O Dia na Eurovisão Rubricas

O Dia na Eurovisão (5 de maio): Herman José e a conferência das apresentadoras

Hoje, 5 de maio, falta exatamente uma semana para a final do Festival da Eurovisão (ESC) e há muitos novidades sobre o espectáculo.

Começamos pelo papel de Herman José no ESC, onde se soube que terá quatro espaços durante as semifinais e a grande final. Segundo a N-TV, um desses espaços intitula-se «Planet Portugal», e será uma espécie de documentário bem humorado ao estilo do que fez na Herman Enciclopédia. Em «53 Long Years», o comediante e Pedro Penim irão passar pelos 49 temas que Portugal levou lá fora até chegar à glória com Salvador Sobral. Ainda haverá tempo para «Esclopedia» e «1973». O primeiro com curiosidades sobre os 61 anos de ESC, e o segundo som a história de «E Depois do Adeus», a música que lá fora passou despercebida e cá dentro se tornou numa senha da revolução dos Cravos.

No caso do documentário a autoria dos textos é de um antigo guionista de Herman: Nuno Markl, mas também de Ana Markl e Luís Miranda. Nos outros dois, Nuno Galopim, Lucy Pepper e Pedro Miguel Ribeiro, guionistas principais da Eurovisão 2018.

Filomena Cautela, Catarina Furtado, Daniela Ruah e Sílvia Alberto tiveram ontem uma divertida conferência de imprensa com os meios de comunicação social portugueses e estrangeiros. Durante o encontro, foi notória a boa disposição entre as quatro apresentadoras, que afastaram qualquer «competição feminina». Daniela Ruah contou que «falando nas audiências» é a melhor forma de explicar a grandiosidade da Eurovisão, e que o conceito de «cada país competir com uma música» e «que chega a 200 milhões de pessoas, percebem que é o superbowl da música».

No Altice Arena continuam os preparativos para os espectáculos da próxima semana, com a conclusão dos segundos ensaios técnicos dos restantes países da segunda semifinal.

Na agenda eurovisiva, Cláudia Pascoal e Isaura atuam hoje na Eurovision Village, no Terreiro do Paço, tal como as representações da Bélgica, Albânia, Suíça, os portugueses Moulinex e o espectáculo Lisboa Open House. Já amanhã, é dia de Blue Carpet, a partir das 16h00, no MAAT, numa cerimónia apresentada pelas duplas Cláudia Semedo e Pedro Penim e Inês Lopes Gonçalves e Pedro Granger. Tudo isto será acompanhado em direto pela organização, em eurovision.tv, e também na RTP1, com a emissão centrada no estúdio do Terreiro do Paço.
Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita.Apple Store Download Google Play Download

ATV News