fbpx

Raio X | 5 semana de «Factor X»

David Soldado
3 min leitura
Raiox_Ivosoares
Olá Pessoal!
Eu estou a gostar imenso desta edição do Factor X. Há talentos fantásticos, vozes muito grandes mesmo. Há artistas de verdade, há originalidade e individualidade.
Primeiro que tudo, quero destacar uns nomes que me surpreenderam imenso. Sem dúvida, a Ana Paula Cardoso, é uma das melhores vozes do programa, senão a melhor. Eu gosto sempre de ouvir alguém com soul, apesar de que não é original, nem novo. Podemos vê-la como uma Aretha Franklin, ou uma Etta James portuguesa, que sem dúvida, é de valor.
A fadista Lúcia que adorei ouvi-la, acho que tem o verdadeiro espírito do fado. Apesar de que ainda não consegue transmitir muita coisa ao público. Mas quero ouvir mais dela.
E continuo a dizer, que o miúdo João Duarte é totalmente promissor. Lembra-me a mim quando eu era mais pequeno por vezes, e espero que ele vá longe no programa. Na sua atuação em grupo, fez uns melismas que me maravilharam.
E parabéns e boa Sorte a todo o resto dos concorrentes, se eu fosse elogiar todos os que gostei, não saímos daqui.
Começou a fase do Bootcamp! Fase difícil, e nervos á flor da pele, eu lembro-me. Mas é aí que se descobre quem realmente é forte, quem realmente é poderoso o suficiente para sobreviver o cansaço, a sede, os nervos, a fome, e quem consegue brilhar apesar dessas limitações.
Achei a maioria dos grupos um pouco mal ensaiados, e com pouca harmonia entre as vozes. É complicado porque, no fundo, estão todos a competir uns com os outros, e isso causa desarmonia, e todos eles a «quererem-se mostrar» de forma igual, por vezes exageram nos vocalizes, e nos movimentos em palco. É preciso ter cuidado para se manter contido, e natural, e não entrar em actuação exagerada e falsa de Karaoke. Quem tem talento não precisa de dar saltos, nem precisa de fazer caras exageradas e choros para brilhar, é isso que diferencia os falsos dos verdadeiros talentos.
Fiquei chocado mais uma vez, com a saída do Daniel Fontoura. Confesso que não achei as atuações dele nesta edição as melhores dele, achei um pouco exagerado e «chorão». Mas a versão que ele cantou na outra edição do «One More Try» do George Michael foi sublime, excelente, e digno. Por isso, eu acho que ele merecia ter passado e ter ido bem longe.
A próxima fase será a fase das «cadeiras», que é, francamente, um inferno! E acho que vai haver mais surpresas, e é por isso que vou continuar a ver o Factor X atentamente, e acho que vocês também o vão.

Façam like na minha página oficial e sigam o meu trabalho: https://www.facebook.com/ivosoaresx

Relacionado:
Redactor.