fbpx

Sem sabor a Morango

A Televisão
10 min leitura

Frente De Destaques2012 Sem Sabor A Morango

Mais uma semana, mais um sem número de destaques na nossa imprensa. Desde o possível fim de Morangos com Açúcar, aos nomes dos apresentadores que faltam para 5 Para a Meia-Noite, passando pelos possíveis concorrentes de A Tua Cara Não me é Estranha, não esquecendo ainda as novidades sobre o remake de Dancin’Days.

Senhoras e senhores, sejam bem-vindos a mais uma Frente de Destaques!

A semana que ontem terminou fica, inevitavelmente, marcada pelo impasse vivido no que à continuidade de Morangos com Açúcar diz respeito. Pois é, parece que, depois de nove anos de exibição, pela primeira vez, a TVI pensa no final da conhecida série juvenil. A bem da verdade, Hugo de Sousa já veio dizer que a trama não vai chegar ao fim, mas, sinceramente, e com este rumor, não me admiraria que José Fragoso quisesse mesmo mudar qualquer coisa e deixar clara a sua posição nas tardes do canal de Queluz de Baixo. Na minha opinião, neste momento, em particular, não faz qualquer sentido acabar com a série. Está a chegar mais um aniversário e, inevitavelmente, que há que celebrar. É claro que o formato está cansado, mas há sempre uma forma de lhe dar uma volta. E, como disse o coordenador do projecto, a criatividade ainda não se esgotou e há possibilidades de fazer algo diferente. Acaba por ser como que uma tradição assistir todos os anos às novidades da série juvenil.

Logo Mca Ix Sem Sabor A Morango

Falando em novidades, a imprensa desta semana avançou já com alguns nomes para a história da TVI. São eles João Mota, que já confirmou a sua participação, Catarina Mira e Henrique Carvalho, caras que não são, de todo, desconhecidas, e que já têm provas dadas, sobretudo ele. Parecem-me bons nomes, até porque é sempre bom ver na história profissionais que não são totalmente desconhecidos. Por tudo isto, e pensando na quantidade de páginas de revista que o assunto recolheu, Morangos com Açúcar é, inevitavelmente, o Protagonista da semana!

Da série juvenil da TVI passamos directamente para outro programa de Queluz de Baixo, nomeadamente A Tua Cara Não me é Estranha, cuja segunda temporada continua a dar do que falar nas páginas das revistas. Desta feita foi a TV Mais a revelar novos pormenores. Parece que a produção do programa tem vontade de ver no palco Ágata, Wanda Stuart e Fernando Fernandes. Gosto particularmente deste último, de quem sou fã, e acho que seria uma grande aposta. Tal como já aqui referi há algum tempo, para esta nova temporada, é importante que se consiga arranjar um elenco ainda melhor do que o actual. E não será tarefa fácil. A concorrência apostou forte, como já se percebeu, e não quer perder a guerra. Mas também não acredito que a dupla Endemol e TVI não tenha já alguns trunfos na mesa. Outra notícia sobre A Tua Cara Não me é Estranha está relacionada com o grupo de jurados. Ainda de acordo com a TV Mais, a televisão de Queluz de Baixo está a ponderar fazer também mudanças no lote de jurados. Fiquei bastante surpreendido e, na minha opinião, a confirmar-se, é uma situação que não faz qualquer sentido. O grupo de concorrentes sim, agora os jurados? Ainda nem aqueceram a cadeira e vão ser já substituídos? Caso se confirme, acho que é um grande erro.

Dancindays Sem Sabor A Morango

De Queluz de Baixo passamos directamente para Carnaxide. Pois é, depois de tantas especulações, surgiram, finalmente, as confirmações oficiais sobre a nova aposta da SIC ao nível da ficção. Ainda antes da apresentação à imprensa, que decorreu esta sexta-feira (onde, aliás, A Televisão esteve presente), a revista TV 7 Dias revelou, em primeira mão, uma grande parte da história e todo o elenco. Já esperava que a SIC fizesse uma grande aposta, mas fiquei ainda mais surpreendido com o que li. Que grande elenco, talvez um dos melhores que alguma produção com o selo de Carnaxide já teve, e uma história bastante interessante. Gostei particularmente de ver profissionais que têm estado ligados a Queluz de Baixo, casos de Cristina Homem de Mello ou Vitória Guerra, e outros nomes consagrados da ficção nacional, como Catarina Avelar ou Guilherme Filipe. Fiquei surpreendido pela positiva e acredito, verdadeiramente, que vem aí uma grande história e que tem tudo para ser um grande sucesso.

