fbpx

Setembro de Regressos

A Televisão
11 min leitura

Fernanda Serrano fala sobre tudo, com a Caras. Manuela Moura Guedes quer regressar em Setembro à TVI. Ídolos regressa em Setembro. André Cerqueira responde a responsáveis da SIC. Big Brother 5 estreia em Setembro.

Senhoras e senhores, está aberta mais uma edição de Frente de Destaques!

AltCerca de dois anos depois de ter estado pela última vez no ecrã, o regresso de Fernanda Serrano ao “activo” está cada vez mais próximo. É já em meados de Julho que a actriz começa as gravações da nova trama de Rui Vilhena. Um regresso muito esperado e desejado por muitos portugueses. Eu sou um deles. Sou um grande fã de Fernanda Serrano desde os tempos de Jornalistas e sem sombra de dúvidas que irei ver Malmequer, mais que não seja por ela ser a protagonista. Como não podia deixar de ser, começam agora a ser levadas a cabo entrevistas à actriz. A última foi, inclusivamente, a capa da Caras desta semana. Uma conversa sincera em que nenhuma das temáticas foi deixada de lado. Gostei de vê-la falar sobre o cancro de que foi vítima, do amor que tem pelos três filhos e da excelente relação que tem com o marido, Pedro Miguel Ramos. Há muito tempo que aguardava por uma entrevista assim, muito bem conseguida, e com uma sessão fotográfica de se lhe tirar o chapéu. Fernanda vestiu a pele de várias divas e encarou-as na perfeição. Penso que é de pessoas com a garra desta senhora, com a sua ambição, espírito de luta, e sobretudo a sua simpatia que fazem cada vez mais falta a um mundo que tende a ser de invejas e em que os protagonistas são sempre os mesmos. Fernanda Serrano é o espelho da jovialidade eterna e um valor seguro, que a TVI não irá certamente desperdiçar. Resta esperar por Setembro, quando estrear a substituta de Meu Amor, para podermos voltar a ter a honra de ver tão boa actriz representar. Eu estou ansioso.

Depois de, na semana passada, aqui ter falado sobre o facto de Cláudia Vieira ser a protagonista da próxima telenovela de Carnaxide e, dizia eu, ficar “arrumado”, o regresso de Ídolos, eis que a TV Guia desta semana avança com uma notícia contraditória ao que eu esperava. Segundo esta publicação, Virgílio Castelo e Nuno Santos convenceram a actriz a estar em duas frentes, que é como quem diz, durante a semana em Caminho da Felicidade e aos domingos com as galas da quarta temporada do talent-show. Quer isto então dizer que, em Setembro, haverá mesmo Ídolos 4 na SIC. Sinceramente, espero que esta noticia não passe de um boato. Para além de achar que esta situação em nada será benéfica para Cláudia Vieira, creio também que ainda é cedo para o programa de talentos regressar. É necessário que o telespectador “chame” por Ídolos. Há ainda que ter em conta que os concorrentes acabarão eles próprios por ser quase os mesmos que tentaram a sua sorte nesta última temporada. Penso que é necessário aguardar e que para Setembro a aposta passasse por um programa diferente, quem sabe pelo regresso dos Gato Fedorento, se os humoristas o permitissem. Ou então por um programa em que fossem mostrados outros talentos, por exemplo.

Um dos grandes destaques desta semana vai para o cada Altvez mais certo regresso de Big Brother. A mais recente edição da TV Guia dá a notícia como certa, baseada em fontes, claro está. Mas tudo leva a crer que seja mesmo real, tendo em conta aquilo que André Cerqueira disse recentemente. Já aqui falei sobre este assunto e, não me querendo tornar repetitivo, é algo que aplaudo de pé. Sou da opinião de que é um reality-show aquilo que falta à televisão portuguesa, dado que os telespectadores começam a cansar-se de telenovelas em que a vida real não é retratada. Os portugueses gostam de “acção”, polémicas, de ver os limites, e é precisamente isso que o Big Brohter faz: testar os limites de quem se aventura. Creio que, bem pensado, o formato poderá voltar a causar “sururú”. Desde que se encontrem as pessoas certas, bem como a apresentadora mais indicada. O mais provável é que esse cargo seja de Júlia Pinheiro, mas espero que tal não se confirme. Sem sombra de dúvidas que o Grande Irmão sem Teresa Guilherme não será o mesmo. Era ela quem colocava os participantes ainda mais à prova e que ajudava ao show. Espero que a produção e a TVI tenham isso em conta e que não façam asneira. Até porque a “senhora televisão” faz falta ao pequeno ecrã e já está há demasiado tempo afastada. A meu ver, ela própria quer regressar e, com o Big Brohter seria ouro sobre azul. Oxalá que André Cerqueira tenha isto em mente.

