fbpx
Rubricas

Retrospetiva 2014 | Junho

2014 Retrospetiva Retrospetiva 2014 | Junho

2014 Retrospetiva

2014 foi um ano repleto de novidades na televisão e agora atingimos o seu meio, com esta Retrospetiva 2014 sobre o mês de junho. Este sexto mês do ano foi o mês das comparações, mas também de despedidas, já que entraríamos na época baixa, por assim dizer. Vejamos.

Água de Mar foi comparada com Morangos com Açúcar, pelo seu teor juvenil e de praia, embora tenha sido prontamente contrariado por uma das protagonistas Mariana Monteiro. Polémica foi também a escolha do horário para exibição da série na RTP1, e as críticas fizeram-se ouvir, como foi o caso de Julie Sargeant.

Júlia Pinheiro e Teresa Guilherme envolveram-se em mais uma polémica, com mais uma comparação – entre o Sabadabadão e o Juntos no Verão. É que Júlia Pinheiro partilhou as noites de sábado com João Baião e a TVI decidiu também ela criar um programa de variedades para os sábados, juntando Teresa Guilherme e Isabel Silva. A cara das manhãs de Carnaxide acusou mesmo o canal de Queluz de Baixo e a apresentadora de estarem a «seguir a fórmula» da SIC. A senhora reality shows recusou quaisquer comparações entre ambos os formatos, referindo apenas que Juntos no Verão «é parecido com o Não Se Esqueça da Escova de Dentes que eu também apresentei». Certo é que as audiências de Sabadabadão nunca convenceram, nem as justificações de Júlia Pinheiro.

Junho foi ainda um mês de despedidas para a estação pública, que disse adeus a Portugal no Coração e Praça da Alegria, dois dos mais antigos programas da sua grelha. Estas despedidas não aconteceram sem críticas e descontentamento por parte dos colaboradores que os ajudavam a colocar no ar todos os dias. Contudo, pelo contrário, a estação pública foi a televisão oficial das Festas de Lisboa 2014.

Neste mês houve ainda lugar à emissão dos jogos do Mundial que, como é habitual, dominaram por completo as audiências neste mês e até mesmo no ano. É um facto que a eliminação precoce da seleção portuguesa afetou os números, mas o futebol continua a ser o prato forte da televisão portuguesa.

No Cabo (quase) chegou o canal do Sporting, ou antes algumas «trapalhadas» no arranque que aconteceu apenas mais tarde. A Sporting TV mudou de logótipo mesmo antes de estrear, foi apontado o seu arranque para uma data e adiado mais tarde devido a questões formais, etc…

Outro tema forte deste período e do resto do ano foram os 760s, que são uma praga na televisão portuguesa. Felizmente, junho trouxe algumas regras para proteger os espectadores deste «flagelo». O número de vezes por hora que se pode apelar à chamada, o tipo de prémios e a sua natureza – apenas em espécie (cartões de débito, na maioria dos casos) – foram algumas das restrições impostas. Até na ficção já se aposta nestes passatempos, como foi o caso dos carros que foram oferecidos durante O Beijo do Escorpião. Tudo em prol das audiências, ou dos rendimentos monetários…

Ruy de Carvalho deixou a TVI e rumou à RTP, para participar em Bem-Vindos a Beirais, e recusou qualquer regresso a Queluz de Baixo. Isto porque o veterano ator não gostou da forma como foi tratado na sua «casa» de há mais de uma década, quando não lhe foi renovado o contrato de exclusividade.

Para terminar, foi criado o organismo da polémica de final de ano da RTP1 – o Conselho Geral Independente, que foi aprovado em junho por maioria na Comissão Parlamentar de Ética. Tempos turbulentos viriam… Mas desses falaremos a seu tempo. Regresse connosco para mais uma Retrospetiva 2014.

 

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

ATV News

<>