fbpx

O Protagonista

Diana Casanova
4 min leitura

O Protagonista O Protagonista

Depois d’O Protagonista da semana passada ter sido o MasterChef da RTP, esta semana é um programa da TVI que merece ser destacado. No dia em que termina, Perdidos na Tribo, é O Protagonista da semana.

Perdidos Na Tribo Logo O Protagonista

Perdidos na Tribo é um doc-reality que acompanha famosos nas suas aventuras por três tribos com costumes muito próprios e que em nada têm a ver com aqueles que são os nossos hábitos. O desempenho do programa apresentado por Leonor Poeiras fala por si, em termos audimétricos, conseguindo rivalizar com Peso Pesado no início, embora tenha vindo a perder algum peso nas últimas semanas, espera-se que vença esta noite, com a final.

A componente cultural e informativa é uma mais-valia do programa, devendo ser elogiada e apreciada pelos espetadores, ao dar a conhecer novas culturas que servem para alargar os horizontes dos portugueses, por vezes, demasiado fechados neste nosso pequeno país. Sem dúvida que esse é um dos aspetos que considero mais interessantes deste programa. É uma forma de diversificar a oferta televisiva, apesar dos protagonistas serem os mesmos de sempre.

Aliás, são os “famosos” que deixam um pouco a desejar, não só pelo facto de serem cansativos, por serem sempre os mesmos neste tipo de programas, mas especialmente por muitas vezes terem uma atitude de desprezo perante os hábitos e culturas em que se vão inserir. Embora concorde que possa haver situações extremamente desafiadoras e que causem muito desconforto e repulsa, para mim, existem certos limites ao nível do respeito e educação pelos hábitos das tribos. Afinal, os famosos são “convidados” destes grupos, pelo que se devem adaptar àqueles que são os seus estilos de vida e não o contrário, aliás, foi esse o desafio que foi lançado aos famosos.

Neste sentido, penso que existe algum conflito entre as duas vertentes documentário e reality-show. Se o objetivo era dar a conhecer estas novas culturas, a componente reality acaba por ridicularizá-las. Assim, Perdidos na Tribo constitui uma novidade em termos de conceito, é pena serem os protagonistas de sempre que, para mim, já não têm o mínimo de interesse. Importa, contudo, realçar o bom desempenho de Leonor Poeiras na condução de Perdidos na Tribo que é uma lufada de ar fresco na apresentação deste tipo de programas.

Não obstante o referido, vale a pena acompanhar este programa para conhecermos algo mais do que se passa no mundo, tendo contacto com outras culturas, o que contribui para o nosso desenvolvimento enquanto seres humanos e para ter uma visão mais aberta à mudança e diversidade deste mundo globalizado.

Perdidos na Tribo é O Protagonista da TVI destes últimos meses, por ser um sucesso de audiências, conseguindo lutar com Peso Pesado pela liderança nos domingos à noite. Só por isso já é uma aposta ganha por parte da estação de Queluz de Baixo.

Redatora e cronista