fbpx
Rumo a Baku

Rumo a Baku (18)

Rumo A Baku2012 Rumo A Baku (18)

Rumo A Baku2012 Rumo A Baku (18)

O Festival Eurovisão da Canção (ESC), edição 2012 já está em pleno andamento! Neste Rumo a Baku, além dos ensaios iremos dar destaque à sondagem do aTV para o ESC, em que daremos os resultados da sondagem da 1ª semifinal e o pontapé de saída para a escolha popular dos 10 melhores da 2ª semifinal. Também nesta edição, cabe-me salientar o prémio recebido pelo ESC e a partida da nossa representante para Baku. Bem-vindo à 18ª edição do seu magazine eurovisivo!

Com o primeiro ensaio marcado para amanhã, Filipa Sousa partiu no passado domingo para Baku. Com Filipa Sousa foi José Poiares, chefe de delegação, Pedro Granger, comentador do ESC deste ano, os 5 backing vocals que acompanharão Filipa, entre outros. À partida, a cantora afirmou sentir-se, “um bocado ansiosa”, e, “entusiasmada”. Confirmou que não existem alterações à música, sendo que a escutada no Festival da Canção 2012 é a versão final. Ainda assim existem alterações na coreografia. De notar ainda a ausência de Carlos Coelho e Andrej Babiç da comitiva portuguesa, podendo tratar-se apenas de uma partida posterior a esta, a que se juntarão mais tarde em Baku.

Partida%2520Baku 5 Rumo A Baku (18)

Um dos mais aguardados atributos do ESC é o palco, na semana que passou, a sua construção foi concluída e agora podemos ter uma ideia mais clara do mesmo:

Stageplre10 Rumo A Baku (18)

Já hoje, começaram os ensaios do ESC. Os primeiros a pisar o cenário de Baku foram Islândia, Albânia, Bélgica, Suíça, Finlândia, Roménia, Grécia, Montenegro e Letónia. Amanhã, e entre outros países, e a vez de Filipa Sousa se estrear na Baku Cristal Arena.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=kRxKfDK7k6g]

Podes ver mais vídeos dos ensaios, aqui.

Entretanto, prosseguem também as votações das OGAE. Esta semana, foi a vez dos organismos de Andorra, Alemanha e Holanda divulgarem os seus preferidos. Portugal não recebeu qualquer voto destas 3 representações, sendo que no Top3, continuam Suécia, Islândia e Itália.

Foi no passado dia 11 de maio que o ESC foi galardoado com um importante prémio internacional. Trata-se do “Rose D’Or” referente ao Melhor Espectáculo ao Vivo de 2011, e foi entregue na Suíça. Em representação do festival estiveram presentes o diretor geral da NDR (broadcaster do último ESC) Lutz Marmor e o supervisor executivo do ESC, Jon Ola Sand, que representou a EBU, este último disse À imprensa no local, “Estamos muito orgulhosos com o reconhecimento do prestígio do Festival Eurovisão da Canção, o que mostra que após quase 57 anos está mais vivo do que nunca”. A Rose D’Or existe desde 1961 e esta foi a primeira vez que premiou o ESC.

ESC sondagem aTV

Depois de uma semana a votar, já temos os resultados das preferências da 1ª semifinal dos nossos leitores. Depois de uma plataforma de votação pouco estável e com erros, tivémos, na passada 3ª feira que reiniciar as votações através doutro método. Sendo assim,estes resultados, e visto que não conseguimos aceder aos outros, têm em conta apenas os votos contabilizados desde 3ª feira, altura em que recomeçámos.

Resultados

Esc%2520Sondagem%2520 %25201%25C2%25Aa%2520Semifinal Rumo A Baku (18)

Com estes resultados, Islândia, Grécia, Dinamarca, Suíça, Chipre, Roménia, Hungria, Irlanda, Bélgica e Finlândia estão apurados para a final da ESC Sondagem aTV.

Encontrados que estão os 10 primeiros finalistas da nossa sondagem final, começa agora a votação para a 2ª semifinal.

Untitled 1 Rumo A Baku (18)

Na próxima semana, o Pedro André Esteves dará os resultados desta eliminatória e dará o pontapé de saída para a final da nossa sondagem.

Por esta semana é tudo, mas já sabes, na próxima o Rumo a Baku está de volta!

Rubrica feita em parceria com o ESC Portugal

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

ATV News