fbpx
Rubricas

Retrospetiva 2014 | Outubro

2014 Retrospetiva Retrospetiva 2014 | Outubro

2014 Retrospetiva

A Retrospetiva 2014 está de regresso com o mês de outubro, ultrapassada que foi a rentrée televisiva. A verdade é que em outubro houve diversos eventos televisivos que marcaram o mês. Vamos passá-los em revista em seguida.

Em mês de aniversário, a SIC deu a conhecer a próxima novela da Globo a chegar à sua grelha – Alto Astral – que estreou no mês seguinte. Além disso, a estação continua a garantir pretender ter duas novelas nacionais em antena no horário nobre, conforme foi por diversas vezes afirmado pelos homens fortes da SIC. Será assim em 2015? Nos seus talk shows, uma das notícias do mês foi o cada vez menor papel que Luciana Abreu desempenhou na condução do Grande Tarde, tendo este sido justificado pelas outras atividades da atriz, apresentadora e cantora.

O último trimestre de 2014 ficou marcado pelo mal-estar na redação da TVI, devido ao congelamento salarial e a outras polémicas na informação do canal e que muita tinta fizeram correr na imprensa nacional. Apesar disso, o caso TVI/Ana Leal acabou por ser concluído com um acordo entre as partes. Todas estas polémicas levaram José Alberto Carvalho a deixar a direção de Informação do canal e os seus eventuais sucessores foram de imediato apontados, sendo que a escolha recaiu sobre Sérgio Figueiredo.

Na ficção nacional continuaram as mudanças no rumo de Jardins Proibidos, tal como já tinha acontecido com O Beijo do Escorpião, e que terão levado a atrasos nas gravações. José Carlos Pereira deixou do elenco da novela e chegou a ponderar deixar a carreira de ator, por força dos seus problemas de saúde. Veremos quando regressará.

O destaque do mês ao nível da ficção foi para a nomeação de Belmonte para um Emmy Internacional. A verdade é que a novela da TVI acabou por ser relegada para segundo plano por Joia Rara, mas ainda assim o seu elenco e autor mostraram-se satisfeitos por esta distinção. Em destaque nestes prémios esteve a Globo, com três nomeações.

Casa dos Segredos 5 continuou a decorrer e a dar do que falar na TVI, e pela primeira vez desde há mais de uma década que Teresa Guilherme conduz reality shows, a apresentadora entrou na Casa mais vigiada do país e mostrou-se muito satisfeita com a experiência.

No geral, começaram a adivinhar-se as apostas das generalistas para 2015. Manuel Luís Goucha (que havia acabado de renovar contrato com a TVI) e Cristina Ferreira continuam na linha da frente para assumir o entretenimento da TVI e fora dos ecrãs. Na SIC o rosto para o início deste novo ano foi Diana Chaves, que confirmou o regresso à apresentação, sendo apontada à condução da segunda edição do Achas Que Sabes Dançar?, que havia entretanto sido confirmada para o início de 2015. Além disso, também a versão portuguesa de Shark Tank continuou a dar do que falar, com Luís Marques a garantir que se manteriam os padrões de exigência do original.

A estação pública, por sua vez, viu-se envolvida numa polémica com Ana Bola que utilizou as redes sociais para expor a sua indignação perante um «desconvite» por parte da RTP. Além disso, continuou a decorrer The Voice Kids, que veio ganhando destaque nas noites de domingo e aproximando-se da liderança nesse período, face à Casa dos Segredos 5 e Factor X.

Continuaremos a fazer esta Retrospetiva 2014, com o penúltimo mês do ano.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

ATV News

<>