fbpx

Vida para lá dos ecrãs

A Televisão
10 min leitura

O dia-a-dia de Júlia Pinheiro. Maria João Ruela em entrevista. Cláudia Semedo de regresso à televisão. “Super Miúdos” está a chegar à RTP. Concorrentes de “Ídolos” envoltos em polémica. Está aberta “Vida para lá dos ecrãs”, a vigésima primeira edição de “Frente de Destaques”.

Júlia Pinheiro foi esta semana protagonista de pelo Juliapinheiro Vida Para Lá Dos Ecrãsmenos dois artigos na imprensa. Na edição de terça-feira do jornal “24 Horas”, a conhecida apresentadora foi entrevistada por Teresa Guilherme. Uma conversa muito bem feita, em que a directora de novos formatos da TVI falou sobre a sua carreira, sobre o problema de saúde do seu pai e sobre a sua relação com os telespectadores. Já a “Notícias TV” passou o dia com Júlia Pinheiro e revelou aos seus leitores um pouco da atarefada vida da apresentadora de “As tardes da Júlia”. Ficámos a saber que o seu dia na TVI se inicia por volta das nove horas e trinta minutos e, normalmente, pelas vinte e uma horas já está no seu lar. Para muitos portugueses este horário pode até nem ser nada do outro mundo, mas o certo é que o dia-a-dia desta grande senhora é efectivamente complexo, uma vez que anda sempre de um lado para o outro, entre reuniões do seu programa e encontros com fornecedores. São raras as vezes em que faz uma refeição “normal”. Habitualmente só come uma sopa, enquanto se prepara para entrar em directo. É a isto que eu chamo atitudes de uma “super-mulher”. Imagino o quão cansativo deve ser o seu dia, mas, na hora em que a vimos à frente das câmaras, poucos imaginam o stress que vive diariamente. Se hoje está onde está, Júlia Pinheiro é a principal “culpada”. Esta fantástica mulher não foge ao trabalho e aquilo que a reportagem da “Notícias TV” mostra é apenas um dos motivos pelos quais a responsável por novos formatos de Queluz de Baixo é considerada por muitos a melhor apresentadora da actualidade.

Também a revista do “Diário de Notícias” e “Jornal de Notícias” inclui na sua edição uma entrevista com uma outra senhora que muito admiro: Maria João Ruela. Um bom trabalho, a partir do qual ficámos a conhecer um pouco mais sobre a jornalista da SIC. De toda a conversa, destaco, inevitavelmente, as declarações da também coordenadora dos noticiários de fim-de-semana da estação de Carnaxide quando questionada sobre as sequelas físicas que ainda possuí devido ao acidente que sofreu no Iraque. Já passaram sete anos e o discurso de Maria João Ruela é tudo menos o de alguém revoltado. Muito pelo contrário. A pivô demonstra conformidade com aquilo que lhe aconteceu. No entanto, houve uma resposta que me tocou particularmente: “agora quando estive na Madeira tive consciência de que posso fazer reportagem em sítios com lama, mas jamais conseguiria ir para os locais mais íngremes e de acesso mais complicado porque não consigo lá chegar a pé, portanto, não poderia fazer este tipo de peças. E isso também me entristece, porque sou jornalista e gostaria de chegar a todo o lado.” Não sendo eu jornalista, mas sim alguém que se fascina por esta profissão, entendo perfeitamente a sua tristeza. Afinal de contas, o “trabalho de Campo” é o verdadeiro trabalho jornalístico. Apesar de tudo, não posso deixar de elogiar a força de Maria João Ruela. Ela é realmente a prova de que o tempo cura tudo.

Uma das polémicas desta semana foi noticiada pela “TV Guia” e está directamente relacionada com o “Ídolos”. Foi no passado dia 12 de Fevereiro que vários finalistas do concurso estiveram no “Companhia das Manhãs”. No final da emissão, Rita Ferro Rodrigues desafiou o grupo de jovens a interpretar o tema “We Are The World” com Francisco Menezes. Todavia, nem todos entraram na brincadeira. Filipe e Diana recusaram-se mesmo a cantar. A referida revista foi ouvir alguns dos concorrentes e estes alegaram não ter sido avisados pela produção. No entanto, Rita Ferro Rodrigues desmentiu a versão dos jovens e afirmou que estes tinham sido informados. Não sei qual dos lados estará certo, mas, a meu ver, não existiria mal algum em ter entrado na brincadeira. Ainda para mais quando a letra corria no teleponto. Actos menos bons que só ficam mal a quem os pratica.

