fbpx

O Protagonista

A Televisão
4 min leitura

O Protagonista O Protagonista

Estreou ontem na estação pública o formato original britânico MasterChef. Com a apresentação de Sílvia Alberto, a direção de programas da RTP1 voltou a apostar num programa que já havia sido exibido por um canal temático. Na SIC Mulher, MasterChef deu nas vistas, pelo enorme talento dos participantes. Ao contrário de Hell’s Kitchen, o formato do primeiro canal oferece um espírito mais amável por parte dos júris, aposta nas histórias dos concorrentes e, essencialmente, na sua dedicação à cozinha.

Masterchef Logo O Protagonista

No dia de ontem, tivemos a oportunidade de contactar com os primeiros aspirantes a MasterChef na RTP1. Seguindo a vertente dos castings, visualizamos diferentes concorrentes, com diferentes dotes para a cozinha. Desde os mais talentosos, aos menos experientes, várias foram as caras que passaram pelo concurso da estação pública. Uma delas levou mesmo o Chefe Ljubomir Stanisic a praticamente vomitar no prato. Com mais ou menos nervos à mistura, a verdade é que foram vários os concorrentes que não colocaram quaisquer dúvidas na passagem à próxima fase por parte do júri. Desde a estudante de Hotelaria em pós-laboral, à nova oportunidade para o psicólogo e para o linguista cuja filha lhe entregou o avental de MasterChef, ou até ao amor da estudante de Engenharia Industrial, os portugueses tiverem a oportunidade de saborear os diferentes pratos apresentados.

Masterchef O Protagonista

Depois de Project Runwaw, ou melhor, Projeto Moda, conduzido pela modelo Nayma, a estação pública voltou a apostar num concurso bastante interessante para o verão. Diferente das próximas cantigas de Canta Comigo, A Voz de Portugal e de Chamar a Música, e das pesagens de Peso Pesado, é uma mais-valia para a televisão portuguesa este MasterChef. Por outro lado, e com o profissionalismo de Sílvia Alberto, não tenho dúvidas de que este concurso correrá melhor do que Projecto Moda.

Já chega de mais do mesmo. Numa altura em que os telespetadores tendem a fugir para a televisão por cabo, é necessário apostar em conteúdos diferentes, que não sejam uma mistura de formatos passados. Os novos programas que irão estrear na SIC e TVI serão uma prova disso, o que me desilude.

Masterchef Castings O Protagonista

Noutro plano, e no que toca às audiências de ontem, a direção de programas da estação pública deve estar satisfeita. Com 8,3% de audiência média e 26,1% de share, a versão portuguesa de MasterChef venceu Tás Aqui Tás Apanhado, e posicionou-se no quarto lugar dos cinco programas mais vistos do dia. Mesmo tendo a RTP1 ficado em último lugar, parece-me que no próximo sábado o valor alcançado por este novo concurso se deva manter ou registar um crescimento. Os talentos do programa assim o exigem, o à vontade de Sílvia Alberto assim o merece, a diferença televisiva promovida pela RTP1 assim o garante.

Apesar disso, os telespetadores têm a decisão final no comando da sua “caixinha mágica” e, como tal, teremos de esperar mais uma semana para compreender qual a sua ligação a MasterChef!

Será que teremos surpresas?

Siga-me:
Redactor.