fbpx

O Natal

A Televisão
3 min leitura

Peço imensa desculpa por não ter havido crónica ontem, mas a escola e os trabalhos intrometeram-se e o tempo foi escasseando. Contudo, e como não vos podia deixar sem Holofotes, esta semana, aqui vos apresento a tão esperada.

Estamos a entrar na época natalícia. De facto, faltam apenas seis a sete dias para aquela festividade em que todas as crianças são acarinhadas com presentes e as famílias se reúnem para festejar.

N O NatalNão obstante, a RTP1 e a TVI fazem, as já tradicionais festas de Natal nos Hospitais. Muita gente pode não concordar com estas festas por se encontrarem já demasiado gastas, considerando-as, apenas, um momento que serve para ganhar audiências. Pessoalmente, eu não as vejo mas apoio bastante a iniciativa. De facto, estas festas têm um objectivo: divertir quem por lá está dentro daquelas quatro paredes durante imenso tempo, sem qualquer olhar sobre o mundo exterior devido a complicações múltiplas. O que se passa é que sabe sempre bem dar um rebuçado a uma criança e vê-la sorrir, especialemnte as que, durante um ano inteiro, só recebem visitas da sua família e um ou outro amigo.

Podem condenar a TVI pelas suas novelas. Podem condená-la por ter o Quem Quer Ganha e mais nenhum programa. Podem condená-la mas não critiquem esta atitude de levar às crianças, um mimo de Natal porque elas precisam disso, para que não vejam uma vida cinzenta.

Também a SIC se preparou para esta época. Não só colocou programação para crianças aos dias da semana como vai lançar, amanhã, o canal SIC K que vai ocupar a posição 41 da grelha MEO. Digamos que, os generalistas, quando toca a estas festividades esmeram-se, mas só nestas festividades.

Quanto ao Cabo (em si), o AXN e AXN HD, o SET e o Animax decoraram a sua programação com separadores natalícios bem interessantes.

O Natal inunda as televisões e nos dias 24 e 25 de Dezembro teremos filmes para toda a família nos generalistas. Quem ganhará?

Há algum tempo, li um artigo que comparava os horários das séries exibidas nos generalistas com a qualidade que estas apresentavam. De facto, para quem compra séries como NCIS (SIC), Castle (TVI) ou até The Office (TVI) transmite-as em horários completamente estapafúrdios! Programas de renome devem ser mostradas em horário nobre, digamos que, diversificar e, como sabem, eu sou apologista da diversidade como têm vindo a notar nas minhas crónicas anteriores.

Vem aí 2010, um novo ano. Que tal mudar os hábitos dos portugueses quanto ao consumo televisivo?

Até ao dia 30 para a última crónica de 2009 que promete passar em revista, o ano que termina.

Mas, até lá, Festas Felizes!

Siga-me:
Redactor.