Outro dos destaques desta semana vai para Filipa Azevedo que concedeu a primeira entrevista alargada aFilipaazevedofestivaldacan%C3%A7%C3%A3O Vida Para Lá Dos Ecrãs um meio de comunicação social, nomeadamente a revista “TV 7 Dias”, depois da controversa vitória no “Festival da Canção”. Nela, falou abertamente sobre a vitória alcançada e sobre os assobios que recebeu. Gostei a entrevista e da sinceridade da intérprete de “Há Dias Assim”. Aquilo que mais me captou a atenção, talvez por ter sido o título do artigo prende-se com a escolha de Filipa para vencer o certame: Vanessa Silva. Essa era também a minha escolha e ficou bem à vencedora tal declaração. Mais uma prova da sua humildade e capacidade de avaliar os “adversários”. Gostei mesmo.

Foi apresentado à imprensa o novo concurso da RTP: “Super Miúdos”. Está encontrado o substituto de “Jogo Duplo”. A partir de dia 29 de Março, Sílvia Alberto passará a fazer companhia aos telespectadores da RTP, diariamente. A acompanhá-la estarão sete crianças que prometem dar luta aos adultos que arriscarem desafiá-los. Quando soube deste programa aquilo que de imediato invadiu a minha cabeça foi “Sabe mais do que um Miúdo de 10 anos”. Via este formato várias vezes e achava a ideia interessante. Quanto a “Super Miúdos”, não me chama tanto a atenção. Talvez porque seja bastante semelhante com esse concurso de Jorge Gabriel, não sei. Quanto a possíveis resultados. Creio que poderá fazer melhor que “Jogo Duplo”. Todos sabemos que o público gosta de ver crianças, no entanto tenho algumas dúvidas se Sílvia Alberto terá sido a melhor escolha, uma vez que ainda a associo muito a formatos “mais sérios”, como galas, por exemplo. No entanto, estou expectante, mas a RTP certamente que terá em mente que combater as telenovelas da TVI é cada vez mais complicado. A ver vamos.

Cláudia Semedo está de volta à televisão. Actualmente dedicada à Rádio e aos estudos, a jovem regressa para um programa de culinária na estação pública. Gosto imenso desta jovem desde que a vi em “Contacto”. Achei que estava ali um talento escondido. Foi com muita pena que a vi “desaparecer” aos poucos dos ecrãs. No entanto, aplaudo claramente este regresso. Está mais do que no momento de regressar. Devo de confessar ainda que já tive oportunidade de falar com a própria e tudo o que ela mostra em televisão em nada difere do que é fora das câmaras. É uma pessoa normalíssima, que não gosta de ser “beneficiada” por ser conhecida. É realmente uma pessoa fantástica, e volto a dizer, sem dúvida que merece regressar aos ecrãs. Eu, pessoalmente, gostaria de vê-la em algo como “Só visto”. Porque não uma remodelação do formato, que bem precisa, e a aposta em Cláudia Semedo para conduzir as entrevistas? Eu voto sim.

Vida Para Lá Dos EcrãsTerminada a análise, falo-lhe agora da protagonista desta semana. Essa distinção volta a ser de Alexandra Lencastre. Depois de anunciado o fim do seu romance com Paulo Ferreira, a actriz esteve presente na “Moda Lisboa”. Como não podia deixar de ser, foi completamente esmiuçada pela imprensa. Ainda para mais porque revelou que ainda gostava do antigo companheiro. Foram pelo menos duas as revistas que lhe dedicaram a capa, e em todas, incluindo vários jornais, a actriz teve direito a ser falada.

Deixo-lhe agora alguns destaques para a semana que se avizinha

Ainda hoje, não perca o final de “Deixa que te Leve”, pelas 22:45 na TVI. Amanhã, é a vez de “America’s Best Dance Crew” regressar, pelas 22 horas, aos ecrãs da MTV. Quinze minutos depois, a não perder a estreia da série “Hustle”, na Fox Crime. Quarta-feira é o dia da estreia de novos episódios da quarta temporada de “Heroes”, às 21:30, na FOX. Meia hora depois, a não perder o inicio da segunda temporada de “My New Best Friend Forever”, na MTV. No dia seguinte, não se esqueça de que na FOX estreia a série “Apanha-me se Puderes”, pelas 22:20.

Termina assim mais uma edição de “Frente de Destaques”.

Até para a semana!

Relacionado:
Siga-me:
Redactor.