fbpx

Surpresas Surprendentes

A Televisão
9 min leitura

A semana mais movimentada de 2011 chega hoje ao fim. Judite Sousa e José Alberto Carvalho são os novos responsáveis pela informação da TVI, enquanto que as novidades de Eclipse não param de surgir. Rita Ferro Rodrigues poderá regressar aos ecrãs, mas na SIC Mulher, enquanto que Catarina Furtado está já a preparar um novo programa de crianças para a RTP. Para além disto, duas novas estrelas SIC estão prestes a assinar exclusividade.

Senhoras e senhores, está aberta a septuagésima Frente de Destaques!

Estava eu a sair do meu teste de Inglês, quando reparo numa mensagem que tinha no telemóvel. “José Alberto Carvalho é o novo director de Informação da TVI”, dizia-me um amigo. Pensei: “aquilo de que eu estava há espera acabou mesmo por acontecer”, ainda que de uma forma surpreendente. Quinta-feira, dia de ir ao cinema, saio da sala, olho para o telemóvel e um outro amigo meu dizia numa sms: “Judite Sousa na TVI”. Fiquei completamente em estado de choque. É que tinha dito a uma outra amiga minha no dia antes que agora só faltava a esposa de Fernando Seara também se mudar para Queluz de Baixo! De facto, a transferência de Judite Sousa e José Alberto Carvalho da RTP para a TVI vem revolucionar o mercado televisivo português e é uma prova clara de que a televisão da Media Capital está ai “para as curvas” e não dorme. Como disse anteriormente, há muito que imaginava que os responsáveis do canal reforçassem a informação da casa, afinal de contas é esse o verdadeiro “calcanhar de Aquiles” neste momento. Cheguei até a prever que Rodrigo Guedes de Carvalho ou José Rodrigues dos Santos acabassem por mudar-se para Queluz de Baixo. Agora os dois principais responsáveis pela informação da televisão pública? Era quase que impossível, ainda para mais não os vejo a identificarem-se com aquilo que se faz para os lados da TVI. Mas poderá ser precisamente esse o grande desafio, mudar a identidade da informação da TVI. E quem melhor do que responsáveis pela informação mais vista do país? Sinceramente, acredito que esta mudança beneficiará, e muito, a televisão de Queluz de Baixo e a RTP acabará por ressentir-se, mas com certeza também estará já a pensar numa forma de não se deixar vencer. Resta aguardar por Abril para ver como se sairão Judite Sousa e José Alberto Carvalho na nova casa. Por tudo isto, é claro que são eles os Protagonistas desta última semana de Fevereiro.

Juditezealberto Surpresas Surprendentes

Outra potencial Protagonista desta semana seria, sem sombra de dúvidas, a telenovela Eclipse. Ele foi TV 7 Dias, TV Mais, TV Guia, Mariana, Maria ou até mesmo o Diário de Notícias. Todas estas publicações deram algum destaque à próxima história de António Barreira. Se por um lado ficámos a saber que haverá um serial killer, também nos foi apresentado o núcleo das três irmãs cómicas, bem como o da avó e da neta “vigaristas”. A par de tudo isto, confirmou-se que Joana Solnado não vai participar na trama, mas que Simone de Oliveira fará parte do elenco. A terminar, a revista Maria adiantou que Rita Pereira fará uma grande mudança de visual e surgirá careca na pele da terrível Helena. Sinceramente, tenho muitas dúvidas de que isto aconteça, acredito mais que corte radicalmente o cabelo e o pinte de loiro ou escuro, mas rapar não. Todavia, depois de tudo o que já vi, seria apenas mais uma surpresa. Quanto às novidades de Eclipse, fiquei bastante contente, até porque provam que António Barreira pretende fazer algo um pouco diferenciado de Meu Amor e aproximar-se mais daquilo que pudemos ver em Flor do Mar. Tenho muito poucas dúvidas de que não resultará, até porque o elenco é verdadeiramente de luxo.

