fbpx

Rumo a Baku (7)

A Televisão
5 min leitura

Rumo A Baku2012 Rumo A Baku (7)

Bem-vindo ao Rumo a Baku desta semana. Cada vez mais perto do Festival da Canção, damos-te conta das últimas novidades em torno do certame que acontece já no próximo dia 10 de Março!

Festival RTP da Canção

Yolanda Soares na abertura do Festival da Canção

O nome pode não dizer muito à maioria dos portugueses, mas será mesmo a cantora portuguesa Yolanda Soares quem irá abrir o Festival da Canção 2012. Numa edição toda ela dedicada ao fado, Yolanda, uma cantora que cruza influências de Bel-Canto clássico com o canto gregoriano, o fado ou até o jazz, promete uma atuação surpreendente.

O anúncio foi feito na sua página pessoa no Facebook: “Dia 10 de março não percam a abertura (do FC) onde eu estarei a atuar com um dos temas do meu CD Metamorphosis. Vai ser um arraso! Com uma produção fantástica” escreveu.

Também a fadista Ana Laíns é outra das presenças confirmadas no festival da RTP.

5069472384 Beb117F9Be Rumo A Baku (7)

Esta semana, e em rigoroso exclusivo aTV, trazemos mais uma entrevista com um dos participantes da edição deste ano do Festival da Canção. Esta semana, as impressões de Carlos Costa.

Carlos Costa Rumo A Baku (7)

A Televisão – Como é que vieste parar ao Festival da Canção? Era um desejo que já tinhas há muito tempo…

Carlos Costa – Sim, sim é uma coisa que eu queria fazer, realmente, há muito tempo, participar no Festival da Canção, era um dos meus objectivos como artista, é daquelas coisinhas que pomos em carteira para fazer. Realmente está-se a concretizar este ano, decidi, realmente, tentar a minha sorte, correu bem, ao menos para a selecção inicial e agora vamos ver. Estou mesmo na desportiva, não quero ganhar à força toda, não é o objectivo, é um dos objectivos. O objectivo era vir, era divertir-me, conhecer estas pessoas (restantes concorrentes e produtores). Trabalhar com a RTP, já tinha feito algumas coisas com a RTP, mas nunca um projecto tão grande, desta dimensão. E também descolar-me um bocadinho do Ídolos, fazer uma coisa diferente.

A Televisão – Vais mostrar um Carlos diferente daquele que vimos no Ídolos?

Carlos Costa – Não muito diferente, vou tentar não ser muito diferente, vou ser fiel às pessoas que são minhas fãs da altura. Se não também tenho medo de as decepcionar a elas. Mas vou tentar impressionar pela positiva.

A Televisão – O que é que nos podes contar sobre a tua música?

Carlos Costa – É uma música dançável, que fala de dança, bastante mexida, muito bem disposta, muito simpática, com uma letra espectacular, feito por um compositor espectacular, extremamente simpático, jovem, e espectacular,  por isso, é espectáculo.

A Televisão – Estás confiante de que podes ganhar?

Carlos Costa – Isso é muito relativo. As votações são muito imprevisíveis, nem tenho estado a pensar muito nisso. Preocupo-me muito em fazer um bom trabalho nesse dia. Quero fazer um bom trabalho, quero que as pessoas olhem para a televisão e digam ‘espetáculo, este não ganhou, mas poderia ter ganho que era igual, ou então era um dos possíveis vencedores, esteve muito bem, espectacular, cantou bem, dançou bem. É isto que eu espero.

Festival Eurovisão da Canção

Lá fora, continuam a todo o gás as seleções dos mais diversos países para a sua participação no Festival Eurovisão da Canção. Esta semana, Israel, Turquia, Irlanda e Finlândia já escolheram os seus representantes a Baku.

Por Israel, sabe-se que a banda Isabo irá representar o país com o tema “Time”. Apesar de a apresentação oficial apenas acontecer no dia 1 de março.

Já a Turquia leva ao Azerbeijão Can Bonomo que cantará “Love Me Back”.

A Irlanda repete a dose dos irmãos gémeos Jedward, que pelo segundo ano consecutivo representam o país no festival. “Waterline”, composto por Nick Jarl e Sharon Vaughn, será o sucessor de “Lipstick”, que há um ano atrás, em Dusseldorf, conseguiu um honroso 8º lugar para o país.

E finalmente a Finlândia que escolheu Pernilla Karlsson, com o tema “När Jag Blundar” para representar o país em maio.

Para a próxima semana há mais, com o David Ferreira, na última edição do Rumo a Baku antes do Festival RTP da Canção!

Esta rubrica foi feita em parceria com o site ESC Portugal

Relacionado:
Siga-me:
Redactor.