fbpx

O Protagonista

A Televisão
4 min leitura

O Protagonista O Protagonista

As declarações de Júlia Pinheiro sobre a possível liderança do terceiro canal nos próximos meses não caíram bem a gregos e a troianos. Se, para uns, estas foram totalmente desnecessárias, para outros, até fizeram algum sentido. A meu ver, marcaram os últimos dias e, por essa razão, Júlia Pinheiro é a Protagonista da semana!

É verdade que a estação de Carnaxide tem melhorado as suas audiências, ou melhor, tornado-se mais competitiva. Contra factos não há argumentos, tal como já referi na Audimetria Semanal deste sábado. No entanto, existem ainda muitas falhas a colmatar na grelha de programação do terceiro canal. O day-time ainda não é certo. Se Querida Júlia, em alguns dias da semana, consegue atingir o top dos dez programas mais vistos da SIC, competindo com A Praça da Alegria, nos restantes fica abaixo da “linha amarela”.

Quanto a Boa Tarde, por vezes surpreende, e noutras vezes deixa de surpreender. A ficção brasileira, que vai para o ar após o Primeiro Jornal tem liderado nos últimos meses, mas será que a reposição de Perfeito Coração irá aguentar essa herança? Afinal, há já vários anos que o terceiro canal não apostava em nenhuma novela portuguesa para o horário das 14h20.

Por outro lado, e no que toca à restante oferta televisiva, é de salientar que se nota alguma estabilidade. No entanto, e ao nível de horário nobre, nem sempre ela é verificada. Com a concorrência da segunda temporada da Casa dos Segredos, os diários da segunda edição de Peso Pesado têm tido muitas dificuldades em impor-se. Assim, Rosa Fogo acaba por ficar para trás, não comparecendo no top dos cinco programas mais vistos do dia.

É verdade que mantém o seu público fiel e que, provavelmente, irá aumentar a sua fatia de público, tal como aconteceu com Perfeito Coração e Laços de Sangue mas, para que tal aconteça, é necessário tempo e paciência. Desta forma, considerei precipitadas as palavras de Júlia Pinheiro em relação às produções de Carnaxide.

Rosa Fogo 16 O Protagonista

Por outro lado, e ao nível da concorrência entre a Casa dos Segredos e Peso Pesado, não sei como é possível afirmar que o reality-show da estação de Carnaxide está próximo em termos de audiências do da TVI. É verdade que, ao domingo, os telespetadores tendem a acompanhar a expulsão da versão portuguesa de The Biggest Loser, contudo, e durante a semana, não é isso que acontece.

Neste sentido, como pode referir Júlia Pinheiro que Peso Pesado está cada vez mais próximo do líder?

Sabendo que quando somos profissionais de uma estação de televisão, temos a tendência de a defender, e lançar algumas farpas à concorrência, convém confessar às publicações nacionais “verdades” que seguem a realidade, e não o oposto.

Depois da polémica com Teresa Guilherme, Júlia Pinheiro volta a adiantar-se e a quebrar um pouco a sua postura junto daqueles que mais gostam do seu profissionalismo. Apesar de ter razão em algumas das coisas que afirma, é necessária cautela quando se ataca a concorrência.

Tenho noção que também isso faz parte da vida de um apresentador, ator ou jornalista, mas para qualquer seguidor da televisão nacional, nem sempre estas palavras são bem digeridas.

Veremos se existirá resposta por parte da TVI. Será Teresa Guilherme a porta-voz da estação de Queluz de Baixo?

Fica a questão no ar!

Siga-me:
Redactor.