O Dia na Eurovisão

O Dia na Eurovisão (11 de maio): o primeiro ensaio da final e Salvador Sobral

Dia 11 de maio de 2018. Estamos a um dia da final do Festival Eurovisão da Canção 2018, o primeiro em Portugal, e com isso aproximando-nos do final da epopeia que começou há um ano, com a vitória de Salvador Sobral. Se o discurso de vitória de Salvador, em Kiev, deu que falar pelo seu «music is not fireworks», este ano palavras do vencedor português voltam a dar que falar, desta vez por palavras sobre a música israelita «Toy», a favorita dos fãs desde o início, numa entrevista ao jornal Público, mas amplificada pelo blogue internacional Wiwibloggs.

Questionado sobre se tinha ouvido alguma música deste ano, o intérprete de «Amar pelos Dois» disse que só tinha ouvido a portuguesa e a de Israel, «De repente, o YouTube achou que eu iria gostar da canção de Israel, e então abri aquilo e saiu-me de lá uma música horrível. Eu pensei: YouTube, muito obrigado, mas não é por aqui», disse.

Lá fora chovem críticas de eurofãs de Netta e não tão fãs de Salvador, levando a própria Netta a reagir com um «apenas amor ao Salvador e a artistas de todos os géneros».

Deixando intrigas de parte e falando daquilo que realmente interessa, a ordem das atuações já foi revelada pela UER/EBU e é a seguinte:

1. Ucrânia; 2. Espanha; 3. Eslovénia; 4. Lituânia; 5. Áustria; 6. Estónia; 7. Noruega; 8. Portugal; 9. Reino Unido; 10. Sérvia; 11. Alemanha; 12. Albânia; 13. França; 14. República Checa; 15. Dinamarca; 16. Austrália; 17. Finlândia; 18. Bulgária; 19. Moldávia; 20. Suécia; 21. Hungria; 22. Israel; 23. Holanda; 24. Irlanda; 25. Chipre; 26. Itália

Hoje aconteceu o primeiro ensaio da final que acontece já amanhã, a partir das 20h. A abertura do espectáculo será feita por Ana Moura, com o «Fado Loucura», numa das pontes do palco. Mariza canta depois «Barco Negro», não partilhando palco com Ana Moura. Terminado este momento de fado, os Beatbombers e Branko tocam um dos temas do ESC 2018, dando ritmo ao desfile das bandeiras, que antecede a entrada das quatro apresentadoras.

Salvador Sobral irá cantar o tema vencedor do último ESC, mas também irá apresentar «Mano a Mano», novo single do português, que já pode ser escutado no Youtube. O dueto com Caetano Veloso será, possivelmente, antes de começarem as votações.

Amanhã, iremos ver o que dizem as casas de apostas para a classificação do ESC 2018.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

ATV News