fbpx

Solidariedade, Vitória e Mudanças

A Televisão
10 min leitura

Catarina Furtado pretende visitar o Haiti. Nuno Santos deseja Manuel Luís Goucha. “Lua Vermelha” só ao fim-de-semana. Diana Piedade é o “ídolo” de Carlos Costa. Está aberta a “Frente de Destaques” desta semana.

Catarina_FurtadoO inicio desta semana foi marcado pelo “Jogo Contra a Pobreza”, que visou ajudar as vítimas do terrível terramoto que se deu no Haiti. Todavia, aquilo que mais gostei de ler na imprensa desta semana foi que Catarina Furtado pretende levar “Príncipes do Nada” a este país. Não para já, uma vez que está em gravações de “Cidade Despida” até ao final de Fevereiro, mas quando terminar este trabalho, a embaixadora da Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População quer mesmo fazer o trabalho no terreno. “Nem pensar em não fazer nada”, disse à “Notícias TV”. Louvo esta atitude, mas não me surpreende. Ficaria surpreendido se a apresentadora não tivesse este desejo. Esta é mais uma prova do espírito solidário de Catarina Furtado. Cá estarei para ver a reportagem, que com certeza será muito boa.

Já todos sabemos que Miguel Sousa Tavares está de regresso ao canal de Carnaxide. Mas, a TVI poderá ainda aproveitar uma das melhores facetas do filho de Sophia de Mello Breyner: a de escritor. Ao que parece a estação de Queluz de Baixo continua interessada em adaptar “Rio das Flores” para a televisão. Não tenho dúvidas de que seria feito um grande trabalho, talvez ainda melhor do que “Equador”. Todavia, o mesmo já não posso dizer se a SIC fosse a responsável por este trabalho. A menos que este projecto conseguisse chamar alguns actores para a estação de Francisco Pinto Balsemão. Caso contrário, sem sombra de dúvidas de que a TVI é a melhor estação para a concretização deste projecto.

“Lua Vermelha” estreia neste domingo. À hora a que escrevo esta crónica, ainda não começou a série. Devo confessar que a antestreia me deixou com vontade de ver a série. Aquilo que poucos sabem é que esta produção será transmitida apenas aos fins-de-semana, tal como aconteceu com Perfeito Coração, no início. Será esta uma boa aposta por parte da direcção de programas? Penso que esta é uma das melhores opções do canal, que lhe permite ter mais “margem de manobra”, no caso de “Lua Vermelha” não conseguir bons resultados.

Outro dos destaques desta semana vai para a possível transferência de Manuel Luís Goucha para a SIC. Segundo apurou a TV Guia, o grande desejo de Nuno Santos para conduzir o programa das manhãs é nada mais do que o companheiro de Cristina Ferreira. Sinceramente, não acredito que esta mudança se torne realidade. Penso que Manuel Luís Goucha não faria nada de novo na SIC, e para uma mudança futura, valia mais a direcção de programas apostar em Merche Romero e Nuno Graciano, ou em Rita Ferro Rodrigues e Nuno Graciano. Todavia, se Manuel Luís Goucha for para a SIC, não tenho quaisquer tipos de dúvidas de que Cristina Ferreira estará à altura do desafio de conduzir o programa sozinha.

Júlia Pinheiro esteve doente esta semana, e foi Cristina Ferreira quem a substituiu em “As Tardes da Júlia”. No seguimento desta substituição, a “TV Guia” revela que a apresentadora das tardes está a preparar o seu regresso ao horário nobre. Ao que parece, a TVI ainda está indecisa se volta a apostar em “Quem é o Melhor?” ou em “Factor X”. Parece-me que a aposta em “Factor X” poderá obter mais sucesso, uma vez que é algo semelhante a “Ídolos” e a TVI poderá ter isso em conta, uma vez que poderá ir buscar público à concorrência. Contudo, “Quem é o Melhor?” também não me parece uma má aposta, uma vez que o público gosta de ver formatos em que as crianças são as estrelas principais.

