fbpx

Rumo a Baku (1)

David Ferreira
5 min leitura

Rumo A Baku2012 Rumo A Baku (1)

Bem-vindo ao primeiro ‘Rumo a Baku’. Nesta nova rubrica do site ‘A Televisão’ iremos dar-lhe a conhecer as novidades do Festival da Canção e eurovisão. Os intérpretes de escolhidos de cada país, as novidades da organização, e claro, o grande destaque é a nossa participação e o nosso festival.

1 Rumo A Baku (1)Esta semana a grande novidade é a revelação dos concorrentes, assim como do palco onde terá “Festival da Canção 2012”. Ambos foram noticiados pel’A Televisão e é certo que depois do Campo Pequeno em 2010 e do Teatro Camões, que entre outras ocasiões acolheu o certame no ano passado, o festival irá ter lugar no ‘Estúdio 1’ dos estúdios do canal na sua sede em Lisboa. Quanto aos nomes, os grandes destaques são Gerson Santos (Ídolos 4), Vânia Osório (A Voz de Portugal), Rui Andrade que repete assim a participação do ano passado e Carlos Costa da 3ª edição do ‘Ídolos’ e que por diversas vezes afirmou que gostaria de participar e representar Portugal. Do lado dos suplentes os nomes mais sonantes são Bruno Gomes, da Operação Triunfo 4 e Raquel Guerra, 2ª classificada na 2ª edição do ‘ídolos’. O ‘Festival da Canção’ está agendado para o dia 10 de março.

Festival Eurovisão da Canção

Lá fora, continuam a todo o gás os preparativos para a edição 2012 de um dos mais velhos festivais de música de todo o mundo. Ainda que o Azerbaijão ainda não tenha definido o local para receber o festival, existem grandes probabilidades de ser a Crystal Arena, a acolher o evento. As obras, essas, prosseguem a bom ritmo, e envolvem cerca de 500 homens e quando pronto terá capacidade para 25.000 espectadores.

Quanto a países participantes, e relativamente ao ano passado saiu a Polónia e regressou o Montenegro. Sendo assim, irão participar 43 países, 6 deles com participação garantida na final de dia 26 de maio, são eles: Espanha, França, Alemanha, Itália, Reino Unido e o anfitrião Azerbaijão. Nas semifinais juntam-se a Portugal: Albânia, Arménia, Áustria, Bielorrússia, Bélgica, Bósnia & Herzegovina, Bulgária, Croácia, Chipre, Dinamarca, Estónia, Finlândia, Geórgia, Grécia, Hungria, Islândia, Irlanda, Israel, Letónia, Lituânia, Macedónia, Malta, Moldávia, Montenegro, Holanda, Noruega, Roménia, Rússia, San Marino, Sérvia, Eslováquia, Eslovénia, Suécia, Suíça, Turquia e Ucrânia. Todos eles estarão dividos por 2 semifinais a realizar nos dias 22 e 24 de maio, 1ª e 2ª semifinal respetivamente.

Por esta altura há também já países que têm representação ou pelo menos cantor para levar a Baku em maio. Esta semana foi a Croácia e a Turquia a revelarem os seus representantes. Can Bonomo representará a Turquia, e Nina Badriç levará as cores croatas ao palco da eurovisão. Mas há mais países que também já têm representante, são eles Bósnia & Herzegovina, com MayaSar, o Chipre com Ivi Adamou, a Macedónia com a cantora Kaliopi, o Montenegro com Rambo Amadeus, a França vai a Baku com Anngun, cantora bem conhecida dos portugueses  pelo dueto que fez com Mickael Carreira em 2012. Finalmente, o destaque vai para a Sérvia que faz regressar o seu representante em 2004(na altura ainda Sérvia e Montenegro) e apresentador do ESC em 2008 Zeliko Joksimovic.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=z7OvpjplJ_8]

A Suíça e a Albânia são até agora os únicos países com tudo escolhido para o festival. A nação dos balcãs escolheu Rona Nishliu com o tema “Personal”. Já a Suíça escolheu o duo de irmãos Sinplus com a canção “Unbreakable”.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=dVvDxR8k5LY]

[youtube

Na próxima semana há mais um ‘Rumo a Baku’ com novidades do mundo da Eurovisão e Festival da Canção. Até lá!

Esta crónica foi feita em parceria com o ESC Portugal

Moderador do fórum e designer