fbpx
Rumo a Oslo

Balanço da segunda semifinal

Olá a todos, como sabem ontem foi dia da segunda semifinal do Festival da Canção (FC) e hoje aqui estou eu para analisar o espectáculo de ontem.

A gala começou e muito bem a recordar alguns dos temas mais marcantes do FC, como “Playback”, de Carlos Paião, “Ele e Ela” de Madalena Iglesias entre outros, seguiu-se um dos momentos mais altos da noite a interpretação de Simone de Oliveira do tema que levou a Madrid em 1969 “Desfolhada Portuguesa”, foi muito bem acompanhada por Nuno Feist, de assinalar que o vestido usado pela cantora ontem foi o mesmo que usou em 1969 em Madrid.

No geral das actuações achei melhor que a primeira, se bem que este ano o FC deste ano tem uma qualidade inferior em relação aos anos anteriores, individualmente aquelas que mais gostei de ver foi a Catarina, as Seis po meia dúzia e uma banda, os Terra d’água, que não passaram à final mas não deixam de ter muito mérito.

Tal como fiz na análise da primeira semifinal, classifiquei todas as canções de 0 a 20, para avaliar tive em conta a actuação em palco, a qualidade das músicas, mas a classificação em nada tem influência pelo facto de as canções serem ou não finalistas:

1. Rui Nova – Uma Canção à Cid (O sol e as Estrelas) – 12 pontos

2. Ricardo Martins – Caminheiro de Mim – 7 pontos – 08 pontos

3. Nuno & Fábia – Amar (Vieste Para me Salvar) – 11 pontos

4. David Navarro – Quem É que Será? – 9 pontos

5. Catarina Pereira – Canta Por Mim – 17 pontos

6. Filipe Delgado – Serei Eu – 11 pontos

7. V-Boy – Quando Eu Penso em Ti – 12 pontos

8. Terra D’Água – Amanhã no Mar – 18 pontos

9. Nina Pinto – Meu Coração Não É Meu – 14 pontos

10. Gonçalo Tavares – Rios – 13 pontos

11. Banda Trocopasso – O Mundo de Pernas para o Ar – 14 pontos

12. Seis Po’ Meia Dúzia – Pássaro Saudade – 16 pontos

Apurados da 2ª semifinal para a final:

11. Banda Trocopasso – O mundo de pernas para o ar
02. Ricardo Martins – Caminheiro de mim
12. Seis Po’ Meia Dúzia – Pássaro saudade
05. Catarina Pereira – Canta por mim
10. Gonçalo Tavares – Rios
01. Rui Nova – Uma canção à Cid (O sol e as estrelas)

Tal como aconteceu na primeira semifinal também hoje não compreendi algumas escolhas que foram feitas, neste caso não compreendo como é que o Ricardo Martins e o Rui Nova passaram à final enquanto por exemplo os Terra d’água ficaram pelo caminho.

Gostei do momento da actuação do José Cid, mas e este sim o momento mais alto da noite foi a homenagem muito mais que merecida a Rosa Lobato de Faria, continuo a dizê-lo foi uma grande perda par a cultura portuguesa e nunca é demais recordar a obra dela, porque além de ser vasta é de enorme qualidade, as músicas foram muito bem interpretadas pelas vozes da Teresa Radamanto, Raquel Silva e do Rui Drummond.

FINAL

Para a final de Sábado creio que a batalha para a nossa representação seja entre a Catarina Pereira, a Vanessa e a Filipa Azevedo, isto claro se não houver surpresas como aconteceu nas semifinais. Segundo os websites dedicados à Eurovisão os favoritos da euoropa são a Catarina Pereira e as Seis pó meia dúzia, os eurofãs europeus também chamam a atenção à música da Catarina, que segundo eles é do mesmo estilo a da Soraya o ano passado que representou Espanha e acabou em penúltimo na final.

De qualquer das formas no Sábado ficaremos aconhecer quem irá rumo Oslo defender as cores do nosso país, até Terça onde trarei o rescaldo da nossa final e ainda as canções que serão apresentadas no Sábado.

David Ferreira

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

ATV News