fbpx

“Rumo A Oslo” 29.01.2010

A Televisão
4 min leitura

Sejam muito bem-vindos a mais uma viagem “Rumo a Oslo”

PORTUGAL

Como sabem, decorreu esta semana a votação online do nosso Festival da Canção (FC), 5 canções ficaram pelo caminho, e uma, a do grupo Homens da Luta foi desclassificada por quebrar as regras do festival. No próximo mês de Março, os 24 temas agora apurados irão disputar quem irá em representação das cores lusas em Oslo na Noruega; no lote de músicas seleccionadas está a dupla Nuno & Fábia, que este ano volta com o mesmo género de música do ano passado, que em nada contribui para o Festival, a grande surpresa deste ano é a Catarina Pereira, que é uma das minhas favoritas para representar bem o nosso país, apesar de não ser fã do estilo esta é uma música que facilmente fica no ouvido dos europeus, que tem ritmo e que nos pode trazer uma boa classificação. E olhando para os comentários dos sites dedicados ao Festival da Eurovisão (ESC), os temas favoritos dos europeus são o “O Meu Coração Não É Meu” de Nina Pinto e “Canta Por Mim” de Catarina Pereira, 3º e 7º posto da votação online respectivamente.

A RTP anunciou esta semana uma excelente iniciativa, os 24 concorrentes apurados para as semifinais vão ter a oportunidade de promover as suas canções no website SAPO, esta iniciativa consiste na atribuição de uma página do referido Portal a cada um dos concorrentes de modo a que possam colocar vídeos, fotografias, e contactar directamente com os fãs, aguardam-se dentro de dias mais informações acerca desta iniciativa.

A estação pública revelou também que Sílvia Alberto irá apresentar pelo 3º ano consecutivo o Festival da Canção, parece-me uma boa escolha, apesar de preferir que fosse apresentado por uma dupla, como Sílvia Alberto e Jorge Gabriel ou José Carlos Malato.

OUTRAS NOTÍCIAS:

AJUDA AO HAITI: Carola, cantora Sueca que participou 3 vezes no ESC e numa das quais se sagrou vencedora em 1991 e 5º lugar em gravou um disco com fins solidários para com as vítimas do sismo que assolou o Haiti, o álbum foi escrito por Natasha Bedingfield, para 25 de Fevereiro está também agendado um concerto em Estocolmo com antigos participantes suecos na Eurovisão. Na passada semana, na Finlândia, foram recolhidos 800.00 euros para ajuda humanitária a ser enviada para o Haiti.

ESPANHA: A RTVE está a ponderar por a Telecinco em tribunal se esta não parar de “fazer cenas de vitimização”, recorde-se que na semana passada a estação pública espanhola excluiu a candidata do programa Salvame da sua pré-selecção. Quanto à votação online, continua a ser liderada por Coral Segovia, e se quiser pode votar aqui.

REINO UNIDO: O Reino Unido hoje numa conferência de imprensa o compositor da suas canção para o próximo ESC, Pete Waterman é o escolhido, autor de vários êxitos para Kylie Minogue, Westlife e ainda Banarama, o compositor tem agora mais este desafio, as datas serão brevemente anunciadas pela BBC.

Na próxima semana cá estarei eu de novo com mais novidades.

Por motivos pessoais a crónica da próxima semana será excepcionalmente publicada ao Sábado.

David Ferreira

Relacionado:
Siga-me:
Redactor.