fbpx

Natal n’ aTV | Tradições das personalidades da televisão portuguesa (I)

Diana Casanova
10 min leitura

O Natal está mesmo aqui e as principais estrelas da nossa televisão revelam algumas das suas tradições. A família é o mais importante, mas também há quem prefira viajar nesta época festiva. «Ligando» mais, ou menos a este período natalício, a verdade é que todos eles realçam o papel que desempenha nas suas vidas. O A Televisão recolheu na imprensa as suas afirmações e poderá ler em mais detalhe em seguida, em mais uma edição do Natal n’ aTV.

Comecemos por Manuel Luís Goucha que vai, pelo segundo ano consecutivo, passar o Natal em Portugal, desta feita pela primeira vez vai assinalar a data no, na propriedade que tem em Monforte. Juntamente com o seu companheiro, Rui Oliveira, vai organizar «uma mesa farta. Gosto de mesas bonitas. E seremos vários», salientou ao CM. Já Fernanda Serrano tem um Natal no feminino. «Vai ser muito animado. Somos maioritariamente mulheres e isso, logo à partida, quer dizer animação e muita conversa. Passamos aquele dia a cantar, a falar, a dançar… e o Natal dura três dias. Pobre Pedro! E depois, no dia 27, já não posso ver bolas de Natal, nem bacalhau, nem nada», referiu à TVGuia.

Marco Delgado, pelo contrário, deixou de «acreditar» nesta época festiva. «Hoje, não ligo muito a esta época. Mudou tudo para mim desde que os meus avós faleceram. Íamos para casa deles, em Proença-a-Nova, que, nessa altura, muitas vezes, estava cheia de neve… Era muito engraçado. Mas a minha avó faleceu há seis anos e o meu avô há ano e meio. E com isso perdeu-se a magia e a tradição», contou o ator à TVGuia. Ainda assim, «este ano, até talvez faça a árvore de Natal…». Para o ator a noite de Consoada vai ser passada com a mãe e o almoço de Natal será com o pai, uma vez que «eles estão separados há muitos anos, por isso esta época é sempre assinalada desta forma».

Rita Salema aproveita a ocasião para manifestar a sua solidariedade com os mais necessitados. É que vai acolher «duas crianças lá em casa». «Até há pouco tempo esta época era complicada,por causa da morte do meu tio, do meu irmão… enfim… tornou-se, por causa destas crianças, mais fácil. Já consigo fazer o Natal em minha casa e tudo. E, estas crianças ajudam a superar tudo isso», disse à TVGuia. «São uma excelente companhia e eu adoro ter novamente crianças em casa a brincar, a desarrumar, que me obriguem a gritar cinco vezes que têm que tomar banho. Afinal, a Francisca, a minha filha, já é crescida. Estes miúdos substituem um bocadinho esse meu vazio. São meus por afinidade, mas não mais que isso», concluiu. A ementa, essa, passa por «bacalhau com broa e o habitual peru».

Maura Faial, a atriz de A Única Mulher, terá este ano um Natal mais feliz do que no ano passado. É que vai ter as suas filhas consigo, aqui em Portugal. «Vou ter, finalmente, um Natal em família. O ano passado, foi muito doloroso passar aqueles dias sozinha, mas já não vai ser assim», assegura à TVGuia. Pelo contrário, José Carlos Malato não assinala a data. «Não tenho Natal. Desde miúdo que não o festejo; portanto, não há celebrações, árvore e não troco presentes», contou à mesma publicação.

Fernando Mendes, o anfitrião do Preço Certo, confessa não ligar «muito ao Natal», mas diz que «começa sempre com um almoço de amigos, que se realiza no dia 24». Depois vai «buscar as coisinhas para a ceia», pois «o Natal é em casa da minha mãe e assim escuso de fazer a árvore na minha e de a sujar», conta com um sorriso à TVGuia. «Vou passar com os meus filhos. Quando era miúdo, achava graça, mas, hoje, acho que há um consumismo grande e não concordo com isso. Quando quero dar prendas, tenho o ano inteiro», concluiu.

