fbpx

Segredos de Peso

A Televisão
11 min leitura

Mais uma semana, mais uma panóplia de notícias sobre o pequeno ecrã nas revistas e jornais da nossa praça. Secret Story volta a estar na ordem do dia, as polémicas com Peso Pesado continuam, o elenco de Anjo Meu começa a sofrer algumas alterações, enquanto que Júlia Pinheiro já prepara um novo programa para a SIC.

Senhoras e senhores, sejam bem-vindos a mais uma Frente de Destaques!

A semana que agora chega ao fim fica marcada pela polémica entre os partidos que concorrem às eleições, mas sem assento parlamentar. Em causa está a participação destes em debates televisivos à semelhança do que acontece com os cinco principais partidos. A queixa foi enviada à Entidade Reguladora para a Comunicação Social e os três canais de televisão condenados a realizar os ditos debates. Todavia, tudo depende da disponibilidade dos restantes partidos. Penso que esta é uma polémica com muito pouco sentido, mas percebo a posição dos partidos sem assento parlamentar. Afinal de contas, os direitos deviam ser todos os mesmos. Mas, dada a quase impossibilidade de, em pouco tempo, os três canais transmitirem mais de 100 debates, creio que a opção levada a cabo pelas direcções de informação foi a mais adequada. Inevitavelmente, este é o assunto que marca a semana.

Mas houve mais para ler nas revistas e jornais que por aí se vendem nos diversos quiosques! E um dos programas que mais animou o último Verão (com toda a especulação em torno dos seus moldes) e o Inverno, com a exibição nos ecrãs foi mesmo Secret Story. E, agora sem Júlia Pinheiro na televisão de Queluz de Baixo, começam a surgir os primeiros rumores sobre quem a irá substituir. Embora Teresa Guilherme seja o nome que mais se anseia, tudo leva a crer que Cristina Ferreira via repetir o que fez em Uma Canção Para Ti e tomará o lugar da sua “madrinha”. Quem o garante é a TV Guia desta semana, que adianta que a apresentadora é o nome que reúne maior consenso dentro dos corredores na Endemol. Na minha opinião, ainda não será desta que veremos a eterna “senhora televisão” regressar ao pequeno ecrã, mas também tenho várias dúvidas de que seja a parceira de Manuel Luís Goucha a conduzir o programa. Sinceramente, quase que me arriscaria a apostar que a apresentadora da segunda temporada da Casa dos Segredos será Fátima Lopes, até porque as suas recentes declarações e o facto de a TVI querer “mimá-la” com o horário nobre deverá ser um prenuncio de que será ela a cereja no topo do bolo. Mas até Setembro vamos ver o que nos reserva!

Em Setembro, e agora na SIC, parece que Júlia Pinheiro terá outro programa que promete causar polémica. De acordo, novamente, com a TV Guia, a televisão de Carnaxide está a preparar um formato que irá “caçar os criminosos”, reconstituindo crimes que causaram polémica, com a ajuda de um médium norte-americano que colabora com o FBI. Ao que a referida revista apurou, um episódio deste programa já está, inclusivamente gravado e contará aquilo que, de facto, se passou no passado dia 8 de Janeiro, no quarto onde estavam Renato Seabra e Carlos Castro. Quando li esta novidade fiquei bastante surpreendido. À minha mente vieram logo imagens de um dos maiores flops de sempre da nossa televisão, curiosamente também apresentado por Júlia Pinheiro, Eu Confesso. Penso que são programas que poderão ter algum interesse, mas serão dirigidos claramente a pequenos nichos. Se fosse algo mais direccionado para a Informação e não para o Entretenimento, até que poderia trazer boas expectativas. Mas parece que não…

Já que se fala em Júlia Pinheiro, houve mais novidades sobre o programa que a comunicadora actualmente apresenta. Para além das entrevistas da dupla expulsa na semana passada, a revista ANA deu conta de um facto curioso. Embora os concorrentes estejam a mudar os seus hábitos alimentares e a tornarem-se pessoas mais saudáveis, alguns deles, os fumadores, ainda têm direito a desfrutar do vício três vezes ao dia. Se, à primeira vista parece ser uma medida completamente mal pensada e que vai contra o conceito do programa, pensando bem, faz todo o sentido. Por aquilo que li, alguns dos concorrentes eram fumadores compulsivos e não seria, certamente, a privá-los de algo a que os seus corpos já estavam habituados que conseguiriam obter resultados. Uma medida radical de não poderem pegar num único cigarro, certamente que os prejudicaria, mas tenho a certeza de que, quando saírem cá para fora, os que fumavam, irão deixá-lo de fazer.

