Raio X - Factor X

«Raio X» | 6 semana de «Factor X»

Pois é, nesta fase do Bootcamp o «corte» de concorrentes feito é muito maior, sendo que a mecânica do programa também foi alterada!

Os nossos concorrentes enfrentam mais uma fase do Factor X para lutarem por um lugar nas galas. Os padrões e comentários dos nossos jurados começam a ser cada vez mais elevados e frontais! Não posso deixar de seguir esse exemplo e deixar-vos também a minha opinião nua e crua acerca do programa de ontem.

Antes demais, quero deixar o meu comentário à equipa de edição do programa em si. Torna-se difícil darmos a nossa apreciação quando, por vezes, temos apenas (e literalmente) três segundos de audição para ouvir. De qualquer das maneiras, passemos para os concorrentes em si…!

No primeiro grupo, quero dar o destaque ao Samuel que foi, na verdade, o que mais se destacou de todos os rapazes deste grupo. Passando ao segundo grupo, dos nossos «pequeninos», não posso deixar de referenciar que o Pedro mostrou, mais uma vez, o seu carisma e a sua energia. A desorganização liderou no terceiro grupo. Fiquei realmente confusa com o que se estava a passar e nesta altura do campeonato não há desculpas para não haver trabalho árduo e – mesmo não sendo a categoria dos grupos – trabalho de equipa. É aqui que destaco o que referenciei inicialmente. A duração da audição do quarto grupo nem chegou a cinco segundos. Estava eu a acabar de apontar os nomes e já a audição tinha acabado! Chegando ao quinto e último grupo da categoria dos rapazes, quero mais uma vez destacar o timbre vocal do Bertílio que, a nível pessoal, me agradou muito desde a primeira audição.

Tivemos também o Matheus a destacar-se mais uma vez e, arrisco-me a dizer que é um grande candidato para chegar às galas. Para além destas apreciações individuais, achei este último grupo o melhor grupo de rapazes.

Passemos à categoria das raparigas. O primeiro grupo a subir ao palco, que, a meu ver, não nos mostrou nada de marcante tanto a nível musical como a nível de presença em palco. No segundo grupo quero dar destaque à concorrente Marta Carvalho por bons e maus motivos. Acho realmente que teve uma prestação mais fraca do que na sua primeira audição mas mesmo assim não deixou de ser a rapariga com mais presença e personalidade neste grupo.

O terceiro grupo onde tivemos a presença da nossa rapper do programa. Desta vez sim, gostei da sua prestação e acho que é um diamante em bruto que merece ser trabalhado! Em relação ao resto das concorrentes que fizeram parte deste grupo, senti que as capacidades vocais a nível geral, foram relativamente fracas e mal aproveitadas. A Miriam e a Diana foram, para mim, as concorrentes que mais se destacaram neste quarto grupo sendo que se sentiu muito mais o nervosismo a afectar as restantes concorrentes deste grupo. Penso que a desorganização (mais uma vez, talvez pelos nervos ou pelo facto de serem concorrentes a solo e este desafio tome outras proporções) foi um problema geral nestas duas categorias, sendo que o quinto grupo também me deixou pouco impressionada e até reticente.

«Give me Love», mais uma música de Ed Sheeran que, como disse no meu primeiro comentário, é sempre uma escolha arriscada devido às subtilezas deste artista. Gostei de todos os timbres que ouvi, embora, como referiu a Sónia, a divisão da música tenha sido mal feita. Independentemente de concordar, também sei que a divisão da música é da responsabilidade de cada grupo composto e penso realmente que esse foi o único erro deste grupo de raparigas. No último grupo da categoria das raparigas, houve uma total ausência de sentimento colocado na música «Read All About It». Sentimento esse que deve ter sido «substituído» por uma insegurança brutal e pela constante preocupação de conseguirem controlar os nervos. Dito isto, foi uma das audições que menos gostei.

Passemos então à categoria dos grupos. Foram eles também postos à prova com outros concorrentes desta categoria.

Começo com a prestação da Fernanda e do Pedro. Continuo a achar que a sua presença em palco é, francamente, fraca e que transparecem demasiada insegurança para nos cativarem a atenção por completo. Acompanhadas pela Fernanda e pelo Pedro estiveram as Burning Tears. Quero mais uma vez concordar com a Sónia quando se questionou acerca da presença de palco da Sara (e, também, do Fernando) talvez não ser forte o suficiente em relação à da Ana, e em como isso poderia prejudica-la. Mais uma vez, consegui apenas ouvir três segundos desta audição dos dois grupos, os Maria e os The Fallen. Em relação à terceira audição, da qual fizeram parte as Troublemakers e as Overcome, devo dizer que não apreciei um segundo que fosse desta audição. Foi mais um exemplo de um mau uso de tempo e de pouca capacidade de controlar os nervos, que resultou numa audição pura e simplesmente desafinada do início ao fim.

No quarto grupo a subir ao palco, com as X-Press e o Diogo e a Miranda, devo dizer que houve falta de carisma por parte de ambos os grupos e que mais uma vez, não cativaram a minha atenção ou interesse. As Teen Machine e as 2-M foram as próximas a subir ao palco e embora tenha notado o profissionalismo existente no grupo das Teen Machine, também senti falta de alma ao cantarem e no caso das 2-M foi o completo oposto, pois faltou o profissionalismo e a postura em palco, mas a alma estava lá. No sexto grupo, em que ouvimos o grupo Invictas e o grupo Soulmate, os nervos foram mais uma vez a razão pela qual nenhum destes grupos conseguiu dar o seu máximo.

E chegámos à ultima audição do programa de hoje, por onde passaram The Lupins e o Xpirit. Devo dizer que as The Lupins cantaram muito uma para a outra. É sempre um momento bonito quando se consegue sentir a cumplicidade entre o grupo, mas penso que talvez tenham cantado demais uma para a outra de modo a evitar os jurados e esses sim, são quem devem ser conquistados. Em relação aos Xpirit senti também a cumplicidade, mas não pude deixar de sentir a concentração em serem afinados a mais devido à insegurança do grupo em si.

E aqui ficámos com mais um comentário acerca da segunda edição do maior programa de talentos do mundo, o Factor X. Não percam o próximo episódio para a semana, em que descobrimos que categoria vai ser atribuída aos nossos jurados e onde descobrimos quem é o top 4! Até para a semana!

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

ATV News