fbpx

O Protagonista do ano (dezembro)

A Televisão
3 min leitura

Oprotagonistadoano O Protagonista Do Ano (Dezembro)

E o ano termina com a SIC a revelar as suas apostas para 2012. Ídolos é a grande surpresa. A 5ª edição já começa a ser preparada e promete ser um dos maiores sucessos do próximo ano em Carnaxide. Na RTP1, o clássico Natal dos Hospitais continua a dar cartas e a bater os 40% de quota de mercado na edição deste ano, levando a RTP vangloriar-se destes números e a amealhar mais uns pontos na época natalícia. Mas foi na TVI que o protagonista do mês de dezembro se destacou. Curiosamente, por se ter ficado a saber que iria sair daquela mesma estação. Falo-vos de Júlio Magalhães.

 

Foi ainda em novembro que surgiram os primeiros rumores de que Júlio Magalhães estava de partida de Queluz de Baixo. O destino? A sua cidade natal, a cidade do Porto. A proposta? Encabeçar a direção do Porto Canal, emissora que prepara uma profunda reformulação no próximo ano, agora sobre a tutela do Futebol Clube do Porto. Uma “proposta tentadora” para Júlio Magalhães, assim revelavam fontes próximas do jornalista e pivot, que não o fizeram pensar muito e acabar por aceitar, embora que nas entrelinhas, o novo desafio profissional.

Foi, aliás, em entrevista que Júlio Magalhães não escondeu a vontade de abraçar este novo desafio, adiantando já ter feito todo o seu percurso na TVI e sentir-se, atualmente, da mesma forma como se sentia há 12 anos atrás, quando saiu da RTP.

Mas com esta saída, uma outra questão impunha-se: quem irá substituir Júlio Magalhães na condução do Jornal da 8 e na moderação dos comentários de Marcelo Rebelo de Sousa, aos domingos à noite, na TVI? E essa questão promete ainda levantar sérias dúvidas no primeiro mês do próximo ano.

Por parte da direção de informação da TVI, quer José Alberto Carvalho quer Judite Sousa já se mostraram publicamente disponíveis para substituir Júlio Magalhães no informativo de domingo que, regra geral, costuma ser líder de audiências. Mas alternativas como a condução do Jornal das 8 a partir dos estúdios da TVI no Porto e a permanência no informativo, por parte de Júlio Magalhães, em simultâneo com a sua presença na direção geral do Porto Canal ainda fazem sentido nos corredores de Queluz de Baixo e prometem fazer ainda correr muita tinta nas próximas semanas, até porque, a verificar-se, a saída de Júlio Magalhães apenas acontecerá no final do mês de janeiro.

No entanto, é uma cara emblemática que se despede da TVI, depois de mais de 12 anos na estação, tornando-se num dos protagonistas deste ano de 2011.

Relacionado:
Siga-me:
Redactor.