Rumo a Lisboa

Rumo a Lisboa | ESC18 (3)

Iniciada há duas semanas, a rubrica Rumo a Lisboa, dedicada à edição deste ano do Festival Eurovisão da Canção, despede-se dos leitores este domingo. Depois de terem sido aqui dados a conhecer os 37 países a concurso nas semifinais do certame, eis que hoje o destaque vai para aqueles que já estão na final.

São seis os países com passaporte direto para a Grande Final do dia 12 de maio: os países do Big Five (aqueles que têm uma maior participação financeira na União de Radiodifusão Europeia) – Alemanha, Espanha, França, Itália e Reino Unido – e o responsável por organizar o Eurofestival este ano, Portugal. Conheça, em seguida, os seus representantes.

ALEMANHA

Michael Schulte – You Let Me Walk Alone

O cantor, de 28 anos, começou o seu percurso em 2007, com a publicação de covers no YouTube. Em 2012, lançou o seu primeiro álbum – Wide Awake -, que atingiu o topo da tabela dos artistas de revelação na Alemanha. Desde aí, editou mais dois discos: The Arising em 2014 e Hold the Rhythm em 2017. A ARD, televisão pública alemã, nomeou‑o como um dos seis artistas que ficariam sujeitos a uma votação. Do voto do júri, do público e de um painel de fãs, resultou a sua seleção como representante nacional na edição de 2018 da Eurovisão. Em You Let Me Walk Alone, Schulte aborda a partida do pai, que aconteceu demasiado cedo.

ESPANHA

Amaia e Alfred – Tu Canción

Amaia Romero e Alfred Garcia conheceram-se na edição de 2017 da Operação Triunfo espanhola. Chegaram ao final e arrecadaram, respetivamente, o título de vencedora e 2.º classificado. Para além disso, durante a competição transformaram-se num par amoroso, cativando a audiência. O programa conheceu uma gala especial dedicada a selecionar o representante nacional na Eurovisão, de onde Amaia e Alfred saíram vencedores com Tu Canción, um tema que serve de banda sonora ao seu amor.

FRANÇA

Madame Monsieur – Mercy

Composto por Jean-Karl e Emilie, o duo francês lançou em 2016 o seu álbum de estreia Tandem. Mercy, o tema com que representam França na edição de 2018 do certame, nasceu a partir de um tweet partilhado em março do passado ano por um jornalista. Essa publicação relatava o nascimento de uma criança com esse nome a bordo de um barco de ajuda humanitária, o Aquarius.

ITÁLIA

Ermal Meta & Fabrizio Moro – Non Mi Avete Fatto Niente

Ermal Meta e Fabrizio Moro têm, respetivamente, 36 e 42 anos. Ermal (à direita) já tinha tentado representar o país na Eurovisão em 2016 e 2017, tendo ficado em terceiro lugar nas duas vezes. Este ano, juntamente com Fabrizio Moro (à esquerda), venceu o tradicional Festival de Sanremo, reunindo a maior pontuação, resultante do júri, do público e do voto da imprensa.

PORTUGAL

Cláudia Pascoal – O Jardim

Cláudia Pascoal nasceu em 1994 (23 anos) em Gondomar. Toca guitarra desde os 15 anos e começou por ser artista de rua. Em 2010, tornou-se conhecida do grande público ao participar no programa de talentos Ídolos a que se seguiu, em 2013, a primeira edição de Factor X. Apresentou também o programa Curto Circuito na SIC Radical. Em 2015, voltou ao Ídolos, tentando ainda a sua sorte no The Voice Portugal em 2017. Atualmente, tem uma banda, Morhua. Foi convidada pela compositora Isaura para interpretar o tema O Jardim no Festival da Canção 2018, tendo vencido. Isaura e Cláudia Pascoal vão pisar o palco da Altice Arena na final do dia 12 de maio.

REINO UNIDO

SuRie – Storm

Susanna Marie Cork (SuRie) nasceu em 1989 (29 anos) em Essex, na Inglaterra. Em pequena, aprendeu a tocar piano e oboé, bem como começou a ter aulas de canto e a compor músicas. A carreira de SuRie enquanto artista começou como solista para HRH Príncipe Charles no The Royal Albert Hall. A participação na Eurovisão não lhe é um desafio estranho, dado que em 2015 pisou o palco como backing vocal e dançarina da representante belga e no passado ano apoiou vocalmente a também belga Blanche. Foi selecionada como a representante britânica na edição deste ano do certame na final da apuração nacional Eurovision: You Decide.

 

NOTA: O perfil dos participantes foi criado com base nas informações disponibilizadas no website da Eurovisão.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita.Apple Store Download Google Play Download

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

ATV News