Margarida Marinho considera esta «uma época absolutamente essencial para mim e para a família. Porque cantamos, rimos e partilhamos. Estar com eles nesta época é único… E cantamos todos em casa, os que sabem e os que não sabem. Até porque tenho outros artistas na família», revelou a atriz à TVGuia. Já Almeno Gonçalves tem tradições comuns, nas suas palavras, «com a troca de presentes à meia-noite, o bacalhau à mesa e os sobrinhos a animarem a noite».

Liliana Campos não desvendou muitas tradições familiares, mas realça a importância da época, salientando que «os mais pequeninos costumam fazer teatros de Natal…», referiu ao CM. «Somos católicos praticantes, e adoro esta época. É a celebração do nascimento do menino Jesus. É uma celebração em família, com os miúdos a fazerem teatrinhos. A mesa está sempre posta, a família vai sempre chegando», acrescentou à TVGuia.

Beatriz Barosa «adora» o Natal. «É mesmo muito especial, até porque tenho primos pequeninos, com quem preparo pequenas peças de teatro ou filmes», disse à TVGuia, acrescentando que «esta tradição de fazermos qualquer coisa artística foi uma iniciativa de uma tia minha e temos respeitado». Também para Custódia Gallego esta «é uma altura sempre especial, mesmo tendo filhos já crescidos. Mas aproveitamos esta maior disponibilidade de todos para estarmos mesmo juntos, porque não é todos os dias que podemos estar reunidos», começa por dizer à mesma publicação. «Gosto de oferecer o jantar e a minha casa para reunir a família», concluiu a atriz.

Mikaela Lupu tem tradições que são «uma mistura entre as tradições católicas e ortodoxas. A família reúne-se à mesa, com os pratos típicos da minha terra. É uma mesa muito cheia, e as prendas só são trocadas a 6 de janeiro, embora já nos tenhamos adaptado», referiu à TVGuia. Já João Didelet e a sua família de «quatro irmãos» têm também uma tradição «inusitada». «Como somos quase todos do Belenenses, cantamos o hino do clube… É mais uma brincadeira, mas temos o hábito de cantar nesta data».

Carlos Cruz vai passar o Natal em família. «Ainda andamos a negociar onde vamos estar. Como habitualmente, será um Natal dividido entre todas as casas. Vamos estar todos juntos, as famílias vão estar juntas. Não é uma rebaldaria, mas é quase. Convivemos todos uns com os outros – a Marluce, a Raquel, o Martim, só não está cá a Roberta, a sobrinha-filha, que está na China», contou o apresentador à TVGuia.

Isabel Silva também assinala a data, mas «dou só um arzinho da graça na minha casa», referiu à publicação da Cofina. «Tenho sempre um presépio montado nesta quadra. Isso e uma árvore pequenina. O resto fica em casa dos meus pais. Acima de tudo, nesta época, dou primazia à família. De resto, é para o Norte que vou nesta altura do ano.» Quanto a Pedro Teixeira apenas vai estar com a filha no dia 25 de dezembro, mas realça à TVGuia que «o Natal, na minha casa, é normal, como todas as outras: em família e perto daqueles que me são mais próximos. Acho que é isso o mais importante».

Fátima Lopes fala do quão «especial» é o Natal para si. «É uma data em família e que preparo com antecedência. Gosto muito, pelos valores a que está associada», revela à TVGuia, acrescentando «não compro prendas para ninguém. Só para as crianças! Peço sempre para não me darem nada. Os meus filhos não compram, fazem. Desde pequeninos que os ensinei a fazer alguma coisa, nem que seja um postal, com três linhas. Tem mais valor do que se forem comprados».

Contudo, alguns dos principais rostos da nossa televisão aproveitam esta época para viajar, como é o caso de Cuca Roseta vai passar a Quadra Natalícia em Abu Dhabi, juntamente com o marido João Lapa, e os filhos. Longe da família, a fadista garante ao CM: «vou aprender a fazer o peru». Também Pedro Barroso vai viajar nesta época. «Vou passar o Natal a Cabo Verde, com a minha mãe, que faz anos no dia 26», disse o ator à TVGuia, acrescentando «será o meu primeiro Natal no calor».


A Equipa do A Televisão aproveita para lhe desejar um FELIZ NATAL, repleto de coisas boas.

Obrigada por continuar desse lado connosco, sempre. 

Redatora e cronista