Frederico_Ferreira_De_AlmeidaFrederico Ferreira de Almeida concedeu uma entrevista ao jornal “24 horas”. Gostei imenso de lê-la e resolvi falar de algumas das suas palavras. Segundo o director da Freemantle, a chave para o sucesso de Fernando Mendes é a sua genuidade, que advém do facto de o apresentador “não gostar de guiões”. “Caso siga o que está no papel, deixa de ser genuíno, deixa de ser ele”. Concordo perfeitamente e acredito que esta qualidade é a melhor forma de definir a cara de “Preço Certo”. “Tenho a certeza de que a Diana Chaves ainda tem muito para dar na apresentação. Gostava de a ver noutro programa, em que ela pudesse mostrar todas as suas capacidades. Um ‘Britain’s Got Tallent’, por exemplo. Ela faria isso muito bem”. Confesso que a apresentadora de “Salve-se Quem Puder” se revelou uma agradável surpresa. Depois da má prestação em “Clube Morangos”, a actriz mostrou que é capaz de apresentar um programa. Vê-la em “British Got Tallent” sozinha, talvez fosse uma aposta de risco, mas em parceria com Marco Horácio, tenho a certeza de que resultaria. Outra cara bem conhecida da nossa televisão de que o homem forte da Freemantle falou foi Carlos Cruz. “Não há nenhum formato de quiz que ele não fizesse bem. É muito bom a confundir os concorrentes, tem uma técnica única nisso”. O entrevistado revelou ainda que espera que Carlos Cruz regresse em breve à televisão portuguesa. Partilho da mesma opinião e espero que este regresso seja rápido. O “senhor televisão” faz falta ao pequeno ecrã, dada a sua forma muito característica de apresentar um programa. Já no fim da entrevista, Frederico Ferreira de Almeida revela o “porquê” de a Freemantle nunca ter trabalhado com a TVI. “Acho que a TVI tem um modelo que assenta muito na ficção e não no entretenimento. Na TVI o entretenimento parece-me ser um mal necessário”. Não poderia estar mais de acordo. Esta é a realidade e penso que por vezes é o entretenimento que faz falta à estação de Queluz de Baixo, para que o público não diga “A TVI só sabe fazer novelas”.

É chegado o momento de falar de “Ídolos”. Ficou-se a saber esta semana os verdadeiros motivos de Diana Piedade para vencer o programa de talentos. A enteada de Luís Jardim também concorreu ao “Ídolos” francês, tendo ficado pela fase do teatro. Todavia, esta participação poderia ter sido mais extensa. “A Diana está a tentar fazer as pazes com ela própria, no sentido em que quer completar o que não conseguiu em França, porque ela concorreu ao Ídolos de lá e, quando já estava na fase do teatro, adoeceu gravemente e teve de desistir. Ela não foi eliminada e nunca chegou a saber até onde é que poderia ter ido. É por isso que agora sente que tem de fazer as pazes com ela própria”, disse Teresa Silveira, mãe da concorrente, em entrevista à TV 7 Dias. Acredito veemente que Diana tem tudo aquilo que é necessário para vencer o programa, mas volto a afirmar que não penso que será ela a vencedora. Todavia, espero estar enganado. Esta semana, foram muitas as revistas que publicaram notícias sobre a opinião de cada ex-concorrente no que diz respeito ao vencedor do programa. As opiniões ficaram divididas entre Carlos e Diana, mas é do consenso geral que será Filipe a ganhar. Apenas uma ex-concorrente não se pronunciou: Carolina Torres. Compreendo a sua atitude, uma vez que a futura apresentadora de “Curto Circuito” sempre manteve uma atitude semelhante, assim como não vejo mal algum em os outros elementos se pronunciarem. Aquilo com que não concordo é com Carlos Costa, que disse na imprensa que Diana era o seu “Ídolo”. Não creio que o concorrente madeirense ganhe algo com estas declarações, e penso até que poderão causar algum mau estar no seio do grupo.

Terminada a análise às principais notícias, deixo-lhe agora algumas sugestões. Não perca na madrugada de hoje a 52ª edição dos Grammys, em directo no AXN. Segunda-feira o AXN estreia a quinta temporada de “Mentes Criminosas”, pelas 21:30. Terça-feira é a vez de a Fox Crime estrear uma série que recria a vida numa prisão feminina no México, “Capadocia”, às 22:15. Quarta-feira veja no Hollywood o filme “Amor sem Aviso”, às 19:15. Quinta-feira é o dia da estreia da quinta temporada de “Nip/Tuck”, na Fox Life, pelas 21.25.

Fecha-se agora a 14ª edição da “Frente de Destaques”.

Para aceder ao fórum, clique aqui.

Siga-me:
Redactor.