Já que falo no director de programas da TVI, a semana que agora termina ficou marcada pelas respostas do brasileiro às recentes declarações vindas de alguns responsáveis pela produção de Caminho da Felicidade. André Cerqueira acusou a SIC de “abrasileirar” a ficção portuguesa, entre muitas outras coisas. Considero que tudo isto podia ter sido evitado. É claro que quem começou, também tem culpas no cartório. O director de produção da TV Globo não devia ter atacado a estação de Queluz de Baixo, porque já se sabia que haveria uma resposta à altura, no entanto, as acusações do director de programas não tem fundamento nenhum, até porque, a ficção brasileira continua a ser a melhor do mundo, apesar do enorme avanço da portuguesa, por muito que sejamos nacionalistas. E este acordo SIC/TV Globo só vem estreitar os laços existentes entre os dois países, com clara vantagem para os portugueses, que poderão ver uma telenovela ser feita com alguns meios que ainda não existem no nosso país. É claro que Caminho da Felicidade não deverá superar as telenovelas da TVI, mas depois das provas que Perfeito Coração deu, a estação do grupo MediaCapital precisa de estar alerta. Apesar de tudo, resta aguardar por Setembro, data em que os telespectadores poderão ver o resultado atingido e dar o seu parecer.

O último destaque desta Frente vai para Manuela Moura Guedes. Foi em entrevista ao 24 Horas de sexta-feira que a jornalista revelou que ambicionava regressar “ao activo” já em Setembro. E na TVI, claro está, até porque, embora não pareça, a esposa de José Eduardo Moniz ainda é uma funcionária do canal. Sinceramente, não vejo de que forma Manuela Moura Guedes se poderá encaixar na actual informação que se faz em Queluz de Baixo. Todos sabemos o quão polémica é, e os motivos pelos quais foi afastada do Jornal Nacional de sexta-feira. E este será um “dossier” que a estação tem que resolver. É que, caso a jornalista continue por aqueles lados, terá que receber “trabalho” e, caso não continue, haverá uma choruda indemnização a ser paga. Qual será então a estratégia dos responsáveis? Mantê-la? Ou dispensá-la? Na minha opinião, não há espaço para Manuela Moura Guedes na TVI. Por isso, talvez seja melhor a estação optar por dispensá-la, mas esta é, claro está, a minha opinião.

Alt

O amor parece que está no ar pelos bastidores de Espírito Indomável. À semelhança do que aconteceu com vários pares românticos de outras produções da estação de Queluz de Baixo, também Vera Kolodzig e Diogo Amaral foram atingidos pela seta do cupido. Quem o garante são várias das publicações da nossa praça, como a Notícias TV ou Telenovelas, que fizeram capa com esta notícia, nas suas edições desta semana. O Rafael e a são por isso, os protagonistas dos últimos sete dias. Não se sabe se a boa-nova corresponde, efectivamente, à realidade, no entanto, para já, parece que ambos receberam muito destaque na imprensa.

Ainda antes de terminar, deixo-lhe, como é habitual, algumas semelhanças para a semana que se avizinha:

Amanhã, pelas 12h20, com a televisão ligada na RTP, vamos todos gritar Portugal, para que a nossa selecção nos dê a alegria de alcançar uma vitória. Quarta-feira, é dia de comemorar o São João, com a emissão especial, que a RTP está a preparar para essa noite, começa às 22h05, não se esqueça. Já na sexta-feira, as atenções voltam a estar centradas na selecção nacional, que, pelas 15 horas, defronta o Brasil, na RTP.

Termina, assim, mais uma Frente de Destaques! Para a semana, eu estarei de volta!

Até lá!

Relacionado:
Siga-me:
Redactor.