Raio X - Factor X

«Raio X» | Nona gala em direto de «Factor X»

Olá a todos! Antes de mais, espero que tenham tido um Natal Muito Feliz!

Estamos a poucos dias do Final desta 2ª Edição do Factor X. Ainda não terminou e já deixa saudades! É já na próxima 4ª feira, dia 31 de Dezembro de 2014, que ficaremos a conhecer o grande vencedor/a da 2ª Edição deste programa de talentos.

Inês, Kika, Rúben e Babel sobem ao palco! Apenas 3 candidatos irão à final e, domingo, foi dia de ‘Convidados Especiais’! Aqui vai a minha última análise deste Factor X.

A Inês inaugura a penúltima gala a cantar a ‘Mirrors’ de Justin Timberlake. Não achei que o Paulo Ventura tivesse dado este tema à Inês em função do seu estilo, mas sim para lhe dar um desafio e tirá-la da sua área de conforto. A Inês, apesar da estaticidade em palco, teve uma presença ‘luminosa’ e cantou o tema de uma forma muito própria. No entanto, desafinou um pouco e não foi poupada a comentários por parte dos jurados. De qualquer das formas, a minha opinião em relação à Inês mantém-se – evoluiu muito ao longo do programa e tem conseguido superar os desafios de gala para gala.

Agora, em dueto, a Inês canta com a Mónica Ferraz. Achei que a Inês esteve à altura do tema e gostei bastante de ouvir a sua interpretação. A Inês tem características na voz muito peculiares, sem falar da técnica vocal que domina. Para além do timbre marcadamente suave consegue atacar as notas com força e segurança. Tem, assim, lugar no pódio deste Factor X!

E com a ‘Canção de Alterne’ a Kika interpretou e encantou! Com um palco só dela cantou o tema de uma forma sublime. O soul que tem presente na voz já é característica nas suas interpretações. Gostei muito de ouvir a Kika a cantar em português! Na sua segunda atuação a Kika entra em palco com os Black Mamba. O poder vocal da Kika é brutal e este tema assentou-lhe que nem uma luva. Sem dúvida que a Kika é finalista há muito tempo!

Quando o Rúben entrou no tema semitonado fiquei com algum receio que não o conseguisse ‘agarrar’. Não achei que o Rúben estivesse mal na sua interpretação, mas preferia tê-lo ouvido num registo mais calmo que fizesse destacar o seu timbre…a ‘Sign Your Name’ teria sido uma melhor escolha (a meu ver, claro). Considero o ‘Dance Little Sister’ de Terence Trent D’arbey um tema um pouco desconhecido do público em geral mas, por estranho que pareça, foi a segunda vez que este tema foi trazido ao Factor X – foi cantado pelo Berg na 1ª Edição. E, tal como o Berg, o Rúben é também um dos finalistas!

Bom, este Factor X está cheio de surpresas…o Manzarra anunciou que o Fernando estará  sozinho em palco a representar os Babel! Depois desta atuação não restam dúvidas que o Fernando tinha potencial para ter continuado a solo desde início! Voz, presença e, acima de tudo, a humildade que transparece! Apesar do instrumental ter estado um pouco rápido, o Fernando esteve fabuloso a cantar a ‘More Than Words’! A Sónia já se deve ter arrependido (bastante) de não o ter mantido como candidato a solo na sua categoria…

Para finalizar a penúltima gala, antes da grande final, os Babel (desta vez já com a Luana) entram em palco com talentoso D8! A energia foi, sem dúvida, contagiante! No entanto, não foi suficiente para os manter em competição. Os Babel abandonam assim a 2ª Edição do Factor X.

Sem dúvida alguma, temos como finalistas três candidatos muito fortes: Inês, Kika e Rúben. Boa sorte a todos!!!

Não percam o último episódio na próxima 4ª feira, no último dia de 2014! Tenho a certeza que será inesquecível!

Entrem em 2015 com o pé direito!

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Marta Clemente Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Marta Clemente
Visitante
Marta Clemente

“Talentoso D8” Obrigada pela gargalhada, Sara.

Já agora, pelo que se diz na net e já confirmei, e ao contrário do que foi referido no
programa, essa canção não é original do D8, mas sim duma banda pop coreana
chamada Super Junior. Para quem se valia tanto da suposta originalidade e criatividade…

ATV News