fbpx
Rumo a Baku

Rumo a Baku (13)

Rumo A Baku2012 Rumo A Baku (13)

Rumo A Baku2012 Rumo A Baku (13)

Seja bem-vindo a mais uma edição da «Rumo a Baku». Esta semana, e quando faltam 6 semanas para o Festival Eurovisão da Canção 2012, damos destaque à ida anunciada de Filipa Sousa a um evento da Organisation Générale des Amateurs de l’Eurovision(OGAE), da saída de Filipa Azevedo do nosso país, e lá fora, da ajuda da Grécia ao Chipre, e das primeiras votações das OGAE de cada país.

Portugal 2012

Filipa Sousa, afirmou esta semana à revista Notícias TV que irá participar, no próximo dia 29 de abril,  na Eurovision Party em Londres, Reino Unido. À mesma revista, afirmou que essa mesma viagem será paga do seu bolso, já que a RTP apenas promove e apoia festas relacionadas com o ESC, dentro de Portugal. Também sobre a nossa canção, “Vida Minha” encontra-se no penúltimo lugar no site de apostas Oddchecker, apenas ultrapassando a canção de San Marino.

Tal como A Televisão noticiou, já é conhecida a equipa portuguesa ao ESC. Chefiada pelo chefe de delegação, José Poiares, o comentador será Pedro Granger, e Joana Teles é a escolhida para dar os votos portugueses, na final de dia 26 de maio. Os 5 backing-vocals, que acompanharam Filipa Sousa no Festival da Canção, irão manter-se também, a saber, Carla Ribeiro, Ana Rita Inácio, Filipe Fontenelle, Pedro Coelho e Eduardo Marques. O produtor Ramon Gallarza, um operador de câmara, a stylist Cátia Castel-Branco e um cabeleireiro, completam a equipa portuguesa.

————————-

Filipa Azevedo que representou Portugal no Festival Eurovisão 2010, regressou a Londres confessando-se “desiludida” com o mercado musical português. “Vou tentar investir na minha carreira em Londres já que em Portugal não consegui“. Filipa afirmou que após vencer o concurso da SIC “Família Superstar”, as editoras “não aceitaram o meu estilo musical, ninguém pegou em mim“. A ligação à estação de Carnaxide, que durou dois anos, não só não lhe alavancou a carreira como lhe fechou as portas. “Enquanto estive presa à SIC não pude ir para outros canais e perdi muitos trabalhos“. E especifica: “Quis ir aos castings dos Morangos com Açucar, mas a SIC não autorizou”. Em 2010 concorre ao Festival da Canção da RTP, a convite do jornalista da SIC Augusto Madureira, vence o certame e representa Portugal em Oslo, Noruega. Alcança o 4.º lugar na semifinal e o 18.º na finalissima. A partir daí, volta a entrar no esquecimento, optando por enveredar por outras áreas profissionais ligadas ao comércio. Agora, está de regresso a Londres onde espera realizar trabalhos na área da música.

Festival Eurovisão da Canção 2012

Como vem sendo habitual, as OGAE já começaram a revelar as suas votações para o ESC. A primeira a fazê-lo foi a Bulgária. Este país da antiga Jugoslávia, atribuiu os 12 pontos à Suécia, 10 à Sérvia, 8 ao Chipre, 7 à Dinamarca, 6 à Suíça, 5 à Roménia, 4 à Grécia, 3 à França, 2 à Noruega e 1 à Estónia.

No Chipre o governo cipriota aprovou o orçamento de 140 mil euros de Ivi Adamou para o ESC, pondo assim, um ponto final na especulação em volta da possível desistência do país por falta de orçamento. Esta indefinição, – e mesmo com o apoio da Sony Music grega – deveu-se sobretudo à necessidade do governo fazer cortes em vários sectores e ameaçar desta forma a presença da ilha em Baku.

Finalmente, lá fora, na Macedónia, Kaliopi confirmou que a canção será interpretada em macedónio, com apenas um refrão em inglês. A cantora afirmou ainda, que terá uma cenografia simples, e que a mesma será muito potenciada pela luz. A Macedónia atua na 2ª semifinal, a mesma de Portugal, no dia 24 de maio.

Está tudo contado por esta semana. O Pedro André Esteves regressa na próxima, com todas as novidades do mundo da eurovisão. Até lá!

Rubrica feita em parceria com o ESC Portugal

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

ATV News