E, de Peso Pesado passamos directamente para Anjo Meu. Tal como se previa, João Reis está prestes a deixar a novela dos anos 80 para se dedicar a outros projectos, mas a estação de Queluz de Baixo não baixa os braços e já tem dois novos nomes para reforçar a história, são eles Nuno Homem de Sá e Luísa Cruz. Creio que a perda de um dos protagonistas é sempre de lamentar e, tendo em conta a importância da personagem do marido de Catarina Furtado na história, é mesmo uma grande perda, mas são circunstâncias e poderá estar aqui o prenúncio de uma grande reviravolta na trama. E o substituto de Geraldo será mesmo o marido de Joana Rita, que será interpretado pelo Belmiro de Sedução. Parece-me uma boa escolha, mas por outro lado, será que os portugueses não vão confundir a personagem a que Nuno Homem de Sá dá vida na história de Rui Vilhena com aquela que vai interpretar na de Maria João Mira? É que serão dois vilões e certamente que estarão no ar simultaneamente. Quanto ao nome de Luísa Cruz, tenho para mim que será um excelente reforço.

E para último destaque, a notícia da Telenovelas que dá conta de que Vera Ferreira vai entrar num dos próximos projectos de ficção da TVI. Sinceramente, não tenho nada contra a ex-concorrente de Secret Story, acho-a até bastante divertida e tudo mais, mas não sei até que ponto terá talento para integrar o elenco de uma história da estação de Queluz de Baixo. Ainda assim, e como toda a gente merece uma oportunidade, venha de lá esse projecto, mas espero que seja um papel “pequeno”, até porque caso não se consiga adaptar consegue encontrar-se sempre uma forma de retirar a personagem, da mesma forma que se tiver sucesso pode sempre crescer. Quanto ao projecto em sim, arrisco-me a dizer que será num dos telefilmes da TVI e não numa telenovela.

Terminados os destaques, as declarações que, de alguma forma, marcam a semana:

“Este é um trabalho que sai muito cá de dentro e que não tem que ver com a técnica de um actor. É desgastante estar sempre a chorar”, Lia Gama (in Notícias TV)

“ (Remédio Santo) É um dos trabalhos mais exigentes que já tive, mas não poderia dizer que não a um desafio profissional como este, tão interessante.”, Margarida Marinho (in TV 7 Dias)

“… há uma ideia que faz todo o sentido, que tem que ver com a Judite e eu concordo perfeitamente. Ela considera que o jornalista não tem de estar só a fazer uma coisa. Eu necessito de registos diferentes de jornalismo. Preciso de fazer uma grande reportagem mas sinto necessidade de fazer reportagem do dia-a-dia. Não sou pessoa para estar parada durante muito tempo e a fazer a mesma coisa, preciso de registo de investigação e, ao mesmo tempo, de temas sociais”, Ana Leal (in Correio da Manhã)

“Comédia é muito difícil e nem sempre se faz, agora começou a apostar-se um bocadinho mais nessa vertente”, Patrícia Tavares (in Mariana)

 

Antes das despedidas, a Rosa e o Espinho da semana:

Rosa

O destaque maior dos últimos dias vai para a humildade com que Paulo, da equipa azul-turquesa de Peso Pesado, afirma que não quer vencer o prémio de casa do concurso da SIC por desejar não ser ele a perder a maior percentagem de peso, o que significaria que os seus colegas teriam resultados bastante baixos. Um grande senhor que sabe falar muito bem!

Espinho

Já o menos da semana vai para a crónica de Cralos Dias da Silva que arrasa completamente com Júlia Pinheiro e Querida Júlia da SIC. Toda a gente sabe dos fracos resultados do programa, mas certamente que também toda a gente deveria saber que foi a própria apresentadora quem, ainda antes de se estrear afirmou que a tarefa iria ser complicada, mas que estava preparada para a luta. Será que deitar sempre a baixo vai ajudar em alguma coisa?

E assim termina a octogésima terceira edição de Frente de Destaques! Até para a semana!

Siga-me:
Redactor.