fbpx

Retrospetiva 2014 | Óbitos

Diana Casanova
5 min leitura

2014 Retrospetiva

2014 foi um ano bastante triste pelas muitas personalidades televisivas que partiram, deixando para trás os seus amigos e familiares, mas também o seu trabalho que fica eternizado pelos diversos suportes televisivos, quer a nível nacional, quer a nível internacional. Assim, o A Televisão passa em retrospetiva o ano de 2014, nesta primeira edição, recordando e homenageando os que faleceram neste ano.

Em fevereiro chegou a triste notícia do falecimento de Phillip Seymour Hoffman, que foi encontrado morto aos 46 anos, e que deixou para trás um legado sobretudo no cinema e televisão mundiais. Trágico foi igualmente o falecimento de Robin Williams, que chocou e consternou o mundo cinematográfico no passado mês de agosto e que representou mais uma estrela de Hollywood que se despediu em 2014. J. J. Murphy, de Game of Thrones também partiu no ano passado.

No terceiro mês do ano, James Redhorn faleceu. O ator de Homeland foi vítima de um melanoma contra o qual lutava já desde a década de noventa, mas deixa um vasto currículo cinematográfico. Aos 74 anos, Kate O’Mara também faleceu, ela que participou, entre outras séries em Dinasty e Doctor Who.

Em março foi Paulo Goulart que se despediu de todos nós, aos 81 anos de idade. O ator que integrou diversas produções da Globo faleceu vítima de um cancro. O meio artístico brasileiro, mas também português, voltou a ficar de luto pelo falecimento de José Wilker, aos 66 anos, no mês de abril. Por muitos considerado como um dos melhores atores brasileiros, José Wilker deixa um vastíssimo currículo na história da Globo que assinala os seus 50 anos em 2015. Hugo Carvana foi outro dos mais emblemáticos atores brasileiros que faleceu, no passado mês de outubro.

Manuel Forjaz partiu e deixou o país consternado pela sua perda, assim como o ator Pedro Cunha que partiu de forma trágica no mês de abril. Outro trágico momento do ano deu-se no final de junho, com o falecimento do filho de Judite Sousa – André Sousa Bessa, aos 29 anos, depois de um acidente numa piscina.

Também o jornalismo ficou mais pobre com o falecimento de Rui Tovar, jornalista e comentador desportivo e que foi vítima de problemas cardíacos aos 66 anos; assim como de Rui Camacho. Inesperada foi a morte do jornalista da SIC Fernando de Sousa no passado mês de outubro, já que se encontrava a cobrir, como habitualmente, uma das cimeiras europeias para a estação de Carnaxide.

Umas das mais relevantes figuras da televisão nacional faleceu em 2014 – Emídio Rangel, mas o seu legado na televisão privada portuguesa permanecerá intacto, assim como a sua importância no panorama televisivo do nosso país. Outros rostos que marcaram a televisão durante várias décadas foram  Sousa Veloso, cara da TV Rural e Anthímio de Azevedo, o homem do tempo, que nos deixaram no ano que terminou.

A morte é sempre dolorosa e chocante, mas a de Rodrigo Menezes foi, talvez, a mais inesperada a nível nacional, e que acabou por gerar uma onda de consternação a nível nacional, com a televisão nacional a multiplicar-se em iniciativas de homenagem ao ator. Contudo, no final de 2014, outro conhecido rosto da televisão e cinema nacionais partiu, António Montez.

Nos últimos meses de 2014, a televisão norte-americana perdeu várias das suas estrelas. Joan Rivers, mordaz comentadora de moda, Marian Seldes, estrela da Broadway, Carol Ann Susi, voz da mãe de Howard em The Big Bang Theory e, no último dia do ano, Edward Herrmann.

O ano que terminou foi, sem dúvida, particularmente doloroso com o falecimento de várias estrelas da televisão mundial. Estas são algumas das que destacamos, que aproveitamos recordar e homenagear, não só pelo seu trajeto e carreira, mas sobretudo pelo contributo que tiveram nas nossas vidas e, em muitos casos, na formação da nossa identidade, por nos acompanharem durante décadas. Até sempre!

Redatora e cronista