fbpx
Rumo a Baku

Rumo a Baku (3)

Rumo A Baku2012 Rumo A Baku (3)

Rumo A Baku2012 Rumo A Baku (3)

Seja muito bem-vindo a mais uma edição de ‘Rumo a Baku’, o resumo semanal de notícias do mundo do Festival da Canção(FC) e do Festival Eurovisão da Canção(ESC).

Festival RTP da canção 2012

Se na semana passada ficámos a conhecer os compositores dos 12 temas a concurso no FC, nesta soube-se que Jorge Cruz, compositor escolhido para escrever a canção interpretada por Pedro Tomás, desistiu, tendo a RTP anunciado, Pedro Marques dos Flor-de-Lis em sua substituição. Também a ordem de atuação do nosso festival foi revelada, sendo a seguinte:

  1. Ricardo Soler
  2. Pedro Macedo
  3. Tó Martins
  4. Gerson Santos
  5. Joana Leite
  6. Pamela Salvado
  7. Cumplices(duo composto por Susana Gonçalves e Pedro Portas)
  8. Arménio Pimenta
  9. Carlos Costa
  10. Vânia Osório
  11. Rui Andrade
  12. Filipa Sousa

Festival Eurovisão da Canção

Crystal Hall2 Rumo A Baku (3)

Lá fora, houve gala de apresentação do ESC, onde além do sorteio das semifinais, foi também apresentado o logótipo, slogan e o local do certame, a Baku Cristal Arena. Fora esta gala a Arménia confirmou o que a UER já havia adiantado, ou seja a presença do país em Baku.

Logo Rumo A Baku (3)

O slogan é “Light Your Fire” e simboliza o Azerbaijão como terra do fogo. A principal ideia é mostrar a união e orgulho do povo azeri por assim ser conhecido. Segundo os criadores do tema do certame, mostra também o ESC como lugar onde se celebra a música e a dança.

Relativamente ao sorteio, Portugal irá fazer parte da primeira parte da segunda semifinal, juntamente com a Sérvia, Holanda, Macedónia, Bielorrússia, Malta, Ucrânia, Arménia e Bulgária. A Suécia, Geórgia, Eslovénia, Estónia, Turquia, Eslováquia, Croácia, Noruega, Lituânia e a Bósnia & Herzegovina atuam na 2ª parte da semifinal de 24 de maio, onde votam também a Alemanha, França e Reino Unido. Espanha, Itália e o anfitrião Azerbaijão.

Na outra semifinal, a primeira, Montenegro, Islândia, Roménia, Albânia, Bélgica, Letónia, Suíça, Finlândia e Grécia, ficam na primeira parte, e Moldávia, Chipre, Áustria, Dinamarca, Rússia, São Marino, Israel, Irlanda e Hungria na segunda parte. Além dos 18 participantes nesta semifinal, votam também, o anfitrião Azerbaijão, Espanha e Itália.

Chipre e França foram os países que deram a conhecer a sua representação para o ESC. O país do mediterrâneo será representado por Ivi Adamou com “La La Love” e os gauleses, que já havia anunciado há alguns meses Anggun como representante, revelou a música que a mesma irá levar a Baku, trata-se de “Echo (You and I)”
Fique com os vídeos das escolhas desses países:
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=yfiUG5HOay4]
Na próxima semana, o Pedro Esteves estará de volta com mais novidades do mundo do Festival da Canção e eurovisão. Até lá!
Esta crónica foi feita em colaboração com o ESC Portugal.
Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

2 Comentários

Clique aqui para comentar

ATV News