Saídas

10 min leitura

Secret Story continua em força na imprensa, com Vasco Oliveira a dar que falar. Manuela Moura Guedes sai da TVI e Maria João Bastos pode ser a próxima a abandonar a estação. Já Alexandra Lencastre prepara o seu regresso e em grande plano, com Merche Romero a apresentar mais um especial da SIC.

Senhoras e senhores, está aberta a quinquagésima terceira edição de Frente de Destaques!

Começa já a tornar-se uma espécie de rotina falar em Secret Story. É que, como grande parte dos portugueses já se aperceberam, é este o programa do momento e toda a imprensa lhe dá destaque. Tentando abstrair-me um pouco dos segredos que se tentam revelar, vou concentrar-me exclusivamente no mais recente expulso. À semelhança do que aconteceu com Doriana Sousa, também Vasco Oliveira marcou presente em grande parte das revistas e jornais que temos oportunidade de adquirir um pouco por todo o país. Em todas elas a conversa girou à volta do mesmo tema e as respostas dadas foram quase iguais, assim como a roupa que o filho de António Oliveira vestia, curiosamente. Sinceramente, no passado domingo era uma das muitas pessoas que torcia para que fosse ele o expulso. Tinha demasiado a mania e pouco ou nada fazia. Ficar na casa só se fosse mesmo por ser polémico. Todavia, os portugueses votaram nele e Vasco voltou à “realidade”. E, pelo que disse à imprensa, vai continuar a dar que falar, ou pelo menos tentar. Sim, porque, imagine-se, ele quer ter um programa de humor.

Não percebo como é que ainda há quem concorra a este género de reality-shows na esperança de que se lhe abram portas no pequeno ecrã, mesmo sabendo que a sua vida vai ser explorada ao máximo e tendo a história que Vasco Oliveira tem. De todos os que concorreram ao Big Brother, por exemplo, apenas Liliana Aguir se conseguiu manter em televisão. Será que Vasco o conseguirá, mesmo quando os portugueses sabem que não tem papas na língua e que disse o que disse do seu pai e dos outros concorrentes? Tenho para mim que não, mas continuo a acreditar que ele possa dar que falar cá fora, mesmo que não seja pelos piores motivos.

Apesar de Secret Story marcar, inquestionavelmente a semana, há outro facto que ainda deu mais que falar e que continuará a dar: Manuela Moura Guedes rescindiu, finalmente, o contrato que a ligava a Queluz de Baixo. Há muito que já aguardava por este desfecho, que, a meu ver, podia ter acontecido há mais tempo. No meu entender, o caso do Jornal Nacional de Sexta-feira foi apenas o bode expiatório para que a jornalista dissesse adeus à TVI. Moniz quando rescindiu o contrato e afirmou que não faria sentido a sua esposa sair do canal ajudou ainda mais a que este desfecho se concretizasse.

No entanto, a questão que se coloca neste momento é o que fará Manuela Moura Guedes a seguir. Há já quem lance foguetes com a mais do que comentada mudança para Carnaxide. Confesso que, na actual estrutura da informação SIC não vejo lugar para a “generala” enquanto jornalista ou pivô. Talvez na pele de comentadora, algo semelhante ao que faz Miguel Sousa Tavares, pudesse acrescentar muitos pontos ao canal. Somente nessas funções. No entretenimento, também não creio que fizesse nada de diferente do que é feito actualmente.

Por tudo isto é Manuela Moura Guedes a Protagonista desta penúltima semana de Outubro.

