{youtube}p6M2Qg3bDGk{/youtube}

Em ISRAEL, a escolha da canção ainda não foi feita, mas já pode ouvir as canções a concurso aqui: http://www.harelskaat.com/kdam.html.
E por acréscimo veja a actuação do representante israelita deste ano numa actuação com a vencedora do Eurofestival de 1973 Anne-Marie David
{youtube}bOyKzGog23M{/youtube}

Não sei se acompanham as finais nacionais dos países nórdicos, mas por lá é muito comum a sua final nacional ser quase vista como o seu Festival da Eurovisão, principalmente na Suécia, onde o seu Melodifestivalen é um acontecimento ao nível do Mundial de Futebol para nós, capaz de encher mais de 10.000 lugares no Globen Arena, onde habitualmente se realiza a final do Melodifestivalen(Suécia), na Suécia os participantes são na sua generalidade cantores com carreira feita e com peso peso musical no país, também há os novatos claro, mas na Suécia ninguém diz que o Melodifestivalen não serve para nada nem que é um concurso sem qualidade musical, eu acredito que a qualidade musical se faz pelos artistas que nele participam, não por frases feitas e preconceitos acentuados com o passar do tempo como em Portugal acontece, eu compreendo o desinteresse, que advém dos maus resultados no ESC e também pelo desrespeito feito à música portuguesa no Eurofestival, mas se não continuarmos a tentar e a acreditar em nós próprios quem acreditará? Olhem para os países nórdicos, não ganham sempre o festival, mas estão lá sempre com a mesma garra e união todos os anos, acreditam em si mesmos coisa que em Portugal é rara, mas resumindo e concluído os países nórdicos, principalmente a Suécia são um exemplo a seguir não só no festival, mas na política e na população em geral, que tem uma mente bem mais aberta e divertida que a portuguesa por exemplo.

Pode continuar a visitar a tabela com todos os participantes em http://spreadsheets.google.com/ccc?key=0AuhLofLH0ojgdGdaUGNsa3JuWGE4ZjJOQ3BBa00zUEE&hl=en.

Estarei de volta na próxima semana com mais novidades, até lá desejo a todos uma boa semana!

Opp for uke(Até para a semana)

David Ferreira

Relacionado:
Moderador do fórum e designer