Do lado oposto, que é como quem diz, da SIC, há duas novas actrizes prestes a assinarem exclusividade, adianta a edição de sexta-feira do Diário de Notícias. Depois de Manuel Cavaco, também Maria Emília Correia transita do elenco de Meu Amor para a televisão de Carnaxide. Já à semelhança do que aconteceu com José Fidalgo, também Sandra Barata Belo se prepara para assinar com a estação dirigida por Luís Marques. Parecem-me duas excelentes apostas, até porque, enquanto que uma é uma actriz de futuro que já deu provas do talento que tem, a outra é mais do que conceituada e pode avançar para qualquer tipo de história, seja de humor, seja de drama. Quem fica a ganhar é a SIC, e a TVI acaba por não perder, até porque para o lugar de Maria Emília Correia possui outras actrizes semelhantes.

Quem parece não ter nenhum projecto na televisão de Carnaxide para os próximos tempos é Rita Ferro Rodrigues. É que, a pouco tempo de regressar da licença de maternidade, a apresentadora ainda não tem nenhum programa definido. Todavia, de acordo com a edição desta semana da TV Guia, o seu futuro poderá passar pela SIC Mulher, com um formato na antena do canal por cabo, até porque, por enquanto, Júlia Pinheiro não tem nada reservado para si. Sinceramente, acredito que esta acabe mesmo por ser a melhor solução para Rita Ferro Rodrigues, pelo menos num futuro próximo, até porque mais vale um programa no Cabo do que estar fora dos ecrãs. E na actual grelha da SIC generalista não vejo nada que se encaixe no seu perfil. A menos que a filha de Ferro Rodrigues regresse novamente à parte da produção como fez há alguns anos.

Sorte diferente da de Rita Ferro Rodrigues terá Catarina Furtado. É que, para além de preparar, a todo o gás, a emissão especial e aniversário da RTP, a apresentadora já tem um novo programa em mãos. Segundo a edição desta semana da Notícias TV, Catarina Furtado está de regresso aos programas em que tem a seu lado crianças, depois do grande sucesso que foi Pequenos e Terríveis, na SIC. Recordo-me perfeitamente deste programa e da excelente cumplicidade que se notava entre apresentadora e criancinhas. Por isso, espero bem que esta ideia ande para a frente e que Catarina Furtado continue a mostrar a grande comunicadora que é, agora novamente ao lado dos mais pequenos. Quanto ao formato em si, já vi alguns vídeos do original e parece-me interessante.

Alt

Terminados os destaques, é tempo de rever algumas das citações que marcaram a semana:

“Não me vou embora da TVI. Ainda tenho mais um ano de contrato”, Margarida Vila-Nova (in TV Guia)

É curioso ver a concorrência antecipar as ideias que os outros têm”, Júlia Pinheiro (in Notícias TV)

“Do ponto de vista comercial, dá-me gozo ver a SIC em 3º lugar”, João Cotrim Figueiredo (in TV Guia)

“Sinto que agora tenho um projecto de carreira. Gosto que não pensem em mim como uma jarra que garante aquele horário e acabou. Também sou ambiciosa, quero vencer”, Fátima Lopes (in Correio TV)

Antes do adeus, a Rosa e o Espinho!

Rosa

O destaque maior desta semana vai para Sofia Ribeiro que, depois de tantas guerrinhas com a imprensa dá uma excelente entrevista à Notícias TV, onde mostra estar numa das melhores fases da sua vida pessoal e profissional.

Espinho

Já o destaque mais negativo pertence à mais do que errada noticia de que Sónia Araújo recusou 35 mil euros mensais propostos pela televisão de Carnaxide. Tenho imensas dúvidas da veracidade desta informação e não acredito que corresponda à realidade.

Assim se despede a edição número setenta desta Frente de Destaques tão sua!

Até para a semana!

Siga-me:
Redactor.