fbpx

«Raio X» | 3ª Semana de «Factor X» – Diogo Santos

David Soldado
5 min leitura

Raiox Diogosantos «Raio X» | 3ª Semana De «Factor X» - Diogo Santos

Cada vez mais temos provas de que Portugal é um país cheio de talento. Dos 11 concorrentes que entraram em cena no passado domingo, 10 passaram à fase seguinte – o designado “Bootcamp”. Desses 10 quase todos obtiveram a unanimidade dos jurados.

-Ana Paula Cardoso foi a primeira a pisar o palco com o tema “Simply the Best” de Tina Turner. Tenho de confessar que tive o prazer de assistir a esta audição ao vivo e foi impressionante ver a facilidade com a qual a concorrente arrebatou tanto o público como os mentores (conseguindo aprovação total dos mesmos). É também preciso realçar que a nível vocal foi a concorrente mais sólida da noite, cheia de certeza, técnica e afinação.

-O segundo a entrar em cena foi Jorge Baptista, com o tema “Billie Jean” de Michael Jackson (na versão de Chris Cornell). A música escolhida foi de alto risco pois não só é um tema icónico como a dificuldade do mesmo é altíssima. No entanto, o risco compensou mesmo tendo algumas falhas a nível vocal. A entrega feita à canção elevou a actuação a um patamar, garantido uma ovação de toda a plateia e, claro, o “sim” do júri.

-Seguiu-se um dos concorrentes mais novos que já passou pelo Factor X, Pedro Jaca.  O Jovem Pedro, encantou a plateia com a sua interpretação de “Curtição” de Anselmo Ralph, e embora ainda precise que a sua voz amadureça e estabilize com o tempo, o à vontade demonstrado por este galã de palco conquistou o júri que viu nele o necessário para passar à próxima fase.

-Uma das canções deste último ano foi sem dúvida “All of Me” de John Legend, que foi o tema interpretado, de forma bastante competente, por Samuel Albuquerque (“Bigodes”). No entanto como disse o Jurado Miguel Guedes “Não marcou a diferença” embora cante de facto muito bem.

-Um dos momentos altos da noite foi a actuação de Filipa Martins, uma jovem que cantou “In Your Arms” de Christina Perri. Com um timbre especial (fazendo lembrar a cantora dos Cranberries, Dolores Burton) e com um arranjo simples à guitarra provou que pode ser uma concorrente que pode marcar pela diferença e pela originalidade, trazendo um registo muito próprio ao programa.

-A audição seguinte pertenceu a Luciana Sousa, cuja interpretação do tema “Take it All” da Adele não lhe garantiu a passagem à fase seguinte. A concorrente teve alguns problemas de consistência vocal e de dinâmicas e o Júri achou que esta não tinha atingido o nível necessário para passar à fase seguinte.

-As duas actuações que se seguiram pertenceram a Rui Silva (Porto Sentido – Rui veloso), e Luana Ventura (Redemption Song – Bob Marley / Love Song – The Cure). Ambos os concorrentes não estiveram perfeitos a nível vocal e tiveram algumas dificuldades na escolha das suas músicas, no entanto conseguiram carimbar o passaporte para o “Bootcamp” onde vão ter mais uma oportunidade para mostrar o que valem!

-Luís Oliveira foi o nome que se seguiu, interpretou “Seven Nation Army” dos White Stripes e embora tenha tido algumas dificuldades de afinação, mostrou ser um excelente performer e possuidor de uma enorme garra em palco. Conseguiu conquistar os mentores e o público e trazer o espirito do Rock’n’Roll ao programa!

-Outro dos grandes momentos da noite foi a actuação da Filipa Moreira. Com uma voz muito madura e cheia mas com “timbre de menina” fez o júri ficar boquiaberto depois de cantar “One and Only” da Adele. É sem dúvida uma das concorrentes mais interessantes até ao momento e vai continuar o seu percurso no “Bootcamp”.

Arrepiante é o que se pode chamar à última actuação da noite. Carlos Ferreira agarrou com unhas e dentes a oportunidade que lhe foi dada nesta audição e com um brilhante “Nessum Dorma” de Giacomo Puccini acabou o episódio com chave de ouro. Conseguiu a unanimidade do júri e também levantar toda a plateia.

Para a semana há mais Raio X, não saiam daí que nós também não!

Redactor.