fbpx
Rumo a Baku

Rumo a Baku (10)

Rumo A Baku2012 Rumo A Baku (10)

Rumo A Baku2012 Rumo A Baku (10)

Bem-vindo à 10ª edição de «Rumo a Baku». Esta semana, há declarações de Carlos Coelho sobre a letra de «Vida Minha», e a ambição de Hugo Andrade no Festival Eurovisão da Canção 2012 (ESC). A nível europeu, as novidades são as músicas do Azerbaijão, Montenegro, Bósnia & Herzegovina, Reino Unido e San Marino.

Portugal 2012

Hugo Andrade falou esta semana da possibilidade de ter Portugal como anfitrião do ESC, o Diretor de programas da RTP1 disse que a “A RTP tem de ter capacidade para organizar a Eurovisão”, em termos de custos que essa organização acarretaria “os cinco países (Alemanha, França, Espanha, Reino Unido e Itália) que estão sempre apurados suportam a fatia de leão. Depois, todos os outros pagam em função da dimensão”. No caso português, “como somos pequenos, pagamos menos. Não tenho ideia dos valores, mas não é nada de extraordinário”. Relativamente aos custos da deslocação até ao Azerbaijão, “Por um lado, será um esforço maior porque o festival é no Azerbaijão e os bilhetes [de avião] são consideravelmente mais caros. Mas, por outro, vamos levar uma delegação mais pequena”. Segundo o responsável do primeiro canal, a comitiva lusa desta ano não terá mais de “10 a 12 pessoas”, ao invés das 15 a 18 dos últimos anos.

Carlos Coelho, letrista da nossa música, falou de como a gostaria de ver em Baku, “A opinião que tenho dos estrangeiros é muito boa. Não me faz pensar sequer em mudar a língua da letra. Isto é português. Está fora de questão traduzir para inglês uma parte da letra”. Coelho comentou ainda as eventuais semelhanças a “Senhora do Mar” de 2008, “Esta música não é uma sequela se ‘Senhora do Mar’. Esta canção tem uma ambiência diferente. Não digo que não consiga ter sucesso diferente, mas a história é irrepetível”.

Festival Eurovisão da Canção 2012

Esta semana surgiu a planta com a disposição do palco e público na Baku Cristal Arena. Na foto, e apesar de não se ver quase nada de como poderá ser visto de outra perspectiva, pode-se ter ideia da forma irregular do palco.

Palcones Rumo A Baku (10)

Em novidades, Azerbaijão, São Marino, Montenegro, Reino Unido e Bósnia & Herzegovina apresentaram, finalmente as suas escolhas para o ESC. São Marino apresentou Valentina Monetta com “Facebook uh oh oh”, mas foi desqualificada pela EBU/UER, devido ao facto do título da canção e a letra da mesma usarem repetidamente a marca comercial “Facebook”, e isso viola o regulamento da competição. O país tem agora 3 hipóteses, apresentar a mesma canção sem a menção ao Facebook, apresentou outra para concorrer, ou desistir da edição deste ano. Novidades deste caso, devem ser conhecidas em breve.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=6mx3c7JxUYs]

Montenegro vai a Baku com “Euro Neuro” interpretado por Rambo Amadeus.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=D6S-FNLv2jQ]

O anfitrião, também apresentou a música com que, a previamente escolhida Sabina Babayeva, irá defender o título conquistado pelo Azerbaijão no ano passado. A música chama-se “When the Music Dies”.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=gA9wT2IL_tQ]

O Reino Unido, foi o último dos membros do Big5 a apresentar a sua música. Engelbert Humperdinck, irá cantar “Love Will Set You Free”.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=01SQXjlhTuE]

Finalmente, também a Bósnia-Herzegovina já tem música e representante. A representante é Maya Sar, e a música é “Korake ti znam”.

[youtube

Esta semana é tudo, na próxima o Pedro Esteves cá estará para lhe contar tudo sobre o Festival Eurovisão da Canção.

Rubrica feita em parceria com o ESC Portugal

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

1 Comentário

Clique aqui para comentar

  • Não se preocupem com os custos de organizar um Festival Eurovisão porque se continuarem teimosos e tradicionalistas nunca seremos vencedores. Talvez seja de propósito…

ATV News