Depois de Carnaxide, passamos para a Marechal Gomes da Costa. Pois é, todo o mistério que tem sido mantido em relação à nova temporada de 5 Para a Meia-Noite está a um passo de ser revelado. Mas o Diário de Notícias quebrou a surpresa e anunciou, em primeira mão, as duas novas caras do talk-show, que será agora da RTP 1. Nuno Markl e José Pedro Vasconcelos são as duas grandes surpresas e terão como missão não só fazer esquecer Carla Vasconcelos e Luís Barbosa, como Filomena Cautela e Fernando Alvim. É essa a grande missão, na minha opinião, mas, sinceramente, acho que estão encontrados dois sucessores à altura e com mais do que provas dadas de que conseguem fazer um excelente trabalho. Gosto bastante de Nuno Markl e acho que é talvez a melhor das apostas. Quanto a José Pedro Vasconcelos, talvez seja também uma boa surpresa, até porque já deu inúmeras provas de que este é um registo em que está à vontade. Mas vai fazer confusão não ver uma única mulher à frente do 5

Merche Sem Sabor A Morango

Para finalizar os destaques, espaço para falar de Merche Romero que, mais uma vez, volta a dizer, numa grande entrevista ao Notícias IN que pretende regressar aos ecrãs. Já falei sobre ela por inúmeras vezes, e a minha opinião continua a ser a mesma. Merche Romero é daquelas profissionais que pode já ter cometido muitos erros no passado, mas que merece uma nova oportunidade. Quem viu a forma como conduziu o Fátima ou o SIC ao Vivo percebe do que falo. Esteve impecável. Surpreendeu. Conquistou-me. E acho que as televisões apostam em caras que não sabem sequer falar, em vez de olharem para profissionais como esta. É uma pena que a desculpa seja a mesma de sempre… a crise.

Findos os destaques, as declarações que deram nas vistas nos últimos dias:

“A TVI foi a melhor decisão que podia ter tomado”, José Alberto Carvalho (in Correio TV)

“A TVI estava descontente quando viu os resultados iniciais da GfK e, logo que eles foram corrigidos em seu favor, ficou contente. Isto não pode ser assim. Não quero que a GfK beneficie a RTP, quero que apure a verdade – seja ela agradável ou desagradável para a RTP ou para qualquer outro canal.”, José Rodrigues dos Santos (in Notícias TV)

“Aquilo que senti nos primeiros tempos em que vim para a SIC foi que muitos espetadores estavam longe. A estação estava um bocadinho fechada sobre si própria. Neste momento, estamos a tentar abrir frentes, devagarinho, para que se estabeleça essa comunicação e ao mesmo tempo tentando inovar e fazer propostas novas e não parando no tempo. Temos que celebrar o passado e ousar no futuro”, Júlia Pinheiro (in TV Mais)

“Voltar às novelas ainda é complicado, porque se trabalha com as emoções. Apesar de estar mais robusta, ainda há um processo para fazer.”, Sónia Brazão (in TV Mais)

Antes das despedidas, a Rosa e o Espinho da semana:

Rosa

É sempre bom perceber que há caras na nossa televisão que já nos acompanham há muito tempo. E que tal como nós, também elas já passaram por diversas fases na vida. E foi exatemente isso que senti ao ler a Notícias TV desta semana, com um artigo fenomenal sobre o início de carreira de diversas pessoas que hoje são a nossa televisão. Desde Júlia Pinheiro a Rodrigo Guedes de Carvalho, passando por Henrique Garcia ou Sónia Araújo. Um mimo!

Espinho

O menos da semana vai para um assunto que cada vez mais me irrita. Casa dos Segredos 2 já acabou há mais de dois meses. Mas, não percebo muito bem porquê, ainda há ex-concorrentes que fazem capas de revista. Há assim tão poucos temas que interessem? Que vendam? A sério, será que a imprensa não podia querer mais do que isso?

E assim termina mais uma Frente de Destaques!

Até para a semana!

Siga-me:
Redactor.