fbpx

O Protagonista do Ano (agosto)

A Televisão
4 min leitura

Oprotagonistadoano O Protagonista Do Ano (Agosto)

No auge do verão televisivo era o Cabo quem mais dava que falar. Com uma mudança no método de medição audimétrica, agosto marcou radicalmente os números e o peso dos canais temáticos nas audiências. De um momento para o outro, o Cabo começou a somar vitórias consecutivas face às generalistas, acabando o mês de agosto líder de audiências, pela primeira vez na história da televisão em Portugal.

Mas enquanto isso, os canais abertos já preparavam por esta altura, e em força, a rentrée que se aproximava. E é aqui que uma cara televisiva ganha um especial destaque, tornando-se numa das maiores transferências televisivas do ano, ao trocar a TVI pela RTP. Falo-vos, claro de Pedro Granger, o protagonista do mês de agosto.

Pedro Granger O Elo Mais Fraco 2 O Protagonista Do Ano (Agosto)

Foi na sua página do Facebook que o conhecido ator e apresentador surpreendeu todos, no final do mês de julho. Num comunicado emitido nesta mesma rede social, Pedro Granger comunicava a todos os seus fãs que, depois de uma exaustiva reflexão e passados vários meses de “conversas, negociações, dúvidas e indecisões”, abandonava a TVI, 11 anos depois de ter começado a colaborar com a estação de Queluz de Baixo na novela Jardins Proibidos.

Era um ponto final na especulação que se levantava, semanas antes, na imprensa escrita. Pedro Granger esclarecia, finalmente, a sua saída da TVI também que não tinha recebido qualquer convite para ingressar na SIC. Versão claramente desmentida na imprensa escrita que, garantia que Pedro estava já de malas aviadas para Carnaxide, onde Gabriela Sobral e Júlia Pinheiro teriam, supostamente, uma mão cheia de novos projetos para o jovem, tais como, a apresentação da adaptação portuguesa de X-Factor ou até mesmo um lugar no elenco da nova novela, Rosa Fogo. Era, de certa forma, a causa evidente para esta saída abrupta da TVI.

Mas em meados de agosto, Pedro Granger voltou a surpreender. Com o regresso anunciado do Elo Mais Fraco aos serões da RTP, a dúvida sobre quem iria conduzir esta nova edição surgia. Foi neste mês que, para surpresa de quase todos, Pedro Granger foi apresentado oficialmente como a nova aposta da RTP para o seu horário nobre, mantendo-se, desde 19 de setembro, todas as noites à frente do concurso de cultural geral, contra todas as vozes que o davam como certo em Carnaxide.

Capturar O Protagonista Do Ano (Agosto)

Curiosamente, o programa que marcou o mês de agosto esteve para ser apresentado por Pedro Granger, ainda na TVI. Talvez por isso não se ter vindo a concretizar, Canta Comigo revelou-se um autêntico fracasso nas mãos de uma Rita Pereira muitíssimo inexperiente. Derrotas sucessivas e humilhantes contra os apanhados da SIC, afundaram a TVI em muitos serões de domingos.

Canta Comigo marcou, pelas piores razões, o ano da estação de Queluz, tornando-se num símbolo da deriva da televisão generalista, parca em ideias e com produtos ocos como este, contra um Cabo cada vez mais forte e em ascensão.

Siga-me:
Redactor.