Continuando a nossa visita pela imprensa desta semana, tenho, impreterivelmente, que falar sobre Maria João Bastos. Depois de Carlos Dias da Silva ter lançado o rumor de que estava a caminho da SIC, eis que a TV Guia desta semana dá como certo o não prolongamento do contrato de exclusividade da actriz com a TVI. Fiquei surpreendido, sinceramente, mas, segundo fontes próximas da minha pessoa é mesmo verdade. Fala-se de que em Queluz de Baixo caiu mal a entrevista de Maria João Bastos em Alta Definição e a participação num filme da RTP. Percebo que tenha caído mal, mas acho que dispensarem-na, sendo ela uma das mais promissoras profissionais da actualidade para ficarem com Lourenço Ortigão, por exemplo, é uma má política. Por outro lado, falar-se agora nesta hipótese, quando Maria João Bastos está prestes a estrear-se em Sedução, acaba por ser propício a um mal-estar dentro das gravações. Ainda assim, caso a actriz se mude para Carnaxide, tenho para mim que acabará por tornar-se numa espécie de “Ricardo Pereira versão feminino”, ou seja, uma actriz exclusiva, que poderá muito bem trabalhar em apresentação, mas que também dará cartas em território brasileiro. Uma boa opção, a meu ver.

Mas se Maria João Bastos pode estar com um pé fora da TVI, quem prepara o regresso à estação é uma das melhores actrizes portuguesas. Depois do êxito com a Patrícia de Meu Amor, Alexandra Lencastre é dada como certa a comandar o elenco da substituta de Mar de Paixão. E com um bónus! Esta será uma telenovela de época e, segundo a TV Guia, tornar-se-á na mais cara produção da TVI. Fiquei contente, pois acredito que ver a eterna Luíza Albuquerque desta vez a representar uma personagem do antigamente poderá ser uma agradável surpresa. Eu pelo menos acredito que Alexandra Lencastre tem tudo para que a produção seja um grande sucesso! E o elenco também deverá ser de luxo, tal como a TVI tem habituado os seus telespectadores. Quando à autora, nada a declarar! Escreveu Ilha dos Amores ou Flor do Mar, por exemplo, provas de que o talento é imenso! Estou expectante!

A terminar, falo-lhe de Merche Romero. Segundo a edição desta semana da Notícias TV, a luso-espanhola vai voltar à antena na SIC, mas apenas por um dia. Ao lado de Nuno Graciano, Merche Romero vai apresentar Companhia de Outono, já na próxima sexta-feira! E parece que, até ao final do ano, mais programas especiais contarão com o contributo da comunicadora. Fiquei contente com esta novidade, até porque aprecio o grande à-vontade de Merche em tudo aquilo que tem feito e a sua enorme empatia com o “Tio Careca”. Não entendo também como é que ainda não foi seleccionada para apresentar Companhia das Manhãs com Nuno Graciano, agora que Rita Ferro Rodrigues se prepara para ser mãe. Opções de Nuno Santos e companhia. Para 2011, Merche continua à espera de uma oportunidade a “longo prazo” e desejo que isso se concretize. Quem sabe ela não daria uma excelente apresentadora de The Biggest Loser?

Terminados os destaques da imprensa, chegam as sugestões para a próxima semana:

Amanhã, pelas 22 horas, não perca a estreia de Sedução, na TVI. Terça-feira, às 22h50 chega à RTP2 mais uma temporada de Erva, a não perder. No dia seguinte, quando o relógio marcar 21h30 acompanhe o primeiro capítulo da quarta temporada de Mad Men, na Fox Next. Meia hora mais cedo, mas na SIC, não se esqueça de acompanhar Condenados. Quinta-feira, veja a estreia da nona temporada de Stargate-SG1, pelas 20h50, no MOV. Sexta-feira é dia de mais um especial Companhia de Outono, na SIC durante todo o dia. Sábado, conheça os quinze finalistas de Operação Triunfo 2010, na RTP às 22h20, e domingo, pelas 22 horas, não se esqueça de que se iniciam as galas de Ídolos!

Termina assim mais uma edição de Frente de Destaques. Para a semana, assinala-se um ano sobre o inicio desta crónica e, como não podia deixar de ser, muitas novidades estão a caminho! Quer saber mais? Tem que aguentar mais sete dias! Vai querer perder? Eu sei que não!

Até lá, boa semana!

Relacionado:
Siga-me:
Redactor.
Exit mobile version