fbpx

«Raio X» | Sétima Gala em direto de «Factor X» [Com vídeo]

David Soldado
4 min leitura

E vamos a mais uma gala do Factor X!

No domingo passado, todos os concorrentes cantaram duas músicas. Achei interessante porque dava-lhes a oportunidade de mostrar vários lados, várias facetas, e estava com alta expectativa.

Começamos com o Jorge, a cantar o ‘Magic’ dos Coldplay. Expressando nas minhas anteriores críticas, continua a faltar alguma substância ao concorrente. Não consigo perceber muito bem a ‘onda’ e a personalidade dele. Gostei imenso da atuação dele, no entanto, falta algo. Voz, ele tem. presença de palco também. Na minha opinião, foi a melhor atuação dele em todo o programa.
Seguimos para a Inês com o ‘Prayer in C’. Não sei muito bem o que dizer. Não foi mau, mas também não foi fantástico. Já a vi a fazer muito melhor. Ela estava lindíssima, como sempre. Teve uma boa presença de palco. Do meio para o fim, melhorou imenso, mas acho que o mentor está a tentar fazê-la algo que ela não é. Talvez seja culpa do mentor, talvez seja dela, não sei. Espero que ela melhore as actuações e que o mentor escolha melhores as músicas, deixando a brilhar.

A Mimi! Conseguiu tornar uma música básica, numa coisa ‘bonita’. Gostei imenso, ela fica muito bem com a guitarra. No entanto, tenho saudades de a ouvir em músicas mais tristes, que é aí que lhe sai a magia e o brilho, como quando ela cantou o ‘Gravity’ da Sara Bareilles, ou o ‘Believe’ da Cher. Mas gostei imenso da sua atuação, ela é uma artista de facto. Não há nada a duvidar vindo dela.
O furacão Kika, sem palavras. Quase me fez chorar. Ela sim, tem sido original todo o programa. Tornou uma música de One Direction, numa coisa tão ‘Divalesca’ e tão emocional. Ela é a definiação de Diva, adoro-a Ela é uma séria candidata a ganhar este programa. Fez uma versão TÃO boa da música, e não tenho nada a dizer.
Não vejo muita substância no Rúben tal como já tinha referido em anteriores críticas. Gosto do timbre dele e de como ele interpreta as músicas, mas não é original. E não compreendi esta música, nem a mensagem, nem a actuação dele. Soou bem, gosto desta música, mas não percebi como esta música foi escolhida para um concurso. Não dá espaço para brilhar. Mas desejo-lhe o melhor, isto é só uma opinião!

Os babel, eu chamo-lhes a ‘Química Interessante’ e gosto da forma como eles cantam juntos.  O facto de terem sido juntos à última da hora, deu aqui uma parceria interessante. Esta versão do ‘Say Something’ foi totalmente diferente da original, tendo feito um ambiente engraçado, embora seja daquelas músicas em que não se  ‘deve tocar’ e que são perfeitas mesmo daquela forma. Eu gostei da versão deles. Merecem chegar muito longe no programa, embora a rapariga tenha desafinado nas harmonias, provavelmente foi um problema de ‘não se ouvir’ no palco.

As segundas actuações dos concorrentes, para não me alongar mais: As que me surpreenderam foram a Mimi ‘Like a Prayer’ uma música que não tem nada a ver com o estilo dela, foi muito bom. A Inês com a magnífica música ‘Power of Love’. A Kika e o Jorge, achei que eles tiveram melhor nas primeiras actuações, mas nada de grave! Foi tudo óptimo. A minha opinião sobre a expulsão do Jorge, nesta fase é muito difícil decidirmos quem deve continuar. Alguém tem que sair, infelizmente, saiu um bom cantor. Muita sorte para o Jorge e para a sua carreira musical.

Redactor.