fbpx

O Melhor & Pior da Semana (26 novembro a 2 dezembro)

A Televisão
6 min leitura

O Melhor Pior Da Semana Novo O Melhor &Amp; Pior Da Semana (26 Novembro A 2 Dezembro)

 A última semana de novembro e os primeiros dias de dezembro em análise no Melhor & Pior da Semana!

MELHOR DA SEMANA RTP1

Mudança da hora é sinal de subida para a RTP1. O último mês de novembro foi bastante positivo para a estação pública, com as novelas da hora de almoço a dispararem com o fim de Alma Gémea, mas há um produto que, temporada após temporada, acaba por nunca desiludir. Falo, claro está, do Preço Certo.

Reposto em 2002, e apenas com uma pequena pausa no verão de 2006, o concurso de Fernando Mendes continua a render excelentes números à RTP1, alcançando números dignos de programas de horário nobre. Embora, de certa forma e por esta altura do ano, já possamos considerar a faixa 19/20 como uma espécie de horário nobre. Até porque, os consistentes números do Preço Certo acabam por inflacionar os restantes programas da estação pública e elevar também a média diária do canal.

 

PIOR DA SEMANA RTP1

O caso do salvamento dos pescadores das Caxinas suscitou uma resposta (demasiado) exaustiva por parte da RTP1 com direito a edições especiais pós-Telejornal. Cansado de tanta overdose em torno deste caso, o público rejeitou por completo o especial conduzido por João Adelino Faria, na noite da última sexta-feira.

O Especial Informação ficou-se pelos 20,3 pontos percentuais de quota de mercado e mostrou que, nem sempre, a RTP é líder e senhora no que toca à informação. O bom senso e a pertinência, por vezes, também têm algum peso.

Rosafogo O Melhor &Amp; Pior Da Semana (26 Novembro A 2 Dezembro)

MELHOR DA SEMANA SIC

Rosa Fogo continua, muito timidamente, a marcar presença no horário nobre. Mas tendo em conta que a média diária da SIC tem-se situado, habitualmente, nos 20/22% de quota de mercado (excetuando, obviamente, o fatídico sábado, 26 de novembro, com apenas 14%) a novela de horário nobre acaba por se sobressair positivamente e a mostrar sinais, ténues, de estabilização de resultados.

Esta semana, Rosa Fogo obteve média sempre acima dos 23 pontos de share (com uma pequena quebra na quinta-feira mas que acabou por ser compensada pelo resultado de sexta (8,4% de rating e 26% de share). Números ainda muito modestos mas que acabam por trazer alguma esperança. Aquilo que mais tem faltado em Carnaxide…

PIOR DA SEMANA SIC

Teríamos muito por onde pegar no que toca a programas que mais fragilizaram a SIC. Com as apostas da reentre a saírem, na grande maioria, furadas, a estação de Carnaxide tem vivido uma das piores alturas dos últimos anos, no que às audiências diz respeito. No entanto, o destaque vai esta semana para aquela que se mostrava, à partida, a maior aposta da temporada: a segunda edição de Peso Pesado. Isto porque, esta semana, o reality agora conduzido por Bárbara Guimarães foi derrotado pelo Elo Mais Fraco da RTP1, acabando por ser o programa menos visto de entre as três generalistas, por várias vezes, esta semana.

Números fracos e completamente incomportáveis que apenas demonstram a fragilidade deste programa, até aqui largamente humilhado pelos diários de Secret Story.

 

MELHOR DA SEMANA TVI

Imunes às críticas, continuam Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira. E como melhor resposta aos que consideram o Você na TV uma “discoteca para idosos”, a dupla da TVI apenas tem que mostrar os quadros com as audiências do programa. Alguns exemplos: na última segunda-feira, com um programa recheado de convidados especiais (incluindo uma ex-concorrente expulsa do Secret Story), o Você na TV disparou para os 40% de share. Repito, 40% de share.

Nem Fátima Lopes, no alto da sua hegemonia nas manhãs da SIC, numa altura em que o Cabo tinha metade do peso que tem atualmente, conseguia alcançar resultados tão bons quanto Manuel Luís e Cristina.

Nunca é demais reforçar que este é o maior caso de sucesso na televisão generalista atual, cada vez mais em queda de resultados.

PIOR DA SEMANA TVI

E se a ascensão do Preço Certo se pode explicar pelos mais variados motivos, um deles não deixa de ser a péssima temporada de Morangos Com Açúcar. A série de Queluz de Baixo há muito que deixou de ser competitiva. No entanto, as inúmeras direções que já passaram pela TVI no passado recente continuam, fielmente, a manter a série em exibição, renovando-lhe as temporadas. Resultado: as péssimas audiências que os Morangos têm conseguido angariar nas últimas semanas, caindo para terceiro no horário (na grande maioria das vezes) e afugentando todo o público para o Jornal das 8, arrastando-o também para terceiro.

Como se ainda não bastasse o pesadelo ao longo da semana, José Fragoso decidiu ainda emitir a novela também aos sábados. Os resultados estão à vista…

Relacionado:
Siga-me:
Redactor.