fbpx

Balanço da 1ª semifinal do Festival da Canção

David Ferreira
5 min leitura


Olá! Bem-vindo a este especial sobre a primeira semifinal do Festival da Canção, que se realizou ontem no Campo Pequeno.

Destaco em primeiro lugar e obviamente o trabalho da RTP este ano, ninguém lhe pode apontar o dedo em nada. Gostei do início da gala juntando a arte urbana, tema desta primeira semifinal, com os grandes temas de sempre do Festival da Canção. O cenário é muito bom, mas notei que as bancadas do Campo Pequeno estavam algo despida de público, mas acredito que na segunda semifinal e na Final haja uma maior afluência por parte do público.

A qualidade musical desta primeira semifinal é menos que a da segunda, mas nesta semifinal também havia músicas com grande qualidade, umas passaram, outras com ou sem justiça ficaram pelo caminho. Depois de ver todas as actuações devo dizer que me agradou a actuação da Nucha, das Ouro, da Filipa, dos The Agency, da Evelyne e da Vanessa, esta última com uma voz espectacular ainda que a música seja de qualidade inferior às outras duas participações suas no FC, do outro lado achei as actuações e as músicas da Filipa Galvão Teles e do Jorge Guerreiro muito más, sem grande qualidade na actuação e as músicas muito más para estarem na semifinal do Festival da Canção, outra que me desapontou foi a Dennisa, que estava muito nervosa e isso notou-se na voz.

01. “Chuva” – Nucha : 17 pontos

02. “Arco-íris dentro de mim” – Ouro: 16 pontos

03. “Contra tudo e todos” – Claudisabel: 14 pontos

04. “Há dias assim” – Filipa Azevedo: 18 pontos

05. “Ai Lisboa” – Jorge Guerreiro: 8 pontos

06. “Meu mundo de sonhos” – Dennisa: 14 pontos

07. “Fogo lento” – Nuno Pinto: 15 pontos

08. “O amor não sabe” – Filipa Galvão Teles: 7 pontos

09. “É assim que as coisas são” – The Agency: 19 pontos

10. “Cores de um mundo” – Gonçalo Madruga: 15 pontos

11. “A tua voz” – Evelyne: 16 pontos

12. “Alvorada” – Vanessa: 19 pontos

Nesta primeira semifinal passou (por ordem de noemação):

  • “O amor não sabe” – Filipa Galvão Teles
  • “Ai Lisboa” – Jorge Guerreiro
  • “As Coisas São” – The Agency
  • “Fogo Lento” – Nuno Pinto
  • “Há Dias Assim” – Filipa Azevedo
  • “Alvorada” – Vanessa

Com estes resultados tira-se uma conclusão, de que nem sempre a qualidade é devidamente premiada, não sei o que faz a Filipa Teles e o Jorge Guerreiro na final, não percebo porque a actuação de ambos foi péssima, isto para não falar da qualidade das músicas, merecia muito mais a final a Evelyne, as Ouro e a Nucha do que estes dois que referi anteriormente, quanto aos outros 3 finalistas, gostei que a Vanessa, a Filipa Azevedo e os The Agency tenham passado, porque tiveram uma óptima prestação em palco e têm muito bons temas, já o Nuno Pinto para mim foi uma surpresa, mas também merece o lugar na final.

Na final, os temas ficarão com os números ímpares e os da segunda irão ficar com os números pares.

Para terminar queria destacar a grande produção que a RTP fez para o Festival, o cenário óptimo, a realização estupenda, muito melhor que a do último Festival da Eurovisão, e de fazer inveja a muitas finais nacionais europeias! Na apresentação, a Sílvia Alberto esteve muito bem, segura e muito profissional como sempre, gostei de a ver novamente, se bem como disse anteriormente noutras crónicas minhas preferia vê-la com um co-apresentador, mas no geral dou nota nota 20 para a RTP.

Eu estarei de volta na próxima sexta para analisar a segunda semifinal e fazer uma antevisão da final, por isso até sexta!

Comente esta crónica aqui ou no forum do TV Universo, basta para isso clicar aqui http://forum.tvuniverso.com/viewtopic.php?f=99&t=1851&sid=e6c3388906281e3f720098b807f2e5dc

David Ferreira

Moderador do fórum e designer